domingo, 19 de dezembro de 2010

FALTA E REPARAÇÃO




 

                                                    FALTA E REPARAÇÃO

 

            O ORGULHO, ESSE TERRÍVEL INIMIGO DA CRIATURA HUMANA, REPELE TODA E QUALQUER ATITUDE DE PERDÃO ÀS OFENSAS.

            CONDENA O COMPORTAMENTO AFÁVEL E O ENTENDIMENTO FRATERNAL, POR CONSIDERÁ-LOS INDÍGNOS, COMPATÍVEIS COM A FRAQUEZA MORAL E A FALTA DE AMOR-PRÓPRIO. PREDISPÕE À ARROGÂNCIA, TORNANDO O INDIVÍDUO INSENSÍVEL À PIEDADE E AO SOFRIMENTO DO PRÓXIMO. ARMA-O DE PRESUNÇÃO, FANTASIANDO-O DE FORÇA E PODER QUE ESTÁ LONGE DE POSSUIR.

            INIMIGO ACIRRADO DA HUMILDADE, É CAUSA PONDERÁVEL DA PERDIÇÃO DE MUITAS VIDAS, FATOR BÁSICO DE DESUMANIZAÇÃO DO SER INTELIGENTE.

            GRAÇAS A ELE, DUELAVA-SE, NO PASSADO, ATIRANDO-SE VALIOSAS EXISTÊNCIAS AO VAZIO DO DESPOTISMO E DA INUTILIDADE INSENSATA.

            AINDA HOJE É RESPONSÁVEL POR VÁRIAS EXPRESSÕES DE SOFRIMENTO, LEVANDO A DUELOS FAMILIARES – VERBAIS E FÍSICOS – DESESTRUTURADORES DE CLÃS, DE GRUPOS SOCIAIS,  E ARMANDO NAÇÕES QUE SE ATIRAM ENLOUQUECIDAS, UMAS CONTRA AS OUTRAS, BUSCANDO MANTER A SUPERIORIDADE DA RAÇA, COM O EXTERMÍNIO DAS DEMAIS, DA RELIGIÃO, DO EXAGERO POLÍTICO, DO FANATISMO NACIONALISTA...

            LEVA AOS TREMENDOS DUELOS MENTAIS, PESSOAIS, NOS QUAIS O TUMULTO INTERNO DESEQUILIBRA, CONDUZINDO AS VÍTIMAS A ESTADOS PARANÓIDES, DEPRESSIVOS, AGRESSIVOS.

            A PUREZA DE CORAÇÃO, NO ENTANTO, PROPICIA A COMPREENSÃO DA NECESSIDADE DE MANTER-SE UMA CONDUTA SEMPRE SAUDÁVEL ATRAVÉS DA ELEVAÇÃO DOS SENTIMENTOS.

            SE ALGUÉM OFENDEU A OUTREM, DEVE-LHE A REPARAÇÃO, APRESENTANDO-A ATRAVÉS DO PEDIDO DE DESCULPAS, DA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO, ASSIM DEMONSTRANDO A SINCERIDADE DO SENTIMENTO NOVO, DO ARREPENDIMENTO.

            PARA ESSE FIM, É NECESSÁRIO POSSUIR VALOR MORAL, ELEVAÇÃO ESPIRITUAL, QUE O ORGULHOSO AINDA NÃO CONQUISTOU.

            A VERDADEIRA GRANDEZA ESTÁ NO FATO DE SE RECONHECER A PRÓPRIA PEQUENEZ.

            GRANDE, EM REALIDADE, É O SER QUE SE SABE FRÁGIL, SUSCEPTÍVEL AOS ERROS, LUTANDO POR MANTER-SE INVICTO, E, QUANDO SE EQUIVOCA OU ATACA, TEM A DIMENSÃO DO QUE PRATICOU, ESFORÇANDO-SE POR REPARAR OS DANOS CAUSADOS, O MAL-ESTAR QUE PROVOCOU.

            O OFENDIDO, POR SUA VEZ, TEM O DEVER DE ENTENDER A OCORRÊNCIA PENOSA E DISTENDER OS BRAÇOS AMIGOS AO AGRESSOR.

            HÁ SEMPRE ELEVAÇÃO E DIGNIDADE NAQUELE QUE DESCULPA, CONSIDERANDO A SUA PRÓPRIA VULNERABILIDADE.

                                                                       *

            MUITOS MALES SERÃO EVITADOS, QUANDO AS CRIATURAS RECONHECEREM A SUA DEBILIDADE, AJUDANDO-SE UMAS ÀS OUTRAS E APOIANDO-SE RECIPROCAMENTE.

            NINGUÉM EXISTE TÃO AQUINHOADO, QUE NÃO NECESSITE DE OUTREM, SEJA MEDIANTE A AFETIVIDADE, A REMUNERAÇÃO, A AMIZADE, A DISPUTA...

            A SOLIDÃO, QUE DECORRE DO ORGULHO, É SÍNDROME DE LOUCURA EM DESENVOLVIMENTO, E ELA SE AGIGANTA NA ATUALIDADE, AGREDINDO GRANDE NÚMERO DE PESSOAS, QUE SE LHES TORNAM VÍTIMAS POR RECEIO DE SAIR DA CONCHA DO EU, DO ORGULHO DESMEDIDO, DO DESAMOR PARA COM OS OUTROS.

            COMPREENDENDO-SE QUE A FELICIDADE RESULTA DO PERFEITO EQUILÍBRIO ENTRE SER E PARECER, ENRIQUECENDO-SE DE HARMONIA ÍNTIMA, A REPARAÇÃO, QUANDO O INDIVÍDUO SE COMPROMETE NEGATIVAMENTE, TEM REGIME DE URGÊNCIA, O MESMO SUCEDENDO, QUANDO MAGOADO, ATRAVÉS DO GESTO DE DESCULPAR SEM RESTRIÇÃO.

            NÃO DEVOLVER O MAL É UM GRANDE BEM. TODAVIA, OFERECER O BEM A QUEM LHE FEZ MAL, É SER LIVRE E GOZAR DO PLENO SENTIMENTO DE AMOR.

            NÃO BASTA DEIXAR DE REVIDAR O MAL PELO MAL. FAZ-SE IMPERIOSO REALIZAR ALGO MAIS, QUE É A DOAÇÃO DA AMIZADE E DO PERDÃO.

            ISTO SERÁ POSSÍVEL, QUANDO A CARIDADE CONDUZIR OS SENTIMENTOS HUMANOS E AS PAIXÕES INFERIORES CEDEREM  LUGAR ÀS EMOÇÕES ENOBRECIDAS.

            SÓ ENTÃO, O DUELO, NA SUA VARIEDADE DE DISFARCES, DEIXARÁ OS HOMENS EM PAZ NOS SEUS RELACIONAMENTOS SOCIAIS E HUMANOS.

 DESSE MODO, NÃO EXIJAS REPARAÇÃO, QUANDO TE AGREDIREM OU OFENDEREM. ESQUECE O INCIDENTE E SEGUE ADIANTE. SE O OFENSOR VIER ESPONTANEAMENTE, JÁ O TERÁS DESCULPADO. SE NÃO, O PROBLEMA FICARÁ COM A CONSCIÊNCIA DELE.

            SE ALGUÉM, NO ENTANTO, EXIGIR-TE QUE REPARES, POR CONSIDERAR QUE FOSTE O AGRESSOR, SUBMETE-TE COM NATURALIDADE, RECUPERANDO-TE. IDEAL SERÁ, SE FORES AQUELE QUE TEM A INICIATIVA DE FAZÊ-LO. NO ENTANTO, EM QUALQUER TEMPO E CIRCUNSTÂNCIA, SERÁ MELHOR QUE ASSIM PROCEDAS, DO QUE DEIXAR DE REALIZÁ-LO.

            AGE CERTO TODO AQUELE QUE PERMANECE EM PAZ DE CONSCIÊNCIA.

            QUANDO PERCEBAS QUE TENS UM INIMIGO, COM OU SEM MOTIVO, A DIFICULDADE PARA A SOLUÇÃO ESTÁ COM ELE. CONTIGO DEVE PERMANECER O INTERESSE  PELA CORDIALIDADE.

            ENTRETANTO, QUANDO TE DESCUBRAS INAMISTOSO PARA COM OUTRA PESSOA, ESTÁ EM TI A POSSIBILIDADE PARA ALTERAR A SITUAÇÃO, BUSCANDO AS CAUSAS DA ANTIPATIA E ESTIRPANDO-AS QUANTO ANTES.

            MAIS IMPORTANTE DO QUE NÃO TER INIMIGOS, ÀS VEZES, INEVITÁVEIS, É NÃO O SER DE NINGUÉM QUE PODES, SIM, CONSEGUIR.

                                                          *

            HÀ OFENSAS QUE NÃO FORAM INTENCIONAIS E PERMANECEM, PORQUE AS VITALIZAS. QUANTO MAIS LHE DERES ATENÇÃO, MAIS VOLUME E SIGNIFICADO PASSAM A TER.

            RECORDA JESUS, O OFENDIDO SEM CULPA, QUE AMANDO SEMPRE, VIU ALGUNS AMIGOS QUERIDOS SE TRANSFORMAREM EM ACUSADORES, EM DESERTORES,EM  ADVERSÁRIOS, PERMANECENDO, MESMO ASSIM, AFEIÇOADO E VIGILANTE EM RELAÇÃO ÀS SUAS VIDAS, PERDOANDO-OS E AGUARDANDO-OS, SÉCULOS EM FORA, A FIM DE ALÇÁ-LOS À VIDA MAIOR.

 

                                               JOANNA DE ÂNGELIS



Enviado por Lia Rezak/BA


Nenhum comentário:

PARA PARTICIPAR DO GRUPO NO YAHOO GRUPOS:
Assinar irmaosdeluz

Desenvolvido por br.groups.yahoo.com