segunda-feira, 13 de julho de 2009

COINCIDÊNCIA X ACASO X FATALIDADE

É muito comum a confusão que se faz nas ruas entre as duas palavras do título. Tratamos Coincidência como Acaso,como algo que foi uma fatalidade,aliás fatalidade quer dizer morte,vem de Fatal,ou seja morreu.Fatalidade não é aleatoriedade(acaso),muito menos coincidência(fatalidade e acaso). Claro que temos uma língua riquíssima,de regionalismos e variedades que enobrecem nosso português. Vamos às definições:
Segundo Michaelis
coincidênciaco.in.ci.dên.ciasf (co+incidência) 1 Ato de coincidir. 2 Estado de duas coisas que coincidem. 3 Simultaneidade. 4 Acaso. 5 Biol Razão entre o número observado de recombinações duplas e o número predito em uma base arbitrária.
acasoa.ca.sosm (a1+caso) 1 Acontecimento incerto ou imprevisível; sucesso imprevisto, casualidade, eventualidade. 2 Caso fortuito. 3 Destino, fortuna, sorte. 4 Filos Acontecimento que não tem o grau de determinação normal que o homem poderia prever. adv Porventura, quiçá, talvez. Ao a.: sem reflexão; a esmo, inadvertidamente, à toa. Por a.: casualmente, fortuitamente, imprevistamente, inesperadamente.
fatalidadefa.ta.li.da.desf (lat fatalitate) 1 Qualidade do que é fatal. 2 Acontecimento funesto, imprevisível, inevitável, marcado pelo destino ou fado. 3 Sucesso desastroso; desgraça.
Segundo Priberam
coincidência (uín)(coincidir + -ência)
s. f.
1. Acto!Ato de coincidir.
2. Geom. Estado de duas figuras geométricas que se sobrepõem.
3. Simultaneidade de diversos acontecimentos. ≠ descoincidência
acaso
s. m.
1. Ocasião imprevista que produz um facto.
2. O que acontece fortuitamente.
adv.
3. Quem sabe se?
4. Casualmente.
5. Talvez.

fatalidade s. f.
fatalidade
s. f.
1. Força que predispõe os acontecimentos.
2. Destino inevitável.
3. Qualidade de fatal.
4. Fig. Grande desgraça (que influi em sucessos futuros).
Segundo Dicionário Web
coincidência (co.in.ci.dên.cia) :
s.f. Ato ou efeito de coincidir. / Geom. Estado de duas figuras geométricas que se superpõem. / Fig. Concurso de circunstâncias: uma feliz coincidência. / Realização simultânea de dois ou mais acontecimentos; simultaneidade, contemporaneidade.
acaso (a.ca.so) :
s.m. Causa fictícia de acontecimentos que aparentemente só estão subordinados á lei das probabilidades: confiou no acaso e venceu. / Acontecimento imprevisto: o acaso daquele encontro. / — Adv. Imprevistamente, porventura: se acaso voltar, faça-o esperar. // — loc. adv. Ao acaso, a esmo, sem refletir, sem medir as consequências. /
(fa.ta.li.da.de) :
s.f. Destino inevitável: a fatalidade opõe-se á liberdade. / Consequência inarredável, desastrosa de algum acontecimento: a fatalidade da morte. / Coincidência deplorável, acaso infeliz, funesto. / Desgraça.
Segundo Dicionário Universal da Língua Portuguesa
coincidência
s.f. Ato ou efeito de coincidir. / Geom. Estado de duas figuras ...
acaso
s.m. Causa fictícia de acontecimentos que aparentemente só estão subordinados à lei das probabilidades: confiou no acaso e venceu.Acontecimento imprevisto: o acaso daquele encontro.Adv. Imprevistamente, porventura: se acaso voltar, faça-o esperar.loc. adv. Ao acaso, a esmo, sem refletir, sem medir as conseqüências.Por acaso, acaso, porventura.
fatalidade
s.f. Destino inevitável: a fatalidade opõe-se à liberdade.Conseqüência inarredável, desastrosa de algum acontecimento: a fatalidade da morte.Coincidência deplorável, acaso infeliz, funesto.Desgraça.
Dentro da linha espiritualista(inclui a espírita) coincidência signfica que as circunstâncias, a programação macro-reencarnatória caminhou para aquele acontecimento,o que não quer dizer necessariamente Destino pronto,imutável. Tudo está dentro de uma programação que não temos acesso,não conhecemos ou pelo menos,não nos lembramos pelo "véu do esquecimento".Acaso é aleatoriedade que segundo vários estudos,inclusive científicos,não existe,pois nada é por acaso,nada vem do nada. Albert Einstein dizia que "Deus joga dados com o Universo" frase essa que o imortalizou e gerou várias perguntas sobre o que estamos abordando e que uns levam para o campo de Sorte ou Azar,superstições,crenças fundamentalistas e que muitas vezes se misturam levando ao fanatismo e a obsessão ou desquilíbrio.Fatalidade é morte,fim da vida,sempre.Talvez seu signifcado de aleatorieade,um fato inexplicável(aos nossos olhos) seja uma forma de conforto emocional e espiritual.
Mas nada é por acaso....

Nenhum comentário: