quinta-feira, 25 de novembro de 2010

HUMMM..QUE CHEIRINHO DE ACARAJÉ....DELÍCIA: FELIZ DIA DAS BAIANAS!




 
 
 

 
 
 

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Salve as baianas!

Hoje é o Dia da Baiana, no Rio Vermelho são muitas espalhadas pelas esquinas no bairro, umas famosas, outras nem tanto, mas em comum elas tem os acarajés mais deliciosos da cidade , seus tabuleiros são pontos de encontro de amigos e de convergência turísticas.. A data também marca inicio do ciclo de festas populares em Salvador que só termina com o Carnaval. Na seqüência teremos a festa de São Nicodemos, que acontece no porto de Salvador, no dia dois de dezembro teremos o dia do samba, dia quatro  Santa Bárbara, dia oito Conceição da Praia, 13Santa Luzia,25 Natal,01 de janeiro Reveillon, Bom Jesus dos Navegantes, segunda quinta-feira de janeiro Lavagem do Bonfim, segunda-feira gorda da Ribeira, Festa de Iemanjá, ensaios, feijoadas e por ai vai.

Mas as Baianas de Acarajé, sem dúvida são um dos maiores símbolos da cultura do nosso estado representam também um seguimento importante da economia. Muitas empregam dezenas de pessoas, e se consolidaram no setor como grandes empresárias do ramo, São mulheres trabalhadoras que estão na lida muito cedo. Elas são responsáveis pela preservação dessa tradição nas ruas da Bahia passando a arte de fazer o acarajé de gerações a gerações.

 A programação em homenagem ao dia da baiana se estende por toda Salvador e começa com uma missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, às 9h, em seguida, acontece um cortejo até o Memorial das Baianas, na Praça da Cruz Caída, no Belvedere da Praça da Sé, onde acontecem as festividades.


Fonte: http://blogdoriovermelho.blogspot.com/2010/11/salve-as-baianas.html

Nenhum comentário: