segunda-feira, 2 de agosto de 2010

(???) Campanha Nacional de Doação de 1 milhão de Bíblias (???)



 

Campanha Nacional de Doação de 1 milhão de Bíblias

Está em ação uma campanha nacional que visa entregar 1.000.000 de Kits de Evangelização por este País, realizado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) com o slogan: "Em ajuda à Igreja que Sofre".

A CNBB esclarece que o baixo custo dos textos distribuídos nesta Campanha, muito menor que o verificado no mercado, é devido à generosidade de muitos "Patrocinadores", que: "se unem a nós nesta belíssima iniciativa de Evangelização." Fonte: http://www.cnbb.org.br/campanhabiblia/  

 

Fiquei pensando... Distribuir 1 milhão de bíblias... Ok, um livro belo. Já o li três vezes.

O novo testamento mais de três... Mas vamos refletir mais profundo...

Na verdade é como se distribuíssem 1 milhão de rádios-transmissores sem manual de instrução, pois, a leitura e a interpretação daquela bíblia entregue vai estar sujeita ao meio 'religioso' em que a pessoa vive, dando lastro à costumeira fé cega e irracional de sempre, em contradição com os sábios que passaram pela Terra e que não criaram religião nenhuma.  Jesus, este Ser de luz imenso, jamais criou uma religião, e foi morto por não ser entendido quando falava de Amor.

Fiquei me perguntando: Quem fez esta campanha acha que o milhão de brasileiros que receber a Bíblia vai ler? Mais do que isso e necessário: eles irão interpretar e contestar? Irão marcar de lápis ou "marca texto" as partes que não entenderam? Irão aos seus 'templos' tirar dúvidas? Quem vai tirar estas dúvidas?

Se assim fizerem, irão ser vistos por muitos como mais um 'Satanás' atrapalhando a entrada do divino no corpo deles... No mínimo!!!

Eles vão tirar as dúvidas, verdades e analogias do que leram com quem?

Como poderá este povo saber quais são as partes que falavam verdadeiramente de Deus e qual parte o "autor" dizia algo errado, ou que o "Constantino" mandou tirar no século V?  Por este mesmo motivo os templos ortodoxos aceitam que toda a bíblia é totalmente literal e verdadeira, que nada que consta nestas escrituras se trata talvez, de pensamentos de mortais. Então o que aconteceria se fosse provado que uma parte, ou várias partes, deste mesmo livro tem um errinho... Ou até um grande erro??

Ora, se fosse provado que uma parte é errada, provavelmente existiriam outras igualmente erradas e muita coisa podia mudar e ser contestada. E iriam perder o "controle". A bíblia composta pelo antigo e novo testamento é uma obra bela e inspirada, mas que foi escrita, reescrita, selecionada e editada pelos HOMENS - Em uma época, com uma finalidade, com uma estratégia e com uma linguagem. E é um livro que não é fácil de ler e interpretar. Olha só quantas guerras, conflitos, etc. temos hoje por conta da má interpretação deste livro!

 

Fico imaginando um adolescente, por exemplo, querendo conhecer o mundo, ter suas verdades e evoluir na conquista e na possibilidade de entender Deus, com sua liberdade, perguntando na escola, para os pais, na igreja ou no 'templo' que seja, com a Bíblia doada na 'louvável campanha'.

Pensei na seguinte e inspirada cena:

 

-Pai, to confuso, você me ajuda?

-Claro filhão, qual é a dúvida? Que bom que está com a Palavra do Senhor nas mãos, vamos lá - vai ser um prazer divino.

 - Pai, DEVEMOS OU NÃO, MATAR?

- Que é isso filho... Que pergunta é essa?

- Pai, na Bíblia que ganhamos na campanha tem escrito aqui em "Êxodo 20:13": "Não matarás". Mas parece que Deus voltou atrás em dois pontos. Deus é assim, ele dá para trás? Pois em "Samuel 15: 2,3,7,8" tá escrito aqui como grifei com minha caneta laranja: "Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Castigarei a Amaleque pelo que fez a Israel...... Vai pois, agora e fere a Amaleque, destrói totalmente a tudo o que tiver; nada lhe poupes, porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos..." e depois em "Números 15:16" tá assim: "Levou-o, pois, toda a congregação para fora do arraial, e o apedrejaram; e ele morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés" - Pai, Deus barbarizou... E aí, fique na dúvida.

– E eu quero ser SALVO também, Pai. Mas em "Tiago 2: 24", diz aqui: "Verificais que uma pessoa é justificada por obras, e não por fé somente." Mas depois em Romanos 3: 20, 28 diz que:  "Visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei...Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independente das obras da lei." Tô tão confuso Pai, eu tenho que ter fé ou realizar obras? Pois cada um fala uma coisa para ser SALVO.

 

Nisso o Pai deve estar tendo um colapso cardíaco ou pegando um chicote para tirar a cosia ruim de lá!!! E diz:

 

- Filho, estou arrependido de ter lhe dado esta Bíblia, que moleque insolente, contestar a palavra do Senhor!!!

- Pai, então você é Deus?

- Como assim moleque? Que maluquice é essa?

- É que diz aqui uma hora em "Números 23:19" que "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa." Mas depois em "Êxodo 32:14"
diz que "Então se arrependeu o SENHOR do mal que dissera havia de fazer ao povo."

- Pai, vc é igual a Deus?

- Ai meu Deus, devo ter feito algum grande mal na vida para ter um filho assim!!!

- Pai, tem sobre isso aqui também em "Ezequiel 18:20" - "...O filho não levará a iniqüidade do pai..." mas depois repetido em "Deuteronômio" (que nome engraçado) "5:9" e em "Êxodo 20:5" que "Porque eu sou o SENHOR teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem." E aí? Deus se arrepende ou não? Eu pago ou não pelos seus erros?

 

O Pai desmaiando e o filho continua...

- E esse negócio de Adão e Eva aqui tá pegando também: Deus criou Adão e Eva que tiveram dois filhos, Caim e Abel. Caim matou Abel por causa de uma oferta que Abel foi melhor com Deus. Vixi Pai, então essa coisa de Matar por oferta e ciúmes, por medo de perder algo, que nem do Bruno do nosso 'Mengão' é bem antiga né? Tá até na Bíblia estas atrocidades. Pôxa a gente não evoluiu muito... Mas continuando pai, aí aqui na bíblia diz que Caim depois de algum tempo foi para a Terra de Node ao oriente do Éden e lá conheceu sua mulher!!! Mas pai, de onde saiu esta mulher, era a irmã dele? Nossa, que babado!!!!

 

O pai continua se debatendo e enfartando aos poucos, quando o menino inspirado diz:

- Pai, vou escrever para esta campanha do Bispos e pedir para que da próxima vez eles distribuam junto com a bíblia 1 milhão de gramáticas e guias de interpretação de texto, o que você acha? Devo imaginar quanta gente tá confusa!!! Ah, e um livrinho de filosofia também para o povo saber contestar, pensar, raciocinar e ir sempre em busca da verdade maior."

 

(...)

 

Quem me conhece sabe a minha ligação com Deus e quanto eu tenho Fé e vivo na prática isso, dia-a-dia. Mas sinceramente, esta campanha, com slogan de "Em ajuda à Igreja que Sofre"??? Quem sofre são as pessoas que por ignorância continuam sendo joguetes de causas hipnóticas! Um milhão de bíblias, que não é um livro fácil, com tanto analfabetismo? Para colocar em baixo do braço e apenas abrir na hora que os donos da palavra mandarem abrir? Para ler conforme suas intenções e interpretações, quando levantar a mão para tirar uma dúvida é pecado?  Se for para colocar em baixo do braço passivo é melhor distribuir desodorante, o pessoal que anda de ônibus agradeceria.

Não estou criticando a bíblia, mas sim a ação sem um preparo essencial. A bíblia é linda, mas as pessoas que as usam, nem sempre. Então:

 

Um milhão de livros de Filosofia e Gramática para este povo;

Um milhão de Kits de educação para Pais e Filhos;

Um milhão de Kit de Direitos do Cidadão, Consumidor e da Nossa Constituição!!!

Isso sim não é viável, não é? Pois o povo vai ficar inteligente, raciocinar e dizer de repente: - Êpa, para com isso: tem uma coisinha errada aqui nesta história toda e NÃO ACEITO continuar até me explicarem.

As coisas vão caminhar para a mudança.

Aí quem está no poder vai ter que sair.

E ninguém quer deixar este trono de controle.

"Em ajuda ao povo que Sofre", espero dias melhores, lúcidos e justos!

Como disse Jesus, segundo o evangelho: "Piedade Pai, eles não sabem o que fazem."

Meu grande Jesus, "eles" ainda continuam assim...

...

Amém.

 

 

Enviado por

 

Jordan van der Zeijden Campos/BA

http://jordancampos.blogspot.com/2010/08/campanha-nacional-de-doacao-de-1-milhao.html

 

 


Nenhum comentário: