sexta-feira, 27 de novembro de 2009

COM QUE ROUPA EU VOU?*

Por Manoel Trajano
Como tudo na Brasil se fala em assunto da vez,ou melhor o que está na moda,dessa vez literalmente pois o assunto é roupa.
Sempre gosto de ressaltar que vivemos numa Democracia,cultivamos a Liberdade de Expressão e Atitudes mas é justamente aí que está nossa ferida particular e brasileira. Vivemos com o inconsciente coletivo tão traumatizado em relação a ditadura,a censura,o cerceamento violento e radical que não saímos da condição de vítima para uma condição de mudança de atitude e superação daquilo que já sabemos de que nada é por acaso. Queremos ter Liberdade irrestrita,ilimitada,inconsequente e irresponsável na medida em que não cultivamos o bomsenso e o senso de autorespeito e lógica. E como tudo no Brasil acaba na mídia sensacionalista,marron e ávida por pontos em audiência,quando não para capas de revista masculina.
Discute-se sobre a roupa adequada,que não está escrita em Normas nem Leis mas requer "semancol",prudência e prevenção de exibicionismo. Comece a imaginar que poderemos ir aos Tribunais de sunga,biquini,tomara que caia,saída de praia e descalços.Ou irmos a praia de Terno,Paletó,Blazer.Que tal irmos a um restaurante fino de sandália,short,camiseta ou quem sabe sem camisa,nus então,não é melhor?
Eu vou dar um desconto ao meio artístico mundial que em geral são perturbados pelos efeitos negativos do poder,da fama e do dinheiro e chegam em programas de auditório para dizer que é caretice proibir,olhe o termo,proibir e que cada um faz o que quiser de sua vida.
Vou descrever uma situação na minha área profissional. Até 15 anos atrás as faculdades de Engenharia eram frequentadas por estudantes que andavam de calça,camisa de botão e sapatos sociais.Há cerca de 30 anos atrás os estudantes iam de terno,gravata,roupa social mesmo,traje esse até mais recentemente nas faculdades de Direito tambem.Hoje os estudantes vão de camiseta,sandália,bermuda curta,enfim um mangue.
Concordo com meu tio padre que sempre deu sermão na Igreja em Salvador quando dizia que a Casa de Deus merece respeito e não admite que as pessoas adentrem de sunga,biquini,roupas curtas assim como os Tribunais não admitem saia acima do joelho nas mulheres e cabelos longos em homens(nesse caso acho exagero).
As pessoas hoje buscam autopromoção num mundo vigiado por câmeras de celulares,de segurança patrimonial,de canetas espiãs porque tudo vai para a mídia ou para o You Tube. Temos que aprender até respeito por si mesmo e para com o próximo,através de compostura mínima. Isso não é censura,nem cerceamento não.Isso prevenção da sensualidade selvagem,vulgar,erótica e desmedida.
Cada local impõe naturalmente pelo bomsenso compostura em ações como falar baixo,manter silêncio,assim como o que utilizamos. É o mesmo que não desligar o celular em casa de shows,teatro e cinema. Somos mal-educados por natureza e queremos chamar a atenção por carências afetivas dadas ausência de amor em casa e orientações de condutas. Viramos convidados de programas de humor,de entrevistas e praticamente larga-se até a faculdade que foi cenário desse estardalhaço todo,pois o cachê paga bem.
Nossos filhos estão vendo péssimos exemplos que não devem ser seguidos para caminhos mais fáceis. Outro dia foi a discussão pela "moda" dos jovens andarem aparecendo a cueca e que nos EUA o limite é de 3 cm acima da calça! Que é isso? Que mundo é esse? Isso tudo que vemos não é Liberdade é Libertinagem,vulgar e baixa.E tem muitos dizem,deixa o jovem lá,é a fase!Cadê os pais?Cadê a família?Aqui no Brasil as calças se arrastam e a cueca aparece quase toda! Aí vai uma professora num mundo digital e vigiado se divertir daquela maneira em que não condiz com sua profissão...Imagine eu fazendo ziguezague na rua com meu carro,costurando todo mundo,botando fogo e contrariando minha prática prevencionista de incêndios,praticando vandalismo,praticando esporte radical e arriscando minha vida sempre? Não condiz com o que estudo,prego,ensino e divilgo profissionalmente! Em nome do faço o que quiser!!!
Gente,menos...
É que nem criança chorando de dengo e sem motivo,quanto mais você der atenção,mais eles fazem,e no caso desses artistas do anonimato e sem fama,aparecem!
* Homenagem a Noel Rosa com sua linda canção que está la no http://letrasquemarcam.blogspot.com

Nenhum comentário: