domingo, 11 de setembro de 2011

O CONSOLADOR DIVULGA A INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE PARTO NORMAL DA MANSÃO DO CAMINHO




Brasil
Ano 5 - N° 226 - 11 de Setembro de 2011 WWW.OCONSOLADOR.COM.BR
PAULO SALERNO
pgfsalerno@gmail.com
Porto Alegre, RS (Brasil)

 

Divaldo inaugura em Salvador  o Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira

Na mesma data foi inaugurado também o Memorial Divaldo
Pereira Franco; no dia seguinte nasceu a primeira
criança na unidade recém-inaugurada


A Mansão do Caminho, Departamento Social do Centro Espírita Caminho da Redenção, é um complexo educacional que mantém oficinas diversas, atendimento ambulatorial e dentário, ensino fundamental e muitas outras atividades socioeducativas. Diariamente mais de 5.000 pessoas circulam pela Mansão do Caminho nas suas várias atividades, das quais 3.019 são crianças, jovens e adultos assistidos pela rede de promoção e dignidade social da Instituição. Ao longo de sua existência já foram atendidas, nos seus diversos setores, mais de 37.000 pessoas. Agora, no final do mês de agosto de 2011, esse magnífico empreendimento social foi acrescido de uma nova unidade, o Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira, completando um projeto estabelecido há 57 anos, quando Divaldo Pereira Franco e Nilson de Souza Pereira começaram a trabalhar ao lado do próximo. 

A inauguração

A manhã do dia 26 de agosto de 2011 estava radiosa, percebia-se na atmosfera a alegria, o júbilo pela concretização de um trabalho árduo, porém extremamente gratificante, haja vista os inúmeros benefícios que serão prestados doravante.

Com as presenças do Ministro da Saúde, Dr. Alexandre Padilha, do Governador da Bahia, Jacques Wagner, e do Secretário Estadual de Saúde do Estado da Bahia, Dr. Jorge Solla, os idealizadores do Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira, Divaldo Pereira Franco e Nilson de Souza Pereira, inauguraram naquele dia mais um projeto pioneiro, audacioso, tanto em instalações físicas modernas e funcionais, quanto em equipamentos médicos de alta tecnologia.

No discurso inaugural, o Embaixador Mundial da Paz Divaldo Franco destacou o seguinte pensamento de Mohandas Karamchand Gandhi: Se um único homem alcançasse a mais elevada qualidade de amor, isto seria suficiente para neutralizar o ódio de milhões.

Com este sentimento no coração, Divaldo e Nilson empreenderam esta tarefa monumental de auxílio às parturientes e aos recém-nascidos. Foi graças ao exercício desse amor, haurido no Evangelho de Jesus, que os dois idealizadores da obra encontravam-se jubilosos por oferecer à comunidade, na presença das dignas autoridades presentes, mais esse serviço em nome do amor de excelente qualidade.

Quem colaborou para concretização do projeto

Para concretizar o primeiro Centro de Parto Normal do Brasil, conveniado à Rede Cegonha, projeto do Governo Federal lançado em março deste ano, a Mansão do Caminho contou com o auxílio inestimável de heróis, muitos deles anÃ?nimos, que ajudaram a edificar a obra portentosa. Divaldo agradeceu a Deus, em primeiro lugar, que lhe permitiu ver concretizado este projeto, à família Beira, da cidade de Amparo-SP, ao Sr. Jean Carlo Chitto, representante da Fabiano of Christ Benevolent Society, de Parksville/Canadá, ao Sr. Jonas Pinheiro, de São Paulo, às digníssimas autoridades presentes e a todas as demais que desde a primeira hora se ofereceram para atender às reivindicações, ao Dr. José Carlos Gaspar, Diretor Técnico do Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira, e aos diversos colaboradores que de forma anÃ?nima ofereceram o seu contributo.

Os mais de dois mil presentes no ato inaugural ouviram as referências elogiosas das digníssimas autoridades governamentais e os seus agradecimentos, registrando a importância deste empreendimento e declarando apoio por meio do aporte de recursos para o perfeito atendimento das atividades que ali serão desenvolvidas.

O Secretário Estadual da Saúde do Estado da Bahia, Dr. Jorge Solla, informou que irá assinar um convênio

CPN Marieta de Souza Pereira

Momento de entrevista com Divaldo Franco

Divaldo com autoridades governamentais

Divaldo e o governador Jacques Wagner

Divaldo e Jean Carlo Chitto

Inauguração do Memorial Divaldo Franco

Visita às instalações

Memorial Divaldo Franco

com a Mansão do Caminho, disponibilizando recursos financeiros tanto para o Centro de Parto Normal, quanto para o Centro de Saúde da Mansão do Caminho, que até a presente data não havia recebido nenhum recurso dos órgãos governamentais.

O Centro de Parto Normal

Cuidar da criança desde o nascimento até a conclusão de sua escolaridade básica, este é o sonho que Divaldo Franco está realizando. O Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira tem por objetivo acolher a gestante, avaliar as suas condições, propiciar o acompanhamento durante o parto e garantir assistência ao recém-nascido. Foi concebido com a mais moderna técnica arquitetÃ?nica e com os materiais empregados de excelente qualidade. Está equipado com seis leitos PPP – pré-parto, parto e pós-parto -, conferindo o máximo conforto e funcionalidade.

O atendimento à gestante e ao recém-nascido vai mais além. O Centro de Parto Normal conta com uma ambulância, totalmente equipada, objetivando a transferência para os hospitais conveniados em caso de situações de risco ou emergência médica.

Com a entrada em funcionamento do Centro de Parto Normal, a Mansão do Caminho adequou o seu Centro de Saúde para que o Programa Pré-Natal possa detectar situações de risco entre as gestantes, realizando o parto nas que apresentem condições satisfatórias. Quando em pleno funcionamento o Centro poderá atender de 120 a 150 partos por mês com assistência humanizada ao parto.

O obstetra responsável pelo Centro de Parto Normal afirma que a proposta é acolher a gestante e o bebê, amando ao próximo diante da luz que se apresenta no momento em que a vida se renova.

Memorial Divaldo Pereira Franco

Concluída a inauguração do Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira, foi também inaugurado, na presença das mesmas autoridades governamentais e convidados, o Memorial Divaldo Pereira Franco.

O Memorial tem por objetivo registrar documentalmente a história da Mansão do Caminho e a trajetória de Divaldo Franco ao longo de seus 64 anos de divulgação da Doutrina Espírita.

No dia seguinte nasceu a primeira criança

No dia seguinte ao da inauguração, ou seja, na madrugada do dia 27 de agosto de 2011, nasceu a primeira criança – uma menina -  no Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira. Divaldo Franco, presente nessa hora, exultou, comemorando este primeiro nascimento com a equipe de técnicos, com a parturiente e a filha.

 

Nota:


As fotos que ilustram esta reportagem são de autoria de Jorge Moehlecke.









Nenhum comentário: