domingo, 3 de agosto de 2008

MURO DAS LAMENTAÇÕES






"O muro ocidental, conhecido como Muro das Lamentações, é o lugar mais sagrado e venerado pelo povo judeu por tratar-se da única relíquia do último templo. O Muro Ocidental é uma pequena parte da muralha que Herodes construiu no ano 20 a.C., em redor do segundo Grande Templo. No ano 70, quando da destruição da cidade por Tito, este deixou de pé esta parte da muralha com seus enormes blocos de pedra, a fim de mostrar, às gerações futuras, a grandeza dos soldados romanos que foram capazes de destruir o resto da edificação. Durante o período romano não era permitida, aos judeus, a entrada em Jerusalém. Entretanto, durante o período bizantino, lhes foi permitido entrar, uma vez por ano, no aniversário da destruição, quando lamentavam a dispersão de seu povo e choravam sobre as ruínas do Templo. Daí o nome: Muro das Lamentações. O costume de orar junto ao Muro continuou durante o decorrer dos séculos. Entre 1948 e 1967 o acesso ao Muro foi novamente proibido aos judeus, já que ele se encontrava na parte jordaniana da cidade dividida. Depois da Guerra dos Seis Dias, o Muro das Lamentações converteu-se em um lugar de jubilo nacional e de culto religioso." Fonte: Internet



Muro das Lamentações

Vivemos num país em que se aculturou a questão da pacificação exacerbada, confundida com comodismo e trasnferencia de responsabilidade do poder publico,seja ele federal, estadual e municipal, a ponto de ouvirmos no cotidiano que ações voluntárias tiram a responsabilidade deles, que deveriam estar fazendo a sua obrigação, desestimulando assim de uma forma leviana, perigosa e comprometedora, aqueles que se mobilizam por amor ao semelhantes, e ao contrario do que tenho lido por aqui na internet, há varias formas de se ajudar,não apenas com a “mão na massa” como falam alguns no sentido físico da palavra mas também se ajuda por palavras e pela força do pensamento como fazem os budistas cujo nível de elevação irradiatória ajuda na busca do equilíbrio da psicosfera terrestre,senão fosse a soma destas ações vibracionais e de oração, a situação estaria bem pior.

Tenho pensado neste texto em virtude de nossa responsabilidade perante a vida. Tudo aquilo que contestasmos,reclamamos,lamentamos em frente a TV,ouvindo radio temos em nós os maiores responsáveis. Se você reclama da violência e do trafico de drogas, não compre-as nem compre produtos piratas. Reclamamos do Sistema que não tem jeito,acabou é isso mesmo,não muda.Onde estamos nós neste processo?Lamentando e querendo levar vantagem também,seja no transito na frente dos outros, roubando uns aos outros,traindo e prejudicando amigos e familiares,a ponto de agredirmos um ator global porque o personagem dele agrede a mulher na TV. Que pais este? Temos moral de reclamar e lamentar se nós não nos ajustamos,não buscamos nossa melhora intima. Tenho que ouvir quase todos os dias que temos que deixar de ser corretos e sonegar imposto mesmo,driblar a fiscalização,driblar a censura que está errada,porque o menino tem 15 anos já pode ir a um filme de 16 anos.Realmente não precisamos de especialistas,de controle de censura e disciplina. Não precisamos de médicos porque nos automedicamos, não precisamos de engenheiro porque meu pedreiro faz aquilo.Coitados daqueles mais pobres que precisam dos serviços públicos gratuitos como hospitais,escolas,cartórios.Onde vamos parar assim?

Vamos rever as nossas atitudes,praticar as leis divinas básicas da humildade,fé,paciência e perdão. Parar de se lamentar não é ir entrar na mesma sintonia e agredir,transagredir,é se mobilizar para a vida de maneira inteligente e fazendo a diferença através de cada um de nós. Chega de se lamentar. É hora de acordar e agir!

Manoel Trajano, 02/08/08 18:45 h

Nenhum comentário: