quarta-feira, 2 de junho de 2010

NOTÍCIAS DO ESPIRITISMO...

26/05/10 | fonte: Ribeirão Preto Online

II Encontro Caminhos para o Espiritismo será neste fim de semana

Nos dias 29 e 30 de maio acontecerá, nas Faculdades COC de Ribeirão Preto, o mais completo e inovador congresso espírita do nordeste do estado de São Paulo. 

Com 20 palestrantes confirmados de São Paulo, Juiz de Fora, Goiânia, Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Franca, e com 25 atividades programadas, entre conferências, mesas redondas, oficinas e sessões de temas livres, o evento promete dinamismo e diversidade em três salas simultâneas.

Com o tema "Do Hoje ao Amanhã", o encontro desenvolverá reflexões e propostas para temas comuns a espíritas e não espíritas, como Pedagogia, Educação para a morte, Espiritualidade e saúde, Ensino inter-religioso, Ética da alteridade, o Livre-arbítrio na visão da neurociência, Pesquisas científicas sobre a comunicação entre vivos e mortos, e muito mais.

Entre os palestrantes teremos professores universitários, como o geriatra da USP-São Paulo Franklin Santana, o arquiteto Klaus Alberto da Universidade Federal de Juiz de Fora, Luiz Signates, jornalista da Universidade Federal de Goiás, e o neurocientista Guilherme Rodrigues da USP-Ribeirão Preto; educadores e escritores conhecidos nacionalmente, como Dora Incontri, coordenadora da primeira pós-graduação em Pedagogia Espírita no mundo, e Saulo Gomes, jornalista que possibilitou a realização do Pinga Fogo com Chico Xavier na extinta TV Tupi.

As Faculdades COC está localizada na Rua Abrahão Issa Halack, 980 - Ribeirânia. Outras informações pelos telefones (16) 3617 2500 ou pelo site

Convites:
R$ 30 - os dois dias.
R$ 20 - um dia.

Horários:
Sádado das 9h às 18h.
Domingo das 9h às 16h.

 
 

Espiritismo e ciência

"O Espiritismo é toda uma Ciência, toda uma Filosofia. Quem desejar conhece-lo seriamente deve pois, como primeira condição, submeter-se a um estudo sério e persuadir-se de que, mais do que qualquer outra ciência, não se pode aprendê-lo brincando." – Allan Kardec
 
 
 
 
 
 
 
 
Blog do GEPA
 
 
 

sábado, 29 de maio de 2010

Espiritismo ou Espiritualismo? - São doutrinas diferentes?

 
 
 
Frequentemente sou abordado por pessoas que questionam acerca das diferenças entre Espiritismo e Espiritualismo. Perguntam, ainda, se ambas as doutrinas não seriam a mesma coisa.
Importante frisar que essa confusão não acontece apenas nos meios não-religiosos. Ela é muito freqüente entre os espiritualistas que em sua maioria não conhecem as bases filosóficas da doutrina à qual pertencem.
Obviamente, não é à toa que tal fenômeno ocorre. São fatores históricos que geraram tais confusões que, aliás, parecem ser de senso-comum, uma vez observada a naturalidade com que muitos afirmam que todo culto afro-católico é uma doutrina espírita, o que não é verdade. Kardec, quando elaborou o prefácio da obra viga mestra (O Livro dos Espíritos), afirmou que para coisas novas deveriam existir palavras novas. Foi aí que definiu a palavra Espiritismo e Espíritas (ou espiritistas) para diferenciar a Doutrina e seus seguidores das de outros movimentos religiosos.
Quem estuda as obras kardequianas e segue tal doutrina é Espírita. Simples assim. Não existe a palavra kardecismo, visto que Kardec não fundou nada, a Doutrina não é dele, mas sim dos Espíritos. Ele contribuiu com suas colocações lúcidas e organizou as informações vindas do Plano Mais Alto.
Espiritualismo é a doutrina ou sistema que admite a presença, no homem e no mundo em geral, do elemento espiritual. Desse modo, a maior parte das religiões são espiritualistas, uma vez que crêem na existência da dualidade corpo e alma. O Espiritualismo é o oposto do materialismo, que afirma não existir nada além da matéria. Espiritismo, contudo, significa Doutrina dos Espíritos. Ou seja, há um parentesco significativo entre ambas, mas não são a mesma coisa. Aliás, posso afirmar que elas apresentam práticas bastante diferentes.
Resumindo: todo Espírita é Espiritualista, mas nem todo Espiritualista é Espírita.
 
 
 

Nenhum comentário: