sábado, 14 de julho de 2012

Participação do Projeto Manoel pHilomeno de Miranda em Porto Alegre(RS)





Brasil
Ano 6 - N° 269 - 15 de Julho de 2012
    www.oconsolador
PAULO SALERNO
pgfsalerno@gmail.com
Porto Alegre, RS (Brasil)

 
 

O Projeto Manoel Philomeno de Miranda de volta ao Rio
Grande do Sul

Qualidade na prática mediúnica foi o tema dos seminários realizados nos dias 7 e 8 de julho nas cidades de Tramandaí e Porto Alegre

 
A equipe da Mansão do Caminho composta por José Ferraz, Nilo Calazans e João Neves, responsável pelo Projeto Manoel Philomeno de Miranda, esteve nos dias 7 e 8 de julho nas cidades gaúchas de Tramandaí e Porto Alegre, respectivamente, realizando um magnífico seminário sobre a Qualidade na Prática Mediúnica (fotos).
 

O Projeto Manoel Philomeno de Miranda foi criado no mês de maio de 1990 em Salvador-BA, com a finalidade de dar apoio e treinamento aos trabalhadores da Área Mediúnica dos Centros Espíritas, através de seminários, encontros e outras atividades correlatas.

Os promotores dos eventos foram, em Tramandaí, a União Intermunicipal Espírita – UNIME e o Conselho Regional Espírita da 10ª Região da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, e, na capital dos gaúchos, a Sociedade Beneficente Espírita Bezerra de Menezes, de Porto Alegre.

O seminário Qualidade na Prática Mediúnica é divido por módulos. No 1º módulo – Qualidade e Espiritismo – a visão de qualidade de Allan Kardec. O 2º módulo tem por título Qualidade no Desempenho Funcional. O 3º módulo é dedicado ao estudo sobre a Qualidade de Resultados.

O 1º módulo – Qualidade e Espiritismo – foi desdobrado com estudos sobre as seguintes qualidades: de objetivos; de pessoas; de organização; de direção e resultados; e finalizado com a apresentação da trilogia estabelecida por Joanna de Ângelis, ou seja, espiritizar, qualificar e humanizar.

O trio de expositores, revezando-se, discorreu sobre os estudos, as pesquisas realizadas por Allan Kardec visando dotar as reuniões mediúnicas com   aspectos   de   seriedade,   de

Nilo Calazans, João Neves e José Ferraz

Público em Porto Alegre

Público em Tramandaí

Trio de expositores em Tramandaí

utilidade, dignificando-as, dando-lhes sentido fraterno, caridoso, amoroso. 

Espiritizar, qualificar e humanizar, essa a
proposta de Joanna de Ângelis
 

Kardec, bem antes de as organizações em geral despertarem para o fator qualidade, evidenciou essa visão, aplicando-a às reuniões mediúnicas.

A reunião bem planejada e executada, utilizando-se de critérios rígidos, teria o poder de afastar os Espíritos inferiores que desejassem acarretar prejuízos tanto para a reunião em si, como para os próprios medianeiros.

Na trilogia proposta por Joanna de Ângelis, o aspecto qualificar visa dotar o medianeiro de capacitação, conhecimento e consciência clara a respeito de suas tarefas. Já a questão humanizar diz respeito à educação emocional para o exercício da mediunidade, a fraternidade e a solidariedade.

O exercício dessas duas ações – qualificar e humanizar – ensejaria ao médium a possibilidade de espiritizar-se e, por conseguinte, o centro espírita alcançaria melhores condições para acolher aqueles que buscam o auxílio.

A Qualidade no Desempenho Funcional foi o título do 2º módulo. Foram apresentados os aspectos que envolvem o doutrinador/dirigente da reunião mediúnica, o médium e o assistente participante.

Nesse módulo foram apresentadas as condições necessárias, os atributos, que devem reunir todos os que participam das reuniões mediúnicas, as precauções em se admitir elementos novos, as finalidades de uma reunião, os desentendimentos entre os médiuns, os equívocos, as influências espirituais, a convivência fraterna e o necessário estudo de O Livro dos Médiuns. 

A busca de qualidade nos resultados foi o
tema do 3º e último módulo
 

Igualmente tiveram destaque os aspectos que envolvem as manifestações, a regularidade, a clareza, a fluidez, a filtragem, o ritmo, o acolhimento, o entrosamento, bem como o esforço para se estabelecer a homogeneidade possível visando alcançar resultados sérios e úteis, objetivando receber a assistência de Espíritos nobres, afastando-se de toda e qualquer frivolidade.

O 3º módulo foi dedicado ao estudo sobre a Qualidade de Resultados. O módulo foi estruturado para oferecer indicadores de desempenho objetivando facilitar a análise por parte de todos os integrantes de uma reunião mediúnica. Os subtemas foram: A Palavra e a Prece; O Choque Anímico; O Passe; e As Terapias Sugestivas.

Todo esse trabalho visa oferecer mecanismos e parâmetros para que os integrantes de uma reunião mediúnica possam proceder a avaliações judiciosas a fim de alcançarem uma melhor compreensão dos objetivos e da qualidade alcançada pelos participantes, individualmente considerados, e pela equipe como um todo. A análise dos resultados se destina à obtenção de níveis mais elevados de qualidade na tarefa de intercâmbio com as entidades espirituais.

As inúmeras perguntas realizadas, em dois momentos, aferiram o interesse que o assunto despertou. Em cada indagação o trio de expositores teve a oportunidade de aclarar e ampliar alguns pontos, o que possibilitou ampliar a compreensão desse delicado assunto técnico de uma instituição espírita que deseja bem servir aos propósitos do Mestre dos Mestres.

A equipe foi aplaudida em gratidão ao esforço e dedicação ao trabalho muito bem planejado e executado.

Para saber mais sobre as atividades do Projeto Manoel Philomeno de Miranda consulte http://projetomanoelphilomenodemiranda.com/portal/


Nota do Autor:

As fotos que ilustram esta reportagem são de autoria de Jorge Moehlecke.


 

 

Nenhum comentário: