terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Projeto João Carlos: ''Odontologia para Gestantes''-Mansão do Caminho


 
 

PROJETO JOÃO CARLOS

"ODONTOLOGIA PARA GESTANTES"

Mansão do Caminho(Salvador-Bahia)

Servir para merecer e merecer para servir cada  vez mais" Bezerra de Menezes, esse é o slonga     que está na camiseta  com a foto da Nossa Pérola de Luz - João Carlos.  Passado quatorze dias da sua morte,  após doutrinaria proferida por Divaldo Franco na Mansão do Caminho, em conversa com a Tia Gero ,comentando a  passagem do João Carlos e a brevidade dessa encarnação, viveu apenas 12 anos, como um grande guerreiro da Luz, contagiando a todos com o seu Amor  e  sabedoria das suas palavras. Surge assim o convite para retornarmos a atividade no Centro de Saúde  da Mansão do  Caminho.

Em 27 de setembro de 2010, com  dois meses da sua morte, pensando nele, nasce o Projeto João Carlos- "Odontologia para Gestantes".

O Projeto conta com a participação da diretora do Centro de Saúde da Mansão do Caminho, a Enfermeira  Gerolina Sampaio, 03  cirurgiões dentistas  voluntários ,  Isa  Barboza, Viviane Masson,  Mariana Pereira , ambas profissionais  mestres  e especialistas  em Odontologia e  a  Atendente de Consultório Dentário Jorgemeire   Rodrigues.        .

 

OBJETIVO: adequar a cavidade oral , restituindo a saúde e auto estima dessas mulheres que carregam no seu ventre  um ser que será recebido na Terra para suas provas redentoras.

 

METODO:  Realizamos  inscrição para o  workshop "Odontologia para Gestantes" com data previamente marcada .

1-Workshop :

·      Abertura : Prece

·      Apresentação do Projeto.

·      Aula em Power point, que esclarece a saúde   bucal, mudanças fisiológicas e psicológicas, os períodos gestacional, os tabus do tratamento odontológico para a gestantes, a relação de Amor e a responsabilidade de ser mãe.

2-Entrega do cartão para o tratamento

odontológico.

3- 1ª consulta- Anamnese, coleta dos dados para pesquisa, exame clinico, programação do tratamento.

4-Segunda consulta ...- Escovação supervisionada, tratamento  odontológico : dentistica, periodontia, ,endodontia, cirurgia oral menor, Laserterapia.

 5-Tratamento concluindo – cada gestante recebe  um KIT (14 itens),  higiene oral e corpo para ambos.

Obs.Pacientes gestantes que ingressam no Projeto com 9 meses de gestação e não há tempo hábil para o tratamento, retornam após 30 dias para continuidade do mesmo.

 

 CONCLUSÃO: O Projeto João Carlos- "Odontologia para gestantes" continua dando bons frutos, com novas propostas de crescimento , ampliando o atendimento a outras áreas de atuação em favor dessas futuras mamães.

·      Atividade Desenvolvida

        Atividade cientifica , "Avaliação da condição  de Saúde Bucal das 101 primeiras gestantes do Projeto João Carlos-Odontologia para gestantes".

 

 

 

 

 

 
 




 

Nenhum comentário:

PARA PARTICIPAR DO GRUPO NO YAHOO GRUPOS:
Assinar irmaosdeluz

Desenvolvido por br.groups.yahoo.com