terça-feira, 12 de maio de 2009

VIVER UM LADO DA MOEDA

Arriscar-se,investir,tentar,vivenciar,experimentar,curtir,sorrir,chorar,sofrer,crescer,apaixonar,amar,tentar,
cair,levantar,ceder,voltar,superar,coitar,sair,chegar,viajar,carecer.Para muitas pessoas estas palavras-ações não se misturam,nao se combinam,são imiscíveis mas são justamente elas que nos fazem evoluir,pois é através dos relacionamentos interpessoais sejam eles profissionais,fraternais,familiares e principalmente,os afetivos que aprendemos a nos conhecer,a encarar o que temos de oculto e que insistimos em querer deixar quieto,com medo,adiando o dia inevitável da queda da máscara,nao de falsidade,mas de defesa.
Espíritos quando desencarnados ficam nus nao no sentido vulgar do nosso materialismo humano,do corpo e sua anatomia,mas com toda nossa aura de virtudes e defeitos expostas. Aqui no corpo físico nos escondemos e ficamos dançando conforme a música pelas conveniências da vida,externando o que queremos só que de vez em quando ao longo dia falhamos,a máscara escorrega.Alguns vêem,outros não.Nem nós.
Há pessoas que só querem viver o lado bom das coisas,dos prazeres e da alegria e não conseguem nem admitem experimentar as dificuldades quando elas surgem e são do tipo conselheiras"começou,termina","gosta,desgosta". "Ir e voltar varias vezes,que nada...","saia dessa". Sabe quando uma pessoa dessas vai conseguir casar,ter filhos? Nunca!Persistir é diferente de insistir, Tentar é diferente de Blefar, Acreditar é diferente de obsediar,enfim ha que se recorrer ao dicionário da alma.
É muito cômodo achar que relacionamento só se vive de flores,sem problemas e faz-se achar juízes de conciliação ou separação dos outros. Cada qual sabe de sua realidade e a ninguem mais interessa. É preciso se permitir experimentar mas se continuar recusando, Deus encontrará uma forma em sua sabedoria e para seu benefício fazer-se apaixonar,amar e se for o caso,cair,porque muitas vezes escolhemos o caminho difícil das coisas pelas nossas teimosias e precisamos" provar do nosso prórpio veneno" que outrora servimos aos outros achando que era remédio.A diferença entre ambos,dizem,é a dose,sempre repito isso.
Se o numero de vezes que se tenta é uma,duas,três,dez com a meta de ser feliz,a quem interessa e quem tem condição de julgar ou avaliar o certo e o errado,o sim e o não,a não ser que enrustidamente alimente algo porque aquele que quer intrigar,desestabilizar,perturbar o juízo.Relacionamento não é fácil,sabemos e é por isso que é uma das ferramentas divinas mais eficazes e que tanto fracassamos por idealizar,projetar,iludir,fantasiar o que esperamos do outro sem aceitar o outro como ele é.Sai a fase da paixão,hormonal,visceral(como diz uma amiga),quente em que ficamos cegos pelo calor,sons,gemidos,palavras de carinho e quando começa a fase mais nobre,o amor,o conhecimento mútuo e descobrimos o "kit" completo,muito saem,desistem porque imaturamente,infantilmente,lamentavelmente só querem o lado bom da moeda e nessa situação,as mulheres são na maioria das vezes,as que saem mais perdendo justamente por ver as coisas de uma forma mais qualidativa,sensível,familiar,sonhadora,madura ao contrário do homem machão que quando não bate,quer ter duas ou três(pelo menos parceiras na cama). Ser exceção incomoda,perturba. Ser homem sensível e maduro a ponto de ser sincero,transparente no início,sempre e deixar claro,mesmo que acha sofrimento do outro lado,mas soube nao deixar as raízes crescerem,incomoda outros homens que se acham donos da razão,porque vêem a mulher ainda gostar e por inveja,se incomodam,opinam,induzem,sugerem porque não tem coragem de viver,e viver e amar não é so alegria,risada,tesão é saber ser sincero,ensinar e aprender mutuamente e saber que tudo na vida tem um tempo,podendo ser um 1 dia,1 mês, 1 ano,10 anos e se tiver que tentar quantas vezes forem necessário,tem-se que ter coragem de atuar seu livre arbítrio e junto com ele,vem responsabilidade,maturidade,desprendimento.
Que esses bebês espirituais cresçam porque nao estao a altura do seu tamanho físico,as vezes gordos,enormes. Como diz um amigo meu,magrinho e baixinho e mais velho do que eu:"o problema é que Deus me colocou num vasilhame pequeno",tamanha é a inquietação de sua alma em querer atuar,ser feliz mas como ja fez muitas besteiras que nao condiziam com a nobreza do amor e dos verdadeiros valores,veio com espaço restrito de atuação do veículo anímico.
Por fim,viver é cair e levantar,tambem.Amar é sentir e sofrer,tambem.A vida é feita de antíteses,de dicotomias com o bem e o mal, o bom e o ruim, o sorriso e a tristeza, o prazer e a desmotivação, o amor e o ódio, a sede e a fome...
"Viva e deixe morrer"!!!!
"Live and let die"
Beatles
(Manoel Trajano,12/05/09)

Nenhum comentário: