quinta-feira, 3 de março de 2011

A ENERGIA NÃO ESTÁ BOA. FIQUEMOS ATENTOS!

Por Manoel Trajano

Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho

Faltam poucas horas para iniciar a maior festa de rua do mundo em Salvador, o Carnaval e os últimos acontecimentos tem nos trazido a reflexão daquilo que já complexo nos quesitos sociais, econônicos, emocionais,espirituais,psicológicos,sexuais entre outras vertentes.

Comento isso porque ultimamente tivemos uma greve do SAMU, um serviço essencial em nossas vidas que apesar de ter sido considerada ilegal, foi justa sim na medida em que um médico em Feira de Santana ganha o dobro do mesmo profissional de Salvador,muito mais complexa e maior em população. Essa parceria entre Governo Federal e Prefeitura que tem na segunda a responsabilidade da manutenção do serviço com recursos e salários dignos deixa a desejar pelo seu gestor,o Prefeito. Em seguida a greve da TRANSALVADOR que, como se já não bastasse a falta de estrutura, preparo técnico profissional e quantitativo de servidores, entra também numa greve considerada justa e deixa a cidade de pernas para o ar às vésperas da confusão que se instala na cidade nos circuitos principais nos deixando a mercê de caminhões sobre passeios, ocupando um terço da pista de rolamento e fechando ruas(isso mesmo,interditando com cavalete uma via pública que meus olhos se recusaram a crer). Terra de ninguém,sem governo e largada. E os hipócritas e demagogos de oposição deixam a coisa rolar para justificar seus medíocres votos na próxima eleição.

Para completar, ontem houve um tiroteio na Avenida Paulo VI, na Pituba, um bairro nobre da cidade entre Policiais, que culminou com a morte de um deles e o anuncio de uma paralisação no Carnaval. É o caos! Professores municipais fazem greve de advertência na primeira semana de aula! E tome propaganda de obras na cidade! O prefeito procura partido porque brigou com o que lhe elegeu. Sobram vagas nas arquibancadas populares e muita gente foge da cidade, com medo e querendo paz. Os blocos já não esgotam mais como antigamente. O povo não é bobo. Uma pequena parte dele vai extravasar suas frustrações, suas sombras, suas carências através do álcool e das demais drogas na ilusão de uma fuga que só trará sofrimento futuramente. Ninguém mais quer namorar, quer imediatismo no prazer e só alegria. Ninguém quer crescer mais juntos, aprendendo um com o outro. Os artistas populares da axé musica já esbanjam seu luxo, seus caprichos, seu ego ilimitado a ponto de cantarem “eu te amo, porra” , ou seja, não se respeita nem mais o amor. Pobre amor.Maior prova disso é o recente cachê de 2 milhões de reais para um cantor raspar a barba. A que ponto chegamos na inversão de valores que já projeta ele tirar a velha bandana. O que diremos aos nossos jovens que vêem tanta futilidade ser premiada com dinheiros jogados no lixo em detrimento de tantos que morrem de sede, fome,doenças terminais no caótico sistema público de saúde,segurança publica, transportes e alimentação. Não precisa ir muito longe porque o ex-guitarrista da banda desse cantor padece de uma doença degenerativa e teve a indiferença, com as costas viradas desse mesmo cantor milhonário. Por que a empresa de barbear não direcionou os milhões a uma instituição de caridade? Sabe lá porque não...

Técnicos de futebol e jogadores milionários aqui mesmo no Brasil enquanto motoristas de ônibus, engenheiros, médicos, professores, contadores, eletricistas que tanto dão duro sofrem para manter o pao de cada dia, em especial os servidores públicos e ainda se briga por míseros R$ 545,00 que podem “quebrar” o orçamento. Enquanto isso os senadores,deputados federais e estaduais se lavam no dinheiro publico discaradamente.

Temos até o governo estadual que faz escolta com a policia militar, mantida com dinheiro publico para levar turistas do aeroporto aos seus hotéis. Brincadeira? Não,coisa séria. Mas não adianta,turistas mineiros tiveram abadas roubados a mão armada ao chegar na residência,perseguidos do Aeroclube na Boca do Rio até a Graça(mais de 15 km de distancia). Não se tapa problemas sociais com sensacionalismos na rádio ou na TV. Faustão continua ganhando seus 5 milhoes por mês para conduzir um programa fútil. Ana Maria Braga ganha mais de 1 milhao. O louro José mais de 500.000. E o que diremos a nossos jovens? Que somos acomodados, levamos tudo na brincadeira e vemos a violência correr solta ao som de nosso “Ohhhhh” diário numa inversão de valores que ainda mata de fome professores que são intimidados por alunos para lhes aprovarem. Segundo ultima pesquima mais de 60% dos baianos não vão brincar Carnaval. Isso significa descontentamento, incredlidade, desilução, tristeza. As áreas residências não suportam mais a festa que urge se mudar para outras áreas, mas ainda o que prevalece é o dinheiro,o poder e o povo que se dane. Sofrem os Policiais que tem que se expor a pegar bandidos, ao Profissionais de Saúde para curar as mazelas sociais em forma de hematomas,mutilações e ferimentos, quando não,mortes.Mas tudo é abafado porque o que importa é o turista que chega e sai deixando sua sujeira, seu dinheiro, sua saudade para que no resto do ano nós moradores tenhamos que limpar,manter e pagando caro com nosso IPTU que sai pelo ralo. E viva a terra do axé!

2 comentários:

Professor Isaías Américo Vasconcelos disse...

Trajano.

Excelente comentário, devido a nossa condição moral, muitos de nós, sabem, que estamos no processo de transição do nosso planeta, para Mundo de Regeneração, que já começou, e o processo está se acelerando. Por tudo isso, nós espíritas devemos fazer a nossa parte, praticando os ensinamentos de Jesus, 24 horas por dia.
Justamente, por termos milhares de pessoas vibrando na condição negativa que voce descreveu, é que a pessoa espírita deve estar atuando na sociedade, em todas as áreas para contribuir na sua transformação para melhor, sendo firme e sem medo de se macular, ou das censuras de amigos e desconhecidos. Mas, agir no Bem, firmando cada vez mais, a presença da Paz em nossas cidades.

Isaías Vasconcelos
RÁDIO WEB O SEMEADOR

Manoel Trajano - www.twitter.com/manoeltrajano disse...

Obrigado Isaías pela visita e comentário.Abraço!