Com o título "Unir para Difundir: O Impacto das Federativas no Crescimento do Espiritismo", Jeferson Betarello defendeu e publicou uma dissertação de mestrado com conteúdo de interesse ao movimento espírita.
A dissertação já está disponível aos interessados no link abaixo:
http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9939
Dentre as conclusões, Betarello conclui, com base na Teoria de Escolha Racional, que as federativas influenciam positiva e negativamente o crescimento do contingente espírita. Positivamente ao distinguir o Espiritismo de outras religiões de base mediúnica. Negativamente, ao "enviar mensagens ambíguas para o movimento", ao transformarem os centros espíritas em prestadores de serviço que estimulam a frequência e não a adesão, ao não reconhecerem os dados censitários oficiais e a não subsidiar o movimento espírita com "dados estratégicos que permitam uma maior presença e distribuição geográfica dos centros espíritas em relação a outros grupos religiosos".
O leitor irá encontrar também uma análise da federativa de Franca-SP, vista pelo autor como modelo de "impacto positivo no movimento espírita formal"
Penso que é uma leitura obrigatória para quem se interessa pelo movimento espírita e tem por princípio refletir agostinianamente sobre sua prática de atuação.
Veja mais na fonte: http://espiritismocomentado.blogspot.com/2009/12/dissertacao-do-mestrado-em-ciencias-da.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário