sábado, 28 de agosto de 2010

Curso de Atendimento Fraterno - SALVADOR-Bahia







Convite especial aos espíritas residentes em Salvador/Ba.
 

 

O Plantao da Paz, serviço de auxílio fraternoque funciona de segunda a sábado, das 8 às 19h, e aos domingos, pela manhã, através do telefone (71) 3322-3580 e Internet: MSN (plantaodapaz@hotmail.com), está promovendo Curso de Atendimento Fraterno, com objetivo de capacitar trabalhadores para a tarefa da assistência fraterna junto aos irmãos necessitados de consolo, amparo e esperança.

 

O curso será realizado em Salvador/Ba na Sociedade Espírita O Semeador - Rua Pedro Américo, 43 - Jardim Baiano/Campo da Pólvora, a partir de 11 de setembro, aos sábados pela manhã.

 

Os interessados deverão se inscrever através do telefone 3322-3580 ou e-mail plantaodapaz@gmail.com.

 

No trabalho de atendimento fraterno, realizado pelo Plantão da Paz, o atendente é um amigo-voluntário que profere uma mensagem de conforto e otimismo àquele que, provavelmente, passa por alguma dificuldade no campo das relações afetivas, familiares e existenciais e que, sozinho, tem dificuldade em encontrar uma solução.

 

A instituição não tem fins lucrativos e atende, em média, 25 pessoas diariamente. Sem se identificar (o trabalho é sigiloso e anônimo) e pagando o valor normal da tarifa telefônica, a pessoa procura o serviço para desabafar e ouvir palavras de reflexão e otimismo.

 

O Plantao da Paz tem por finalidade:

a)        prestar atendimento voluntário, anônimo e sigiloso, através do telefone e/ou Internet, às pessoas que o solicitem, sem distinção de classe, sexo, raça, nacionalidade ou religião, oferecendo conforto espiritual e evangélico;

b)       conceder apoio espiritual às pessoas com ideação suicida, ouvindo-as com interesse, respeito e atenção, e reconfortando-as em seus conflitos;

c)        promover a defesa e preservação da vida em qualquer circunstância, lutando contra o aborto, a pena de morte, a eutanásia e o suicídio;

d)       promover a cultura da paz na sociedade, através de ações como cursos, seminários, conferências, encontros e campanhas para a promoção da não-violência.

Um dos objetivos do Plantao da Paz, como dito anteriormente, é atender pessoas com ideação suicida, pois avançam de forma preocupante as estatísticas sobre suicídios no Brasil e no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

 

Para cada suicídio: 5 ou 6 pessoas próximas ao falecido sofrem conseqüências emocionais, sociais e econômicas.

 

Segundo os técnicos do Ministério da Saúde, o suicídio já é considerado um problema de saúde pública e tem como principal causa a depressão. Essa doença, que atinge pelo menos 8% da população mundial (OMS) - aproximadamente 15 milhões de brasileiros - é de difícil diagnóstico e os medicamentos indicados, os antidepressivos, são caros demais para a maioria da população.

 

O comportamento suicida resulta de causas compelxas: situação de pobreza, desemprego, rompimentos afetivos, discussões, perda de entes queridos e enfermidades que causam deficiência ou que afetam a estabilidade mental do indivíduo como a depressão.

 

O papel do Plantao da Paz é o de ouvir e apoiar as pessoas que se sentem desamparadas em algum momento da vida, levando-lhes palavras de esperança e conforto espiritual, restabele-cendo a auto-estima e a paz interior.

 

Solicitamos a gentileza de reencaminhar esse e-mail para os amigos espíritas residentes em Salvador.

 

Visite nosso blog: http://plantaodapaz.blogspot.com/

 

Fraternalmente,

 

Jaime Khoury

Coordenador Geral do Plantão da Paz






Nenhum comentário:

PARA PARTICIPAR DO GRUPO NO YAHOO GRUPOS:
Assinar irmaosdeluz

Desenvolvido por br.groups.yahoo.com