domingo, 19 de dezembro de 2010

INCA discute espiritualidade no tratamento do câncer


Promover um amplo debate sobre questões que envolvem o tratamento do câncer, entre elas o suporte espiritual para o enfrentamento da doença, foi o objetivo principal do I Seminário Nacional de Espiritualidade em Câncer, realizado no Hospital do Câncer I, do Instituto Nacional de Câncer, neste mês de dezembro de 2010. O tema tem tanta relevância hoje na medicina que está em estudo na Organização Mundial de Saúde (OMS) a mudança do conceito de saúde de "Bem-estar biopsicosocial" para "Biopsicosocial e espiritual".

Evidências científicas atestam que, especialmente no caso do câncer, em que o desgaste emocional e físico é imensamente maior para os pacientes, há uma resposta melhor ao tratamento quando existe suporte espiritual. Ultimamente, diversos congressos médicos têm abordado a importância desse tipo de assistência como elemento de saúde.

Como explica o cirurgião oncológico José Adalberto Oliveira, chefe da Divisão de Cirurgia do Hospital do Câncer I, do INCA, não há especificamente uma relação entre espiritualidade e câncer e sim, entre espiritualidade e saúde.

 - O câncer ganha dimensão dentro deste aspecto por se tratar de uma doença predominante, sendo a segunda causa de morte em nosso país – destaca José Adalberto. 

O evento,  discutiu a dimensão espiritual no suporte ao paciente com câncer, entre outros temas. A palestra "Dores que nos transformam" ficou a cargo de Dom Orani João Tempesta, arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro. O seminário reuniu especialistas do Instituto Nacional de Câncer e de outras instituições de saúde.

FONTE: http://www.misteriosdocotidiano.com/2010/12/19/inca-discute-espiritualidade-no-tratamento-do-cancer/

Nenhum comentário: