domingo, 23 de novembro de 2008

20 DE NOVEMBRO - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Dia 20 de Novembro foi celebrado o dia da Consciência Negra e é uma oportunidade aqui para fazer-nos refletir a quantas anda o nosso racismo. O termo é um conceito social e não antropológico pois nossa raça é humana e não é designada pela cor. A Etnia negra sofre até hoje nas ruas, nas profissões, nos ambientes de trabalho, nos clubes,nas agremiações, nas religiões toda forma de contestação porque se tem melanina a mais na epiderme, cujo DNA (ácido desoxirribonucléico), nossa sequencia de informações genéticas e hereditárias que caracterizam a nossa constituição, nossas características ósseas,musculares e capilares que tem a ver com o processo evolutivo terrestre e de adaptação,por onde o homem,oriundo da África na sua concepçao de homo sapiens tomou caminhos diferentes de gerou a diversidade conhecida hoje como etnia e cor,o porque do oriental tem olho puxado e cor amarela (proteção do frio),o porque do cabelo mais crespo e cor mais escura(proteção do sol), cabelos louros e pele mais branca(regioes mais frias e montanhosas) alem das misturas como é o caso do povo brasileiro,ricos de cultura,tradição,força, mas carentes de respeito entre nós. Precisamos de COTAS SOCIAIS e não RACIAIS para cobrirmos com erros outros erros do passado. Estamos comemorando 35 anos de Ilê Ayê uma das entidades mais belas de Salvador,com raizes bem cravadas na LIBERDADE que emana luz,força no coração de Salvador.


Ainda temos que proclamar a independencia do preconceito, pois no CORAÇÃO e por Dentro somos todos únicos, espíritos filhos de Deus que ao longo da encarnações mudamos de cor, de gênero, de ocupação, de família, enfim de tudo. Por dentro temos os mesmos órgãos, nas mesmas cores,com as mesmas funções vitais. Independente de leis, decretos, regras, não se concebe mais nos dias de hoje chamar o outro por ofensa denegrindo sua cor da pele,opção sexual,cultural,escolar,profissional,religiosa e qualquer outro tipo. Temos que acordar,ao voltarmos a pátria espiritual voltaremos desnudos, so com nossa luz mais forte ou mais fraquinha de acordo com o que fizemos de bem ou deixamos de fazer e respeitar o semelhante está nesse diferencial.


Muito do que reclamamos hoje associando a cor da pele a posição social, a marginalidade, a grande maioria pobre ter determinada característica faz parte da consequencia deste passado que ainda está efervescente e basta ver nas ruas e nos fatos,nos presidios. São poucos os chefes,deputados,empresários da Cor Negra,assim como é com as mulheres. A Vitória de OBAMA significa um novo sinal dos tempos,independente do que ele fará ou será,já é um grande passo,vindo de um país que exportou fortemente e a sangue através da extinta Ku Klux Kann sul dos EUA,em especial Mississipi e ainda hoje vemos espíritos desencarnados atormentados,sofrendo,outros querendo vingança e obsediando sendo doutrinados,outros reencarnados e caindo de novo em tentação e se endividando,fracassando na sua oportunidade rara, criando assim uma Psicosfera danosa,viciosa e cíclica que nao se cessa(veja texto anterior sobre este tema).


Fica aqui a homenagem a ZUMBI, Quilombo dos Palmares,que bravamente lutou por este processo de libertação brasileira,assim como nao podemos esquecer Martin Luther King, Nelson Mandela e outros tantos que mesmo,anonimos lutaram e lutam por esta batalha de igualdade pelo respeito a diversidade,não apenas dos negros,mas dos indios,amarelos,judeus,palestinos,cafuzos,mamelucos,mestiços, enfim aos POVOS da Terra.


Nenhum comentário: