Quais elementos devem ser levados em consideração para aquele que se predispõe a levar a Doutrina Espírita pela mídia? Não saber o que isto significa representa risco, e dos grandes, o de aventurar-se neste mundo dinâmico que é a comunicação.
A mídia não é um jogo de interesses fortuito em que cada um faz o que quer, não é bem assim, o espaço democrático possui regras sim e deve ser compreendido como algo importante para usá-lo adequadamente. Vejamos alguns exemplos deste contexto.
O Rádio é mídia de todos. Dificilmente alguém, nos dias de hoje, não possua, por menor que seja, um aparelho radiofônico. Ele consegue – aquela caixinha mágica – mexer com a imaginação do ouvinte que, literalmente, "surfará" pelas suas ondas sonoras. Usa-se, neste caso, a voz como instrumento de força e de comunicação. Postá-la convenientemente, mas sem exageros, é de bom tom. Verifique que todos que ouvem necessitam estar sintonizados por um bom motivo. Captar a alma popular e responder a estes anseios representa compromisso do dia-a-dia de quem deseja fazer do rádio instrumento de comunicação espírita.
O Jornal, meus caros, exige outros elementos de sedução a depender do público a que se propõe ser lido. Uma boa redação, um texto escorrido, de fácil entendimento, é arte que se consegue obter pelo esforço contínuo de aperfeiçoamento onde conteúdo e estilo devem se casar em perfeita harmonia. Fazê-lo convidativo dentro das expressões humanas com textos leves e fluentes é desafio para todo redator espírita, de modo a facilitar a reflexão do bom leitor.
E do jornal chegamos ao aparelho de televisão. Mais do que a voz do rádio, a televisão insere a imagem como instrumento de comunicação. Criar ambientes e situações atrativas é desafio de monta que exige preparo antecipado, planejamento cuidadoso, para não repetir erros já consagrados por outros no passado.
A Internet, o mundo virtual, é outro caminho de enormes potencialidades. A Internet, de certa forma, pode tudo, pois consegue condensar em si todas as outras mídias. Entender este mundo e usá-lo com competência é imperioso para aquele que quer mais em termos de comunicação.
De todas as mídias, no entanto, uma é mais pertinente do que todas as outras: a mídia humana. O comportamento humano exemplar é a maior mídia que se possa imaginar. Estudar o outro e manter com ele uma relação madura e construtiva perpassam todos os demais meios e é, portanto, aquele mais rigoroso, pois exige comportamento referencial e não apenas as aparências.
A mídia humana não serve para se vender para o outro, mas para mostrar que se um conseguiu reverter seus comportamentos desviados o outro também poderá. Esta é a maior das mídias uma vez que influenciará permanentemente as outras. Eis a mídia deste novo milênio, a mídia do amor, que deverá imperar sobre as demais fazendo com que todos possam convergir diante daquilo que existe de mais sagrado: o coração humano. Esta é a mídia que devemos perseguir e fazer dela a verdadeira mídia das nossas vidas. Eis o maior desafio do comunicador social espírita.
"Seja você o exemplo que quer ver no mundo", dizia o Mahatma Gandhi, este grande comunicador da paz e da não-violência, para milhões, e que percebeu, desde cedo, que se não fizesse ele a materialidade do seu pensamento não conseguiria, efetivamente, consumar o processo comunicativo.
Outro que agiu de igual forma, comunicando-se para a multidão com extrema eficácia e sabedoria, que deve ser imitado deliberadamente por todos, é, sem dúvida, o Mestre de Nazaré, Jesus. Seu discurso eloqüente empolgava multidões porque atingia o coração do seu ouvinte e era regado pelo seu exemplo de vida.
Aprendamos já, comunicador espírita, de uma vez por todas, a desenvolver e aplicar a linguagem do amor, a única capaz de entusiasmar e transformar.
Amemos, pois, e o mundo inteiro nos compreenderá.
Pelo espírito Freitas Nobre (psicografia de Carlos Pereira)
Enviado por Jaime Khoury-Plantão da Paz/BA
O Plantão da Paz é um serviço de auxilio fraterno, realizado por voluntários, através do telefone (71) 3322-3580, de segunda a sábado, das 8 às 19 horas e aos domingos, pela manhã, em Salvador, Bahia. Se você estiver necessitando conversar, desabafar ou ouvir uma mensagem otimista, ligue-nos.
Atendimento pela Internet, através do Messenger: plantaodapaz@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário