sábado, 2 de julho de 2011

Noticiário Esperantista (semana de 26/06 a 02/07/2011)




NoticiárioEsperantista (semana de 26/06 a 02/07/2011)
Fabiano Henrique
Estrelaesperantista volta a brilhar em CD póstumo
 
Uma das novidades do próximo Congresso Brasileiro de Esperanto será o lançamento do novo CD da cantora Vera Jordan. O disco póstumo tem o título Esperanto, mia pasio (Esperanto, minha paixão). As gravações foram finalizadas pouco antes do falecimento da artista, em dezembro de 2006. O álbum contém 11 músicas, nos mais variados ritmos e estilos, como samba, bolero, pop e eletrônica. A faixa de trabalho será Malharmonio, assinada por Vera Jordan e Aloísio Sartorato.
 
Internautasde todo o mundo poderão assistir ao Congresso Espanhol de Esperanto
 
Começa na última terça-feira o Congresso Espanhol de Esperanto. O evento vai até o próximo domingo, dia três de julho, em San Lorenzo de El Escorial, nas proximidades de Madri. O tema central é O Esperanto no Século 21. Parte das atividades será transmitida, em tempo real, no endereço http://www.livestream.com/70ahispanakongresodeesperanto. O destaque será o debate sobre o movimento esperantista entre os professores Jorge Camacho e Renato Corsetti. A sessão ocorrerá no sábado, a partir do meio-dia, no horário de Brasília. Os internautas poderão também interagir com os congressistas por meio das redes sociais. A decisão de apresentar o congresso ao vivo provocou uma acalorada discussão. Apesar de muitos acharem que a novidade tende a enfraquecer a reunião física dos esperantistas, a maioria pensa que as emissões vão incentivar a adesão de esperantistas localizados em pontos diversos do planeta. O presidente da Associação Universal de Esperanto, o indiano Probal Dasgupta aprovou a iniciativa.
Esperantistapublica livro de Direito em Fortaleza
 
Esperantistas destacam-se no mundo jurídico brasileiro. O Procurador do Estado do Ceará César Barros Leal lançou, no dia 21 de junho, o livro VigilânciaEletrônica à Distância: Instrumento de Controle e Alternativa à Prisão na América Latina. A solenidade teve lugar na Escola Superior da Magistratura do Ceará. Personalidades do meio forense estiveram presentes. César Barros leal é doutor em Direito e Pós-Doutor em Estudos Latino-americanos pela Universidade Nacional Autônoma do México, professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, membro do Conselho de Diretores do Instituto Interamericano de Direitos Humanos, Presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos e membro da Academia Cearense de Letras. O livro será posteriormente vertido para o esperanto com o título Distanca Elektronika Kontrolo: kontrolilo kaj Alternativo al Enprizonigo en Latinameriko. Em 2002, Barros Leal publicou a obra Enprizonigo: krepusko de erao, traduzido por James Piton. O evento teve o apoio do Tribunal de Justiça do Ceará, da Associação dos Procuradores do Estado do Ceará e do Conselho Nacional de Política Criminal Penitenciária do Ministério da Justiça. O movimento esperantista prestigiou a solenidade. No local ficou exposto um painel com a capa do livro em esperanto.
Esperantistascatólicos realizam congresso internacional
 
Entre os dias 16 e 22 de julho acontece o congresso da União Internacional Católico-esperantista. As atividades terão lugar em Zagreb, capital da Croácia, país situado na Europa Central. O evento será realizado em um seminário localizado ao lado da catedral. Segundo o radialista Carlo Sarandrea, o congresso está aberto a todos os esperantistas, não só católicos.
Projetodigitaliza o acervo da Associação Pernambucana de Esperanto
 
A Associação Pernambucana de Esperanto tem um projeto de digitalização de seu acervo histórico. O material, colecionado e herdado de um dos mais antigos esperantistas do estado, o advogado Methódio Maranhão, será aos poucos divulgado na internet. O objetivo da iniciativa é disponiblizar a coleção a todos os interessados e atrair a atenção do público, registrando constantemente a evolução do movimento esperantista no estado. A instituição possui uma das maiores bibliotecas das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
 
Verãoda Europa será a estação de estudos de esperanto
 
Entre os dias 30 de julho e sete de agosto acontece a Temporada de Verão de Estudos de Esperanto. As atividades terão lugar em Nitra, no oeste da Eslováquia. Serão formadas turmas em diversos níveis, orientadas por cinco grupos de professores. Além das aulas, a programação também prevê a realização de apresentações artísticas, práticas desportivas, passeios e uma discoteca esperantista. A coordenação pedagógica está a cargo da equipe do site Lernu ponto Net.
 
Seminárioem Recife estuda a situação do esperanto nas instituições espíritas
 
Nos dias 2 e 3 de julho a Federação Espírita Pernambucana (FEP) oferecerá em suas dependências o I Encontro Estadual O Esperanto na Casa Espírita, a ser ministrado pelo esperantista Affonso Soares, da Federação Espírita Brasileira. A FEP é a parceira mais antiga da Associação Pernambucana de Esperanto, mantendo ininterruptamente cursos de esperanto há cerca de trinta anos, em suas dependências, com o apoio de esperantistas das duas instituições. No Brasil, dentre as diversas sociedades, filosofias, religiões e institutos que apoiam e promovem o ensino e divulgação do esperanto, o espiritismo é um dos mais destacados. No sábado, as atividades vão das 14h30 às 17h; no domingo será o dia inteiro. Para ter acesso a toda programação, basta visitar o endereço http://federacaoespiritape.org/o-idioma-esperanto-na-casa-espirita-encontro-com-esperantistas-na-fep/.
Conferênciasobre o esperanto na Universidade de Milão
 
A Universidade de Milão promoverá uma conferência sobre o esperanto. O evento vai acontecer nesta sexta e sábado, no Palazzo Feltrinelli, Bréscia. O tema das atividades será Multilingüismo: língua, poder e conhecimento. A organização está a cargo da Universidade de Milão e da Federação Italiana de Esperanto.
 
RádioVaticano divulga esquema de transmissões em esperanto em ondas curtas
 
A Rádio Vaticano divulgou seu novo esquema de transmissões em esperanto em ondas curtas. Os programas vão ao ar às quartas, quintas e domingos, às 16h20, no horário de Brasília (19h20 UTC). Às quartas e quintas, as freqüências são 5980 e 7360 kHz. Aos domingos as emissões são feitas em 4005, 5885, 7250, 9645 e 13765 kHz. A produção e a apresentação estão a cargo de Carlo Sarandrea.
 
CongressoInternacional de Ferroviários Esperantistas foi um sucesso
 
Entre os dias sete e 14 de maio ocorreu o Congresso da Federação Internacional de Ferroviários Esperantistas. O evento teve lugar em Liberec, no norte da República Checa. Participaram 173 pessoas, vindas de 18 países. A prefeitura local deu apoio ao congresso, chegando a distribuir aos congressistas passes-livres nos meios de transporte. As atividades foram realizadas sob o lema "Os trilhos ligam os países. O esperanto liga as pessoas." A programação foi variada e abrangente. A imprensa da região deu ampla cobertura. Um selo comemorativo foi lançado pelos correios. Radioamadores promoveram rodadas de conversação com colegas de diversos pontos do mundo.
 
Umgiro pelo movimento esperantista:
 
A reportagem sobre o V Encontro Brasileiro de Esperantistas Espíritas é o destaque do mês da revista Reformador.
O portal Lernu.net atingiu a marca de 100 mil internautas registrados.
A edição de junho da revista Esperanto menciona a campanha O Esperanto nas Bibliotecas, da Cooperativa Cultural dos Esperantistas.
O CD Jen Mi, da cantora Dirce Salles, será lançado no próximo Congresso Brasileiro de Esperanto.
O site Mais Horóscopo publicou a oração PaiNosso em esperanto.
Está em pleno funcionamento o portal em esperanto da religião japonesa Oomoto.
A Rádio Rio de Janeiro prepara-se para a cobertura do Congresso Pan-Americano de Esperanto, a ocorrer entre os dias nove e 14 de julho, em São Paulo.




Nenhum comentário: