sexta-feira, 5 de junho de 2009

DIA DOS NAMORADOS

Mais um DIA DOS NAMORADOS está chegando,ou será que todo dia não é dia dos namorados, mesmo aqueles casados,enrolados,amigados,comcubinados,enfim não importa a forma de enlace e conexão e sim aquela fase gostosa,amorosa,apaixonada,cúmplice de estar coladinho,juntinho,adormecendo nos braços e acordando com beijinhos? Mas quem está solteiro não se desespere. Tudo tem seu tempo e as vezes precisamos dos momentos de solidão para nos refazer, nos reavaliar,digerir o aprendizado nas dificuldades,acontecimentos ruins e bons,enfim amadurecer. Que não sejamos atingidos pela pressão da mídia ávida por vender seus produtos e serviços sejam eles de telefonia,jantares,roupas,moteis,enfim tudo fica vermelho e branco nesta época,com formas de rosas. É mais uma data comercial como Dia dos Pais,das mães,do vovô,da vovó,do qualquer coisa. Todos os dias são dias deles e quando focamos num dia,tudo vira um caos. Fila grande nos restaurantes,fila grande nos cinemas, fila em motéis(voce ja viu em outra época do ano?), fila grande nos embarques,engarrafamentos,quando poderiamos usar nossa criatividade e fazer algo singelo e tocante em casa,uma música,um preparo aconchegante e amoroso,um filme a dois(quem tiver filhos,deixa na casa dos tios,dos avós),enfim o que vale é sinceramente o momento.
Como escrevi em momentos anteriores em função de um amigo ao observarmos ao redor,a coisa tava feia(não no sentido de estética) e hoje com essa liberação das opções,crenças e formas de se entreter com o outros,preferirmos deixar a coisa fluir sem correr o risco de se assustar. Homens e mulheres dizem que está difícil achar o outro,que ninguém é mais de ninguém,que ninguém quer nada sério. Hoje segundo estudos da Psicologia atual, 5% dos casais que se conhecem em baladas(boite,carnaval,"forroxé-music"(termo meu),lavagens) tendem a dar certo,ou seja,virar casamento e aí vem a segunda parte, 1 em cada 4 casamentos nos ultimos 10 anos tem terminado! Onde estamos? Recentemente enquanto dirigia, ouvia o Programa "2 em 1" da Transamérica FM,onde Sam e Ji(que vivem juntos,mas parece que nao sao casados),apresentam um espaço para adolescentes e esclarecem sobre dúvidas e curiosidades.De vez em quando surgem uns temas em que pessoas mais velhas participam e um tema foi sobre "fetiches". Apareceu um rapaz contanto que ele a esposa contrataram uma garota de programa para se divertirem e quando os apresentadores perguntaram sobre o que o homem tinha achado(afinal de conta,duas mulheres)este respondeu que mais ou menos pois a esposa "ficou com quase a menina o tempo todo"!!! Que mundo é este em que vivemos? Adolescentes heteroflexíveis(novo nome dado por "especialistas") em São Paulo e Rio de Janeiro experimentam beijar bocas do mesmo sexo e sexo oposto!!! Cadê os pais?Cadê a mídia responsável que não procura passar bons exemplos? "Para o mundo que eu quero descer",como dizia Raul Seixas.
Sempre tive como filosofia de vida que tudo tem seu tempo,seu lugar,sua circunstância. Deus colocas as pessoas em nossas vidas quando menos esperamos,seja numa fila de banco,na esquina se esbarrando(sem se machucar,claro), numa loja olhando os produtos e comentando algo. Não precisamos estar alvoraçados,"agredindo"como diz um amigo meu(isso vale para homens e mulheres,caçadores e predadores).Ser miseravão não é sinal de sucesso. Uma certa feita um amigo de um amigo comentou que conheceu a atual noiva no Trivela em Praia do Forte,pois ele é fã do Asa de Águia e ia lá há anos e nos anos seguintes foi com ela. Chegou um dia em que ela disse que não queria ir,mais ao que ele disse a ela"voce me conheceu la,sabe que eu gosto e eu vou". Radicalizar não resolve. Dialogar é tudo. Será que no diálogo entre duas pessoas um é o homem e a outra pessoa é a Sra.Certa? Bem,nao sabemos se é bem assim mas uma coisa é certa e é cientificamente comprovado e está lá em "Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor" e não é uma obra erótica ou pornográfica,é literatura escrita por um casal de psicólogos com pesquisa em mais de 400.000 pessoas em que a mulher precisa falar(e muito),compartilhar e o homem precisa saber ouvir,mesmo que fale pouco,entre outras virtudes,limitações e caracteristicas de ambos.Vale a pena ler.
Enfim,sem me estender demais,quando passamos muito tempo como dizem"fora do mercado"(eu estive muito feliz no meu mercado interno 7 anos) nos assustamos sim com os valores mudados,com as prioridades e inovações tecnoloógicas(os adolescentes hoje começam e terminam um relacionamento por torpedo ou e-mail).As mulheres querem recuperar o "tempo perdido" fazendo coisas (inclusive as erradas) que os homens faziam pela igualdade de espaço e direito ignorando as diferenças fisio e psicológicas.Não é por aí. Vem as doenças como depressão,vícios no alcóol e drogas,violencia,entre outros males. Vamos nos amar incondicionalmente começando por nós mesmos,curtindo nosso espaço interno,o nosso redor,fazendo nossa luz brilhar e ter a consciencia de que só depende de nós sermos felizes,entender que o outro é um poço de virtudes e defeitos e parar de projetar no outro nossas idealizações,porque somos diferentes.Assim evitamos frustrações,mágoas e tudo que começa,termina,podendo ser 1 semana,1 mês,1 anos,10 anos,um dia tem fim nem que seja a desencarnação de um ou ambos. No outro lado,cada um segue seu caminho,como assim tem sido nas outras vidas com outras pessoas que amamos.Ninguem é de niguem.Nao no sentido de promiscuidade que entendem hoje em dia,mas no desapego da visão do ser como espírito livre e dono de seus atos e responsável por suas atitudes.Assim viveremos felizes,em paz,harmonizados e evoluídos degrau por degrau.
Muita paz.
Manoel Trajano

4 comentários:

Anônimo disse...

Bom, concordo com tudo que vc diz... acabei de entrar nesse site e vim ler direto essa postagem. Sou mais uma solteira. Não-desesperada pra ter alguém apesar de meus 32 anos de praia :)
Mas... é muito difícil pra mim ser sozinha, no sentido físico da coisa. No plano psicológico até que dô conta do recado... gosto de ir pro cinema, praia sozinha, quando tô a fim, tenho atividades físicas como sair pra pedalar na rua(adoro) etcetc mas... desculpe falar assim de um assunto pessoal, mas acho que não sou normal... minha libido me enlouquece... às vezes é difícil ter um dia normal de trb... fico à flor-da-pele... pior... fico até tendo sonhos indesejáveis, pior, com colegas de trb casados, chefes etcetc principalmente algumas época do mês, mas é a maioria dele. Faz mais de um ano que não tenho relacionamento estável. Então... é algo incontrolável e doloroso.. e pior, sou muito seletiva e por isso acabo não dando vazão a isso. E aí, acabo discontando isso de forma ruim... fico agressiva etcetc Faço exercícios, leio, tenho vida social, tenho objetivos e planos... sou normal. Mas me faz muuuuita falta ter alguém nesse sentido. Sou muito afetiva entende?...e emotiva tb! :/ Bom... nunca contei isso pra ninguém assim dessa forma. As vezes choro... fico deprê... mas depois passa, que tenho natureza alegre e otimista. Mas ultimamnete não sei como lidar com isso... Abraços, obrigada pela atenção, desculpe qualquer coisa. Paz pra vc!

Manoel Trajano - www.twitter.com/manoeltrajano disse...

Obrigado pela visita e leitura no Blog.

O fato é que vivemos num mundo consumista,materialista e compulsivo sustentado por estereótipos que afetam nosso psiquismo de uma forma dominadora e perturbadora.Temos que partir do fato de que chegamos sós a este mundo e a sim saíremos.Nosso espirito é unico,individual e claro,aprendemos no convivio social a nos relacionarmos,interagirmos e assim crescemos no aprendizado. Nao podemos ficar dependendo do outro para nossa felicidade. Tudo tem seu momento e circunstancia,na hora que Deus quer e sem autocobranças pela idade ou necessidades fisiologicas que podem ser administradas pela meditação,leitura,explorar prazeres sozinha como tem feito(cinema,teatro,clube)e quando menos esperar as pessoas surgirao(uma ou mais para escolher). É que nem emprego,quando queremos tanto nao aparece mas quando nos desligamos é sinal de fé no Pai que está no céu que sabe o que é melhor para nós(mais que a gente que pensa que sabe). Hora de se refazer,reavaliar erros e acertos,curtir o lado bom da solidão,que é um olhar para dentro de si e dizer "sou luz,sou alegria de viver,sou amor".

Fique com Deus!

Anônimo disse...

Olá Trajano!

Obrigada por suas palavras.... são tão confortantes... Na verdade escrevendo para vc, visualizei possíveis respostas... isso sempre acontece comigo. Tenho um diário e quando escrevo sobre aflições, preocupações etcetc as respostam sempre chegam de mansinho de dentro de mim... Meu caso deve ser teimosia, resistência em mudar.... :( sei que é por isso que o ser humano experimenta sofrimento, pelas resistências às mudanças... mas na verdade às vezes me sinto tão frágil, e sei que não sou assim, detesto me sentir às vezes tão vulnerável fisicamente, emotivamente... Procuro reagir e tenho reagido, mas não costumo me abrir com amigas assim, tenho dificuldades de falar de minhas tristezas com amigas, vejo que as pessoas têm seus próprios problemas que já são o bastante... Quanta coisa consigo concluir escrevendo. Adorei suas palavras... do fundo do coração, foi muito gentil de sua parte, obrigada. Sei que tenho que me fortalecer não é... tenho que reagir.

Ainda vou voltar lá pra ler mais o site, achei bastante interessante.
Obrigada mesmo, bjs
Fica com Deus também.

Manoel Trajano - www.twitter.com/manoeltrajano disse...

Disponha