terça-feira, 25 de agosto de 2009

A CASA

A Casa
Vinicius de Moraes
Composição: Vinicius de Moraes
Por: Manoel Andrade/BA


Era uma casa muito engraçada

Não tinha teto, não tinha nada

Ninguém podia entrar nela, não

Porque na casa não tinha chão

Ninguém podia dormir na rede

Porque na casa não tinha parede

Ninguém podia fazer pipi

Porque penico não tinha ali

Mas era feita com muito esmero

na rua dos bobos numero zero

Fonte: http://letrasquemarcam.blogspot.com/



Uma casa é muito mais que tijolos,paredes e fundação.É muito mais que piso,forro,decoração.É muito mais do que móveis antigos, objetos de valor ou não. Uma casa tem história,teve seus momentos de alegria e tristeza,risadas e choros,pintanças e broncas, nascimentos e mortes, discussões e brincadeiras,euforia e lamentação,reformas e destruição, construção e integração. Uma casa atravessa gerações,gera emoções,descende de bisavôs e abriga bisnetos,tataranetos.Muitos passam e entram por uma casa. Vira referência."Próximo da Casa de Fulano",a casa de Zene do Bolo,a Casa de Alice, a Casa de Vovô Amando!


Pés de Cacau e Carambola, Bananeiras,Fossas,Jardins e Antenas antigas de TV. Paredes em comum com o vizinho,folhas no chão,espinhos e rosas que embelezam,primaveras que passam e outono que faz cair. Brincadeiras de terra,azulejo e casinha,que saudade! Isso é infância.Paredes riscadas com as lembranças de quem ali passou,casais assinaram e registraram em fotos físicas que não superam a memória que traz cheiro e lágrimas de alegria.


Um ciclo se fecha e liberta almas,a psicosfera muda e avança a não ser pelos endurecidos como ja ouvi falarem que estava a casa "carregada". Carregado pode ser positivo ou negativo e eu tenho certeza de que era positivo,de amor e vida,talvez equivocados sim em parte pelas raízes que lhe impuseram de um mundo materialista que cega a vida após a morte.Carregada de luz e ensinamentos que me fizeram como pessoa. Sentirei saudade das noites tranquilas e de frio gostoso no sofá da sala ou na cama do quarto escurinho.


A cidade cresce,o comércio se fortalece e a casa o espaço cede para seu desenvolvimento. O verdadeiro Lar é de onde viemos e para onde vamos. A letra da "Casa" de Vinícius é o que representa a simplicidade e não a pobreza,a transposição de limites criados pela mente,representa a humildade material que engrandece o coração. Faz-se me lembrar do sanitário separado da casa perto do quintal com vaso sujo de poeira que tínhamos medo de fechar a porta e ficarmos presos. Nessa casa nasceu NEBEDUM a empresa virtual de amor,inspiração,magia,libertação,fantasia e pintança que fazia do colchão um teto,das carambolas e folhas o almoço com meus primos Bela e Dum,o Ne é de Nel(risos). Ah,ia me esquecendo dos azulejos que eu queria fazer a piscina depois de cavar o buraco e depois jogava água.Não entendia porque a água sumia...Deve ser por isso que fiz Engenharia...Para entender(risos).


A casa viu entrar bebês da família e se despediu de entes queridos em Velórios no meio da sala.O caixão fechando era a parte mais difícil de se ver.Era definitivo.Não tinha mais volta.Adeus voinha!Mas a vida continua,eram passagens,eram momentos,eram ensinamentos práticos da Vida que insistia em dizer"Continua...".
Hoje olho para aquela casa nº 142 de frente verde e digo "Muito obrigado,você foi mais do que paredes,tijolos e piso,você é parte de minha história que nunca esquecerei e sou feliz por isso,graças a ti cresci e amei e valorizei tudo na minha Vida. Que os Espíritos que nela viveram encontrem e continuem no caminho de paz e luz na Eternidade que nos inspira,ensina e auxilia".
Manoel Trajano,25/08/09

Um comentário:

"Fine Biscuit" disse...

Lindo texto, Nel. Eu ficaria imensamente feliz se você conseguisse se mostrar sempre assim, refletindo essa sensibilidade que eu sei que existe em você por trás dessa "guarda levantada"...
Essas palavras refletem o verdadeiro Nel. Esse é você.
Um beijo,
Baixinha