segunda-feira, 25 de julho de 2011

A BAHIA ESTÁ SANGRANDO! EU QUERO É PAZ!


A BAHIA ESTÁ SANGRANDO! EU QUERO É PAZ!

Por Manoel Trajano
Engenheiro Civil ,de Segurança do Trabalho e de Gás Natural
Cidadão Baiano
Espírita



Nunca a Bahia sangrou tanto como está agonizando agora! Nunca foi tanta a demagogia e descaso com a Segurança Pública na história do estado! Nunca se teve tantas vidas ceifadas de inocentes vítimas da hipocrisia, da mentira, da malandragem, da safadeza política na capital e no interior. Bancos são assaltados e gerentes são feitos reféns, se alveja trabalhadores e jovens ao ar livre em qualquer horário em cenas que até então só se via em filme ou em novelas! Nunca se teve tanto sequestro relâmpago e desaparecimentos antes visto na história na terra do axé music, do carnaval e do turismo que já sente medo. Nunca se teve tantos concursados delegados esperando serem chamados sem saber por quê? Nunca se expôs tanto a polícia sem armamento, salário digno e treinamento adequados. Nunca se fez tanto o que se condenava na oposição de outrora como antes na história da nação baiana. "Os assassinos estão livres, nós não estamos"(Renato Russo). Para completar se criam leis de alforria alegando diminuir superlotação! E o povo mais uma vez sofre com a desculpa da incompetência, da ausência de investimento em penitenciárias que ressocializem com trabalhos agrícolas ou artesanais. Penitenciária lotada é faculdade de bandido com direito a pós-graduação em crimes! Advogados e Juízes vendem sentenças, passam armas, traficam entre a maré dos tubarões para os peixinhos alimentarem as mulas que morrem nas fronteiras e divisas. Habeas Corpus preventivo é coisa que nunca ouvi falar ("Só de sacanagem" Manifesto lido no show de Ana Carolina).

É o estado que investe milhões e milhões de dólares para ter dois ou três jogos na Copa do Mundo. É a terra dos péssimos serviços de garçom, taxistas, condutores de ônibus,condutores de "carteira comprada" e dos flanelinhas que lhe intimidam querendo o dinheiro que desejam,pois caso contrário riscam seu carro ou coisa pior. É a terra da inversão de valores, dos políticos fazendeiros coronéis que cospem arrogância e arrotam poder manipulando a imprensa mentirosa e tendenciosa. Bahia de nada tem de preguiça, tem sim de esperteza,aliás eu sempre digo que o mal dos espertos é achar que os outros são bestas e o que as bestas fazem para se revoltar? Furam fila,cortam passagem no trânsito,dão jeitinho brasileiro,levam vantagem achando que vão atingir os peixões! Ledo engano,se destroem enquanto sociedade desorganizada que de forma pacífica não sabe lutar e crescer. Temos que ouvir alardes nas rádios em troca de audiência que enriquecem uns poucos com dinheiro dos patrocinadores. Julgamos Kelly Ciclone, metralhamos moralmente a professora do "Todo enfiado",enaltecemos elefantes da música baiana podres de rico e esquecemos quem está com doença degenerativa e que teve costas viradas de outro milionário da axé. E compremos camisas caras de festas de fuga da realidade! E viva a alegria do verão e das praias!

Que vergonha sinto de ver o que um dia amei se transformar numa terra de ninguém em que metrô vira piada nacional e não fica pronto. Que tem obras faraônicas abandonas pela vergonha do mal planejamento urbano e viram atração pintada ainda no centro da cidade e hoje seu autor é crítico chamado "radialista". É a Bahia meu rei! Dou um duro danado, pago imposto caro, pago péssimo serviço caro, vejo amigos e conhecidos serem assaltados e o que recebemos em troca? Apatia, inoperância, indiferença, verborréia na TV de demagogos que em nome de unidades pacificadoras colocam a culpa no crack e no crescimento populacional.

A Europa viveu duas grandes guerras e várias guerrilhas. O Japão teve duas bombas atômicas, terremotos devastadores. Os EUA padeceram com guerras de secessão, apartheid e serial killers. E o Brasil? E a Bahia? Meu Deus! Eu quero é paz, mas preciso desabafar! Não dá para viver com medo! É preciso agirmos e sairmos das grades de nossas casas e apartamentos e pacificarmos pois Jesus disse "Bem vindo os Pacificadores que serão deles o Reino dos Céus". Pacificar é ser ativo, ir de encontro a Paz viver e fazer ela acontecer.

Chega de vidas ceifadas de inocentes! Chega de jovens perdidos na violência e que carregam armas que atiram em trabalhadores, aposentados e outros jovens! Cada um deve e pode fazer seu papel e o primeiro passo é tirar o que está aí do poder,das assembleias. Não precisamos esperar novas eleições. Precisamos orar e praticar a caridade nas áreas! Nada de esperar o poder público falido e incompetente! Vamos fazer panelaço, vamos protestar pois como dizia Raul Seixas "Eu também vou reclamar"!

Muros e Grades

Engenheiros do Hawaii

Composição: Humberto Gessinger - Augusto Licks

Nas grandes cidades, no pequeno dia-a-dia
O medo nos leva tudo, sobretudo a fantasia
Então erguemos muros que nos dão a garantia
De que morreremos cheios de uma vida tão vazia

Nas grandes cidades de um país tão violento
Os muros e as grades nos protegem de quase tudo
Mas o quase tudo quase sempre é quase nada
E nada nos protege de uma vida sem sentido

Um dia super, uma noite super, uma vida superficial
Entre as sombras, entre as sobras da nossa escassez
Um dia super, uma noite super, uma vida superficial
Entre cobras, entre escombros da nossa solidez

Nas grandes cidades de um país tão irreal
Os muros e as grades nos protegem de nosso próprio mal
Levamos uma vida que não nos leva a nada
Levamos muito tempo pra descobrir
Que não é por aí... não é por nada não
Não, não pode ser... é claro que não é, será?

Meninos de rua, delírios de ruínas
Violência nua e crua, verdade clandestina
Delírios de ruína, delitos e delícias
A violência travestida faz seu trottoir
Em armas de brinquedo, medo de brincar
Em anúncios luminosos, lâminas de barbear

(solidez)

Viver assim é um absurdo como outro qualquer
Como tentar o suicídio ou amar uma mulher
Viver assim é um absurdo como outro qualquer
Como lutar pelo poder
Lutar como puder

FONTE: http://ceianet.blogspot.com/2011/07/bahia-esta-sangrando-eu-quero-e-paz.html

Nenhum comentário: