segunda-feira, 18 de outubro de 2010

[luz-divina] Recolhimento necessario



 


English  Español

Clique em Mostrar Imagens para ouvir o som de fundo e ver as imagens

Recolhimento necessário

No mundo atribulado em que vivemos nossa rotina diária costuma ser cheia de afazeres.
 
Nossa mente é bombardeada diariamente por excesso de informações a partir da televisão, Internet, rádio, jornais e revistas.
 
Estamos constantemente preocupados com o que temos a fazer, imersos na pressa e entregues ao tão propagado stress da vida moderna.
 
Para compensar a correria diária, os momentos de lazer são, ora de total apatia frente a um aparelho de TV, ora de inúmeras horas de sono, ora de frenesi em shoppings ou em casas noturnas.
 
A maior parte de nós não cultiva o hábito de recolher-se para meditar.
 
Nossa mente é uma maravilhosa máquina, capaz de produzir numerosos pensamentos a cada minuto. Por este motivo muitas pessoas se queixam da dificuldade de concentração, pois não conseguem focar os pensamentos.
 
Entre os jovens, o uso constante de aparelhos, como o computador e o telefone celular, costuma dificultar muito a atenção seja em sala de aula, seja durante o estudo, seja durante a leitura de um livro.
 
Precisamos aprender a controlar nossa mente, deixando de ser guiados passivamente por ela.
 
A prática da meditação é quase tão antiga quanto a Humanidade, e é a base de muitas filosofias de vida, principalmente no Oriente.
 
Para algumas dessas filosofias, meditar é cultivar a disciplina mental, é permitir a abertura mental para o autoconhecimento e para o conhecimento do Divino.
 
Sócrates, filósofo grego, dedicou sua vida à meditação e ao estudo filosófico. Foi ele quem deu ênfase ao célebre conceito inscrito no templo de Delfos: Conhece-te a ti mesmo, convidando o indivíduo ao autoconhecimento.
 
O autoconhecimento nos dá equilíbrio, nos traz paz de espírito, nos conduz ao caminho da reflexão.
 
Não é necessário que meditemos durante horas, ou que usemos técnicas transcendentais de meditação. Mas é preciso que aprendamos a silenciar nossa voz e a reduzir o turbilhão de pensamentos por alguns minutos.
 
Podemos começar com alguns minutos de recolhimento em nosso quarto, antes do descanso, quando naturalmente nossa mente busca o repouso.
 
Um ambiente com pouca luz e música suave pode nos ajudar a relaxar.
 
Focar a atenção em um único objeto tem por objetivo controlar nossa mente.
 
O segredo é dominar os pensamentos e serenar a mente.
 
No início, a dificuldade poderá desanimar, mas a determinação em atingir o objetivo deve ser maior.
 
Quando conseguirmos silenciar a mente poderemos guiar nossos pensamentos dominando-os e não sendo dominados por eles.
 
Conseguiremos, então, refletir serenamente, e com humildade, sobre nossas atitudes, sobre o caminho a ser escolhido, sobre os objetivos nobres a atingir em nossa vida.
 
A meditação nos permite um maior contato com o mundo espiritual, nos trazendo a inspiração para a escolha do caminho correto a trilhar nesta maravilhosa oportunidade que é a vida.
 

 

Redação do Momento Espírita com base em seminário desenvolvido por Divaldo Pereira Franco, ao ensejo da realização do Encontro Fraterno , em Guarajuba-BA, em setembro de 2009.

Enviadopor Ligia Miranda/BA
Grupo LUZ DIVINA/FEIS-Salvador-Bahia

__._,_.

Nenhum comentário: