domingo, 16 de novembro de 2008

PSICOSFERA



A palavra vem da junção de duas outras PSICO=mente + ESFERA. Mas porque será uma Esfera, figura geométrica espacial cuja forma de bola, tem como característica principal a distancia do centro para qualquer direção, ou seja, um raio. Aplicando ao ser humano nós somos os centros e irradiamos os pensamentos através de nossa mente todo o tempo, sintonizando em freqüências diversas, umas ruins outras boas e a depender da potencia do nosso aparelho, podemos ser salvos ou ser destruídos, salvar ou destruir, tudo vai depender da nossa formação moral, equilíbrio emocional e psicológico, porque independerá de nossa intelectualidade ou formação cultural e/ou profissional.

Esta condição que nos encontramos está intimamente ligada ao que temos no coração, dicotomia essa sempre existente na ciência e na religião ao longo da historia, a razão e a emoção, expressada em poesias,músicas,teatro,cinema, televisão e toda forma de manifestação social e cultural dos povos na escalada da humanidade.

Nossas antenas mentais enviam e recebem sinais todo o tempo, formando uma rede de intercomunicação muito mais poderosa do que a rede de computadores(internet) viajando mais rápido do que a velocidade da luz e a grande maioria de nós ainda não tem controle sobre isso, no estagio evolutivo espiritual que nos encontramos, tendo no conteúdo transitório aqueles pensamentos voluntários e involuntários, e mesmo os voluntários nós não temos o devido comando e ficamos brigando contra os pensamentos num duelo em que muitas vezes somos dominados pela mente quando deveria ser o contrario. Mente e cérebro são duas concepções diferentes. A primeira é espiritual e faz parte de nossa individualidade e está ligada ao perispírito, nosso “chip” que guarda memórias olfativas, sensoriais, perceptivas, visionárias, auditivas, tácteis e emocionais,como reagimos ao mundo e a vida. O segundo é o fantástico e complexo órgão que faz a mente trabalhar, projetar-se e integrar-se com cada parte do corpo, até o dedinho do pé.

Somos sim um campo eletromagnético que pulsa, vibra, regulado pelos chakras aos milhares espalhados pelo corpo dos quais trabalhamos diretamente com os principais, liderados assim dizemos pelo coronário ou principal, no alto da cabeça e todos os seres humanos estão interligados, conectados e interferem na energia do planeta Terra, na sua vida, nos fenômenos naturais e nas ondas antagônicas de violência e paz. Temos que despertar nossa responsabilidade individual no todo, no fluido cósmico universal e que fazemos a diferença sim,ao pensar positivo e praticar o bem ou não. Este ultimo nunca compensou e nunca vai compensar. Deus permite a sua manifestação até certo ponto, dentro da relação de causa e efeito que um dia vai cessar. Então porque não mudar agora, começar a perdoar, amar o próximo,praticar o bem, parar de julgar e criticar depreciando tudo e todos?

Certa vez vi uma cena no filme de ficção científica X-Man, em um dos episódios, em que o personagem do bem, responsável pela Escola dos Mutantes via uma cena de toda a humanidade com uma luz particular em cada individuo, numa cor diferente dos mutantes, todos interligados como uma rede. Assim somos nós,luzes interconectadas e ligados com nós energéticos onde a ação de cada um interfere num resultado global.

Num nível mais próximo esta psicosfera ambiental se vê nas grandes aglomerações em shows, boites, shoppings, estádios de futebol, congestionamentos, centros de transporte de massa (rodoviárias,terminais marítimos,aeroportos), carnaval e outras situações de aglomeração em que todos nós nos misturamos, com intenções variadas, níveis sócio-culturais diversos,cada qual na sua evolução moral/espiritual em que devemos estar atentos a vigilância, a observação para não se deixar entrar em sintonias nocivas a si próprios ou aos demais. Daí podemos justificar a tão comentada psicologia populacional quando inflamados por algo adverso e indigno nos leva a ações que podem se tornar trágicas como linchamento, violência desenfreada e descontrolada ou êxtase coletivo e irracional. O que está-se citando aqui não é uma apologia contra a aglomeração mas sim um alerta aqueles que não se dão bem neste estado de concentração e em especial os médiuns “esponja” que absorvem tudo que captam no caminho por ausência de educação mediúnica e auto-controle e literalmente desmaiam ou eclodem perigosamente e indiscriminadamente sua capacidade particular através de vidência, psicofonia, psicoaudiencia e podem com isso comprometer sua estrutura psíquica,precisando de ajuda,podendo ser o quadro reversível ou não. Quando se refere a mediunidade, aplica-se a todos os seres humanos,porque assim somos todos médiuns, daí o porque algumas pessoas sucumbem vezes ou outra ou definitivamente ao contato com as demais pessoas,cabendo tratamento por psicólogo espírita de preferência (o método conservador e tradicional não ajuda em nada porque todos devemos ser tratados de uma forma holística e não apenas como corpo físico) e atendimento fraterno nos Centros Espíritas para providencias cabíveis em ajuda ao irmão.

O ambiente da psicosfera começa se percebendo em casa, no prédio, na rua, no ambiente de trabalho e tem na prece seu grande aliado porque não estamos sós. Todos os ambientes estão preenchidos por espíritos desencarnados sejam perdidos na erraticidade,sejam com funções bem definidas. A psicosfera de um Centro Espírita, de uma Igreja, de um Centro Messianico, Budista de um lar ou outro ambiente em que se trabalha através da elevação a Deus, conservando o nível energético salutar e limpo, com formas de limpeza e energização diferenciados de acordo com a demanda e filosofia própria, tornam o ambiente protegido e adequado para o propósito a que se destina. Daí o porque da importância de se fazer o Evangelho do Lar nos lares, atuando preventivamente contra perturbações variadas e nos ajuda a fazer a limpeza energética de nós que chegamos da rua diariamente (fazer prece antes de sair e ao chegar em casa) porque interagimos com psicosferas diversas e estamos vulneráveis a perturbações momentaneas,daí o porque das discussões, inspiraçoes nocivas. “ Diga-me com quem andas que te direi quem tu és” ou “Com que porcos anda,farelo come” são expressões populares, xulas e muitas vezes injustas que nos coloca em condição de totalmente influenciáveis e a mercê do acaso. Não é bem assim. Nós devemos fazer a nossa parte em querer nos fazer sentir bem, deixar o outro bem e tornarmos um mundo melhor, que começa em casa, evitando o ciclo do ódio, quebrando a Lei de Talião (olho por olho,dente por dente), principalmente com aqueles mais “injustiçados” socialmente, revoltados com a vida e sem perspectiva de melhoras que insistem em tornar nosso ambiente hostil e perturbador.

Tudo tem uma razão de ser no processo reencarnatório da vida e cada um de nós é responsável por nossos pensamentos. “Não lute contra eles, conquiste-os com paciência”(Joana de Angelis,por Divaldo Franco)

Manoel Trajano, 16/11/08, das 19:11 a 19:51 h

Nenhum comentário: