sexta-feira, 11 de setembro de 2009

11 DE SETEMBRO E SALVADOR - REVERTENDO A POLARIDADE

Diante dos últimos fatos ocorridos em Salvador com ações terroristas(embora ninguém fale este nome é óbvio que são qualificadas como tal,embora não estejamos no Oriente Médio e que coincidentemente estamos no dia 11 de Setembro,que inevitavelmente nos lembramos dos atentados ao World Trade Center, Torres Sul e Norte em New York (ou Nova Iorque) nos EUA. Vivemos 8 anos depois,guardadas as devidas proporções para nosso ambiente muito mais pacato,um estado de alerta que qualquer estalo de traque, vidro quebrado, balão estourado nos deixa apavorados e as pessoas andam assutadas nas ruas.
Convém lembrar que tudo no Brasil quando "estoura","vira crise","se espalha" vemos apenas a ponta do iceberg,ou a ponta da pirâmide(em linguagem de Segurança do Trabalho,a Pirâmide de Franklin Bird) pois não se preveniu na base,nas raízes dos problemas,na essência e como foi-se "empurrando com a barriga","fazendo vistas grossas",ignorando,irrelevando como em tudo que acontece no Brasil nas crises aérea(segurança e caos nos embarques),apagões,inflações muito comuns no passado,desemprego e o mesmo vale para a violência. O governo estadual baiano está certo quando diz que a atuação da Inteligência da Polícia tem atuado para desarticular,quebrar o esquema do tráfico de drogas no Estado e isso incomoda,provoca reações e estas tem sido proporcionais a gravidade da situação,só que não estamos acostumados com isso,fechamos os olhos hipnotizados pela televisão e quando acontece perto de nós,assusta.Quando Manoel Carlos,autor de uma determinada novela da Globo,mostrou tiroteio no LEBLON e um dos personagens morreu com uma bala perdida,o público achou exagero"como pode acontecer isso". Nas favelas a população "se acostuma".E o pior de tudo é o orgulho que cega e a vaidade do alto escalão militar que chega a dizer na rádio em entrevista "que não há toque de recolher em Salvador","que não existe lugar que a policia não entre". No Rio de Janeiro anos atrás um governo estadual disse "que não existia governo paralelo" que fecha escolas e postos de sáude e ajuda a comunidade que os protege e apóia. Aqui em Salvador,quando trabalhei nas áreas populares te digo pelo menos uns 5,sendo parte dos bairros não na sua totalidade:parte do Uruguai,Saramandaia,Rio Sena,Planeta dos Macacos e Nordeste de Amaralina,além de outros.Os bandidos muito mais bem armados do que a polícia é que "ditam"as regras. Bloqueadores de celulares não são colocados nos presídios e os péssimos salários(e condições) dos agentes favorece as rebeliões e às vezes fugas,alem de regalias internas e "códigos internos"(todos sabem como pedófilos e estupradores terminam quando colocados em celas superlotadas e não isolados). A questão é be complicada mas não vou fugir do foco.
Diante de uma observação espiritualista e mais precisamente espírita e diante de declarações populares do tipo "tem que matar mesmo","não tem jeito","e se fosse com um parente seu","saudade de fulano que governou aqui mais de 20 anos e não tinha isso"(hoje ele está acertando as contas no mundo espiritual), temos que reverter as polaridades. Reverter é diferente de inverter. É mudar a direção das ações,do que é prioridade,é renovar atitudes,é evangelizar-se e evangelizar os demais em torno das situações adversas,principalmente nas crises.
Sempre começo a palestra "Solidão" falando da crise mundial e de outras que o mundo sempre teve e superou e sempre cresceu,amadureceu,evoluiu. Isso vale para os relacionamentos,trabalho,desemprego,esporte,política nas derrotas e vitórias da vida. Nada é por acaso e tudo tem sua razão de ser,com lições individuais e coletivas. Não adianta pânico e mesmo nas situações limites em que tudo parecer perdido tenha fé e como diz na música"Se a jornada é pesada,não te cansas da caminhada...Segura na mão de Deus e vai"(Nelson da Motta).
Estamos todos juntos,acredite. Um expositor amigo na terça-feira dia 08/09 contou sua história tragi-cômica em que ele reverteu e transformou o que poderia ser uma tragédia em humor. Foi sequestrado na porta do Centro Espirita(acredite...) e conseguiu segundo ele doutrinar os encarnados "bandidos" e que ao final,liberado pelos mesmos na Paralela sem seu carro,o chamavam de "brother". Mantenha a calma,a serenidade,não apavore nem você mesmo nem os demais.Tudo tem solução.E ao contrário do que dizem "que so nao tem jeito a morte"é porque se esquecem que a morte é libertadora quando chamada por Deus não por livre arbítrio que so piora as coisas(muito mais).
Temos que aprender a olhar as coisas do ponto de vista do aprendizado,a orar e confiar no Pai,pedir luzes e forças para os policiais que sofrem de falta de treinamento,de salários dignos,de condições humanas dignas e vivem numa psicosfera pesada ante meliantes encarnados e desencarnados. Precisamos vibrar por nossa casa,nossa rua,nosso bairro,nossa Cidade pedindo por luzes para aqueles equivocados na caminhada pois mais cedo ou mais tarde eles se arrependerão,nem que seja na erraticidade e se nós desejarmos o mal,ficarmos lamentando,reclamando estaremos trazendo para nós energias deletérias que só difiultarão nossa aproximação da felicidade plena pois ainda caminharemos muito na marcha evolutiva.
Recentemente quando mais uma vez assisti "A profecia celestina"(dica de minha amiga Rosana Ananda) ficou mais claro que é doando que se recebe,pois no nosso campo astral(áureo) quando emitimos fluidos bons ao outro seja ele individual ou coletivo,nós recebemos igual e se o ciclo é contínuo nossos campos aumentam. Ah se a humanidade começasse a fazer isso! A Terra sairia de sua condição intermediária para mais avançada e nossos período de transição seria menos doloroso.
Há mais de 100 guerrilhas no mundo neste momento,sabia? E você com medo da Terceira Guerra Mundial. Essa,se existir,nem queira pensar,pois a "Bomba de Hiroshima" é o pavio da Bomba de Hidrogênio....A guerra hoje é biológica,viral,pandêmica...As guerras hoje estão nas favelas em todas as cidades de médio e grande porte. Estão no padrastos que molestam os filhos sob o olhar coninvente da mãe.São guerras de consumismo e de laboratórios que podem produzir doenças e curas.
A força do pensamento é algo ainda digno de estudo mas sabe-se que seu potencial é limitado ao corpo físico pesado e material porque o ser humano dizimaria a si mesmo devido a seus instintos básicos. Mas quando emanado junto com a moral elevada,crescida,sublimada pode através da caridade,da solidariedade,do amor e do perdão incondicional salvar vidas.prevenir doenças e desastres,respeitando sempre a Lei Divina do Retorno,respeitando a história espiritual de si e do outro quando a chegada de enfermidades,desencarnações bruscas,embora"aquela pessoa fosse tão boa...".
Cabe a nós orarmos pelos políticos e governantes,mudemos a psicosfera de cobrança e lamentações que só pioram para nós.A raiva,o ódio são venenos que você toma esperando que o outro morra. Experimente desejar o bem,controlar os impulsos,conte até 3,5,10... Peça luz aos Secretario de Segurança Público,ao Governador,seus assessores e principalmente aqueles do embate Policiais e os chamados bandidos,deliquentes,meliantes(até a palavra tem força).Quem não garante que entre si eles não estejam sido colocados ali naquelas circunstancias para apagar ciclos de vidas passadas que não findam ao longo dos tempos? 19 presos e 10 mortes de "bandidos" até esse texto e 16 ônibus incendiados(pelo menos eles evacuam os veiculos antes...)
Que sirva de lição para crianças e jovens que tudo isso é causado pelas drogas que matam,literalmente seja nos vícios ou nas balas...
Portanto,mudemos a forma de pensar.Vamos ser agentes da paz e não da revolta.Façamos novos pensamentos de luz e mansetude.Que possamos agir acalmando e serenando.
Comece em casa. Não é fácil porque la estao nossos maiores devedores e credores em geral.Daí para o vizinho,os colegas de trabalho e associações.Exercicio diário!Não desanime.Vai ter recaídas! Siga!
Eu acredito em você. E você?
Manoel Trajano,11/09/09

Nenhum comentário:

Por favor, confirme

Feliz domingo. Tentamos contatá-lo até o momento sem sucesso. Por favor, confirme sua disponibilidade, pois tenho informações importantes ...