quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Uniões de prova


UNIÕES DE PROVA

"... Não separe o homem o que Deus ajuntou." — JESUS – MATEUS, 19:6.

"... Quando Jesus disse: "Não separe o homem o que Deus ajuntou", essas palavras se devem entender com referência à união, segundo a lei imutável de Deus e não segundo a lei mutável dos homens." — Cap. XXII, 3 – ESE.

Aspiras a convivência dos espíritos de eleição com os quais te harmonizas agora, no entanto, trazes ainda na vida social e doméstica, o vínculo das uniões menos agradáveis que te compelem a frenar impulsos e a sufocar os mais belos sonhos.

Não violentes, contudo, a lei que te preceitua semelhantes deveres.

Arrastamos, do passado ao presente, os débitos que as circunstâncias de hoje nos constrangem a revisar.

O esposo arbitrário e rude que te pede heroísmo constante é o mesmo homem de outras existências, de cuja lealdade escarneceste, acentuando-lhe a feição agressiva e cruel.

Os filhinhos doentes que te desfalecem nos braços, cancerosos ou insanos, idiotizados ou paralíticos são as almas confiantes e ingênuas de anteriores experiências terrestres, que impeliste friamente às pavorosas quedas morais.

A companheira intransigente e obsidiada, a envolver-te em farpas magnéticas de ciúme, não é outra senão a jovem que outrora embaiste com falsos juramentos de amor, enredando-lhe os pés em degradação e loucura.

Os pais e chefes tirânicos, sempre dispostos a te ferirem o coração, revelam a presença daqueles que foram filhos em outras épocas, nos quais plantaste o espinheiral do despotismo e do orgulho, hoje contigo para que lhes renoves o sentimento, ao preço de bondade e perdão sem limites.

*

Espíritos enfermos, passamos pelo educandário da reencarnação, qual se o mundo, transfigurado em sábio anestesista, nos retivesse no lar para que o tempo, à feição de professor devotado, de prova em prova, efetue a cirurgia das lesões psíquicas de egoísmo e vaidade, viciação e intolerância que nos comprometem a alma.

À frente, pois, das uniões menos simpáticas, saibamos suportá-las, de ânimo firme.

Divórcio, retirada, rejeição e demissão, às vezes, constituem medidas justificáveis nas convenções humanas, mas quase sempre não passam de moratórias para resgate em condições mais difíceis, com juros de escorchar.

Ouçamos o íntimo de nós mesmos.

Enquanto a consciência se nos aflige, na expectativa de afastar-nos da obrigação, perante alguém, vibra em nós o sinal de que a dívida permanece.

"Livro da Esperança"

Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel




Helena e demais amigos,

Trata-se de um excelente texto de reflexão que cabe a nós ponderarmos em alguns pontos que não se vale ao pé da letra e sim metaforicamente dentro desta incessante nossa busca pela felicidade:

- A partir de uma reflexão exposta por José Medrado no Seminário da Familia no SEMEADOR ano passado de que "afinal o que significa ATÉ QUE A MORTE OS SEPARE?" "Que um mate o outro de porrada ou humilhação?" temos que buscar bomsenso e manter a autoestima elevada, respeitando e se amando antes de mais nada diante dos ciclos da vida. Isso não quer dizer que passada a paixão, fase só de alegria,beijos,carinhos,hormonios nas alturas e quando começam as brigas,discussões temos que terminar de imediato(so se começar a perceber que as agressoes verbais,o desrespeito prevalesce sobre o bem estar,a harmonia que num instante vira um tapinha,um soco,uma facada,um tiro...). ISSO DE QUE UM TAPINHA NÃO DÓI é engodo. Dói e muito,principalmente na alma! A nao ser em horas aprorpiadas e permitidas!

- Em ESTUDANDO A MEDIUNIDADE estatisticamente aprendemos que 70% dos relacionamentos são PROVACIONAIS. Ou seja, nos gostamos,nos amamos,mas ainda ha divergencias,brigas verbais,ajustes e lapidações,enfim entre tapas e beijos,no bom sentido,claro,sem violencia fisica ou oral. Alma gemea existe sim e é 5% mas nao contexto que imaginamos: sao casais que se juntam em prol de algo maior como a construção de um asilo,creche,fundação e se amam e sao felizes pela alma,nao apenas pelo carnal(ou como diz uma amiga minha,visceral...);


- O amor não tem tempo para surgir,pode vir rapidinho e uns casam logo,se juntam sem mal conhecer o outro. Mas o que é o bem conhecer? Tem gente que engana o outro,dá o golpe,trai mesmo anos e anos depois,mas aí é outra questão,pois a traição é um tema polêmico que tem como causa muitas vezes quem é traído,o coitadinho da relação,assim se vê. Me sugeriram "AMAR E TRAIR" so o titulo ja dá um rebuliço mas sou aberto a entender o que diz a terapia jungiana neste sentido,para efeito de estudo, mas de antemao sempre fui FIEL;

- É um tema delicado que so quem vive sabe o quanto tentou,mas este tentar não é so projetar no outro o que não nos aceitamos,mesmo inconscientemente,e sim se entender,se conhecer,saber relevar,saber compartilhar nesta difícil arte de amar e conviver,mas sem entrar no mérito da culpabilidade e da anulação. Enquanto precisarmos de "Lei Maria da Penha" significa que estamos muito mal(e homem apanha tambem viu?). Saímos do efeito "Eu gostioooooo" e aprendamos a dizer eu te amo sem medo de ser feliz;

- Fugas através das drogas tambem nada resolvem nas crises de solidão forçada e perda. O que aparece de gente tentando se suicidar porque o outro traiu, abandonou, acabou não está no gibi! "Ver no fundo do copo o rosto da mulher amada" na vida boêmia nunca foi, não é e nunca será sinal de amor,muito menos de respeito a si prórpio.
É preciso que "seja infinito enquanto dure.." o respeito, o bom nível das conversas, o admitir que errou, o saber ouvir, o conciliar, o compartilhar, compreender que envelhecer juntos é mais do que a pele enrugar simultaneamente mas sim amadurecer juntos,pois vai chegar um momento que a conversa e o bom ouvido vão ser muito mais satisfatórios do que o ato sexual que nada vale sem entrega de alma,pois as auras se misturam e se completam.O sexo quando amadurece é espiritual, vai alem das necessidades primárias e físicas da região genésica(leia-se "Sexo dos Espíritos" de André Luiz/Chico Xavier e/ou "Sexo e Destino" dos mesmos autores.

Por enquanto é só!

Bjs

Trajano

Nenhum comentário: