Repórter Record mostra a situação
caótica dos presídios no ES
Reportagem faz um relato assustador sobre o dia-a-dia dos presos no Estado
A equipe do Repórter Record passou dois meses no Espírito Santo para investigar como funciona o sistema penitenciário do Estado. O resultado foi presos maus tratados e doentes, celas superlotadas e condenados trancafiados em contêineres, tratados como cargas.
Na delegacia de Argolas, no município de Vila Velha, na grande Vitória, a equipe encontrou um caos total. Presos urinando nos corredores e ligações clandestinas de eletricidade. No mesmo município, 300 presos convivem num espaço onde cabem apenas 30. Homens acusados por crimes graves são misturados com outros que cometeram pequenos delitos.
O Repórter Record também encontrou criminosos encarcerados dentro de microônibus em um estacionamento da polícia. Na hora de dormir, precisam entrar em acordo, pois falta lugar para todos deitarem. Banheiro, só a cada 12 horas.
O caos também domina a Casa de Custódia de Viana e nos presídios em contêineres em Novo Horizonte, na Serra, a 30 km de Vitória. Em 2009, quase 200 pessoas foram assassinadas na cidade de Serra.
Ângelo Roncalli, secretário de Justiça do Espírito Santo, diz que novos presídios estão sendo construídos. Nos últimos anos, 14 unidades foram entregues e duas estão em construção. Mas a população carcerária cresce em um ritmo rápido. Nos últimos 12 anos, o número de presidiários cresceu 300% no Estado.
vídeo da matéria: http://noticias.r7.com/videos/penitenciarias-do-espirito-santo-sao-comandadas-pelo-crime-organizado/idmedia/86ebccdeb148e985d5a10b071e7c6405.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário