sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Grupo faz apresentação inédita de shamisen em Salvador



Grupo faz apresentação inédita de shamisen em Salvador

 

Neste fim de semana, o grupo Minyo Aikokai Santa Clara, de São Paulo, faz apresentação inédita em Salvador de sanshin - o mais importante e emblemático instrumento musical da cultura da província de Okinawa, por isso mais conhecido como shamisen de Okinawa.


O instrumento é uma espécie de alaúde, possui três cordas sobre um braço, geralmente feito de ébano ou mogno, e é dedilhado com uma espécie de dedal feita de chifre de boi (palheta). Seu bojo é fechado e revestido com pele de cobra (hoje em dia, usa-se material sintético), que recebe um tratamento especial, propiciando dessa maneira uma sonoridade inigualável.

 

Para o povo de Okinawa, o sanshin simboliza a união e a cooperação. Sua presença é indispensável em reuniões familiares, nas festas e cerimônias solenes. Atualmente, o sanshin é muito difundido em todo o Japão e também utilizado nos gêneros musicais Enka, Pop e Rock.


O grupo se apresenta no V Festival da Cultura Japonesa- XX Bon Odori de Salvador, nos dias 27 e 28 (sábado e domingo), das 10h às 23h, na AABB Piatã. Os ingressos custa R$ 5 (antecipado) e R$ 10 no local. A entrada é gratuita para crianças de até cinco anos. Pontos de vendas e mais informações no site www.bonodorisalvador.com.br.

 

Angela Natsumi / Neire Matos

71 8240-0748 / 8867-4258

Estalos Comunicação e Marketing




--

Nenhum comentário: