terça-feira, 27 de outubro de 2009

A importância de um sorriso

As fronteiras que separam as pessoas são muitas, desde receios incontidos, timidez das personalidades a antipatias diversas, algumas entre tantas particularidades existentes que alçam os muros do afastamento entre as criaturas.

Certamente que a lista separatista apartando as individualidades tomaria proporções gigantescas se nos concentrássemos nos detalhes de cada caso de antipatia, mostrando-nos quanto ainda falta ao homem adquirir do quesito fraternidade ao semelhante.

Não obstante, se pudéssemos citar algo que trouxesse imediata simpatia as pessoas, nomearíamos o sorriso como o gesto mais natural e simples de atrair olhares amistosos.
O sorriso sincero estampado no rosto é o melhor cartão de visita convidando o outro a ter conosco. Ele traz aquele sentimento caloroso e espontâneo de empatia em relação a outrem, gerando bem estar nos ambientes.

E quão mais importante se faz esse gesto convidativo dentro da Casa Espírita.
Pois é um dever de todos aqueles que militam junto às instituições que têm como lema o “Amor e Caridade” carregarem no rosto o caloroso receptivo de um belo sorriso, principalmente esses que se encarregam das tarefas de atendimento e lidam de forma mais direta com o público.
Não existe nada mais inibidor que uma feição mal encarada, aborrecida. Realmente não compreendemos esses indivíduos que trabalham de “mau humor”.

Primeiramente, esse é um exercício livre, jamais imposto, e, vendo-o de uma outra forma, as ferramentas para se operar nesse campo não são outras que; a compreensão, o amor e a fraternidade.

Sendo assim, o sorriso na face corrobora as intenções sinceras de um coração, deixando a mostra pelo visual apelativo de simpatia que irradia dele, que estamos prontos para servir ao outro, e com alegria de verdade.

Entristece muito a Espiritualidade Maior ver que os constantes avisos à fraternidade e ao amor são malogrados por melindres, personalismos e casos intercorrentes que desestimulam e afastam as pessoas, criando divisões.

Lembramos que, o atendente na Casa Espírita, de certa forma, representa a própria imagem da Casa através da sua conduta, no que diz e como age, principalmente no seu trato carinhoso, atencioso ou não, com todos aqueles que lhe busque, sejam quais forem as necessidades e desajustes do outro.

Algumas pessoas assumem uma postura sisuda, reflectiva, mais séria, acreditando que isso pode dar-lhes uma maior importância e respeito entre os pares. Mas na verdade o maior respeito é aquele que vem baseado na admiração pela postura sempre amorável de um companheiro.
Gestos amoráveis atraem tantas simpatias e alegrias que é uma pena, uma lastima do comportamento, desperdiça-los.

Tenhamos cuidado amigos, para que não sejamos na tarefa “o vaso de flores artificiais em cima da mesa”, que embora embeleze o ambiente, jamais poderá nos dar o perfume das flores.

Um Amigo da Casa
Mensagem recebida na reunião mediúnica da
Fraternidade Espírita Irmã Scheilla em 22/10/2009

__._,_.___

Enviado por Adriana Monteiro/BA

Um comentário:

Manoel Trajano - www.twitter.com/manoeltrajano disse...

Adriana,

Muito linda esta mensagem vinda de nossa Amorosa Casa! Que todos que não conhecem possam ter a oportunidade de,um dia,conhecerem e sentirem o ambiente de luz e carinho alimentados por nossa alegria.

Parabens a FEIS por seus 8 anos!

Bjs

Trajano