sexta-feira, 29 de julho de 2011

Tradição e modernidade no Festival da Cultura Japonesa de Salvador



Tradição e modernidade no Festival da Cultura Japonesa de Salvador

O V Festival da Cultura Japonesa – XX Bon Odori tem um motivo especial em 2011. A Associação Nipo-Brasileira de Salvador (Anisa) vai homenagear as vítimas do tsunami no Japão.  O evento acontece nos dias 27 e 28 de agosto (sábado e domingo), na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Piatã, das 10h às 23h.

O Bon Odori, festa religiosa de tradição budista, faz uma homenagem às almas dos antepassados. Apesar de análogo ao Dia de Finados, os japoneses fazem a reverência com músicas alegres, dançando em rodas iluminadas com inúmeras lanternas e ao som de Taikô (instrumento de percussão japonês).

Neste ano, a decoração do festival será pela primeira vez tematizada. O Origami (arte da dobradura em papel) foi o tema escolhido e enfeitará todo o espaço. O tsuru – ave que simboliza vida longa – será uma das figuras utilizadas. No Japão, costuma-se dobrar mil tsurus de papel e enviar a pessoas doentes para a sua recuperação.

Atrações inéditas - Nesta edição, o festival promove apresentações inéditas de Shamisen (instrumento musical de três cordas) de Okinawa e Yosakoi Soran – dança baseada em apresentações folclóricas do Japão, com novos arranjos e uma mistura de instrumentos típicos japoneses a guitarras, baterias e teclado, com compasso mais acelerado e ritmos contemporâneos, como de pop, de rock e até de hip-hop.

O evento reúne ainda comidas, artes marciais, religiões, sumô, matsuri dance, além de oficinas de origami, shodô (escrita japonesa a tinta), bonsai, culinária e mangá. Nos estandes, também serão comercializados artigos japoneses – como produtos alimentícios, vestuário e decoração.

Em 2010, mais de 50 mil pessoas participaram do Festival da Cultura Japonesa – XIX Bon Odori, realizado nos dias 28 e 29 de agosto.

SERVIÇO

O quê: V Festival de Cultura Japonesa / XX Bom Odori

Quando: 27 e 28 de agosto (sábado e domingo), das 10h às 23h

Onde: Associação Atlética Banco do Brasil - Piatã

Jornalistas responsáveis:

Angela Natsumi / Neire Matos

71 8240-0748 / 71 8867-4258




Nenhum comentário: