terça-feira, 29 de setembro de 2009

BARRA

Foto do livro do fotógrafo Nilton Souza, lançado recentemente no Museu de Arte Sacra.

Fonte: http://viniciusfactum.blogspot.com/2009/09/salvador-aerea.html (do meu amigo Vinícius)

Por Manoel Trajano

Quando vi essa foto hoje me deu uma saudade de casa e o quanto importante é nosso lar. Vendo esse marzão lindo e esse cartão postal de nossa Bahia. No meio do trabalho vejo essa cena,dá vontade de voltar para casa rápido,botar uma sunga e cair nessa benção de Deus. Moro há 30 anos aqui em Salvador e sempre no entorno desse cenário.

Variei de prédios mas sempre deu para ir andando. Eu moro no canto superior esquerdo da foto,mais acima um pouquinho e como dizem que para descer a ladeira "todo Santo ajuda" mas cuidado para não tropeçar ou evitem a "banguela" que é uma condição de risco podendo se acidentar. Se nosso quarto,nossa sala,nosso modesto apartamento é nosso canto sagrado,o que dizer disso que vemos nessa imagem? Deus nos dá um lar,um emprego,uma família,amigos,colegas,praia,transporte e outras tantas bençãos e quando não dá uma parte disso ou tudo o que fazemos? Reclamamos! Nunca olhamos pelo ângulo de que não somos merecedores naquele momento ou não seja necessário para nossa caminhada.

São poucas cidades no Brasil que tem um litoral como o nosso e ao mesmo tempo tão maltratado pela administração pública. Mas a Natureza é forte e se impõe. Várias vezes ouvi frases do tipo"que inveja de onde você mora","com um lugar desses como não vai caminhar para desestressar". Bem,em primeiro lugar inveja mata,mas quando não atrai para seu campo vibratório energias deletérias diantes da pequenez que você se coloca,não o outro que está acima,mesmo porque as aparências enganam e se o outro está naquela condição,fez por merecer. Com relação ao segundo ponto,tanto ando que aquele mar já foi testemunha das vezes que sentei na areia,liberei minha energia presa através da terra e chorei agradecendo a Deus por tudo e ouvindo Sua voz diante de situações difíceis de relacionamento,trabalho,dificuldades em geral.Saí muito mais leve,ufa.

Precisamos desses momentos de solidão momentânea,de nos escutar cuja consciência fala. Tomar um banho de mar e saudar Yemanjá,sim porque não.Respeitemos as entidades de luz que nos abençoam com sua presença. Estamos num Estado democrático,sincretista,ecumênico e toda ajuda é bem vinda! Salve,Salve Rainha do Mar!

Só peço a todos que não joguem lixo no chão e muito menos no mar. Vamos aprender inglês e tratar bem o turista para que ele volte. Não vamos fazer como um funcionario da recepção de um Hotel em Ondina que ao se deparar com um estrangeiro que perguntou sobre a água "How much it costs?" ao que o brasileiro respondeu"Três riaisssss".

Para mim,baiana de acarajé,ambulante,pessoal de hotel e pousada,motoristas de táxi e ônibus que circulam em área turística deveriam ter curso promovido por alguma ONG,Prefeitura,Estado,Sindicato,qualquer coisa.

Mas voltando ao foco do texto,que possamos valorizar nossa cidade em qualquer lugar do Brasil ou do mundo. É onde renovamos nossas energias e ganhamos forças para enfrentar as adversidades do mundo,que não são poucas. Que possamos sentir a brisa,o calor do Sol,a luz penetrante dele,o brilho das estrelas e quando o tempo inverter,valorizemos a chuva que traz a limpeza,o frio que força juntarmos com o parceiro,abraçar filhos e pais,abraçar o amigo.

Nada é por acaso.

Nenhum comentário: