segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

CARNAVAL NO MUNDO

A mídia baiana enche a boca para divulgar aos 4 cantos que a Bahia tem o maior Carnaval do Mundo.

A mídia carioca já o faz para o Desfile das Escolas de Samba como maior espetáculo da Terra.


Agora o que ninguem responde ou sequer pergunta é porque os países desenvolvidos e vários em desenvolvimento são tão discretos,contidos neste tipo de evento.Por que no Brasil se investe tanto dinheiro no PÃO E CIRCO de pessoas que não tem a mesma disposição para o voluntariado,para a solidariedade,para a luta pelos direitos civis e contra a injustiça tributária e que acha que tem que viver intensamente como se o mundo fosse acabar e porque a vida é curta e ainda se incomoda com aqueles que tentam rever estas atitudes coletivas exageradas e equivocadas? Por que tanto dinheiro para poucos sem talento,sem sequer estudos e que dificulta o exemplo a nossos filhos de que para se dar bem na vida é só cantar besteira e falar baixaria? Se vivemos num mundo de provas ou expiações,no Brasil ainda estamos mais perto do primitivismo,da algazarra,da banalidade,da futilidade, da sensualidade,da promiscuidade e porque não dizer da hipocrisia.Abaixo alguns textos para reflexão:





O carnaval não é comemorado somente no Brasil, mas em boa parte do planeta.
Veja a seguir as principais comemorações.

Reino Unido

No período do carnaval brasileiro, acontece, no Reino Unido, o Shroveitide (Shrive que significa confessar 'pecados'), que é a comemoração do carnaval britânico.

 

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o carnaval resume-se basicamente na celebração do Mardi Grass (Terça-Feira Gorda), vários estados celebram o carnaval. 

O Estado mais tradicional na comemoração é New Orleans, onde, durante o Mardi Grass, desfilam pelas ruas mais de 50 agremiações. A agremiação mais conhecida é a do Bacchus (que possui gigantescos e originais carros alegóricos).

Alemanha

Na Alemanha a celebração do carnaval acontece tanto nos grandes centros urbanos quanto na Floresta Negra e nos Alpes.

A festa mais tradicional é a da cidade de Bonn, que organiza desfiles com pessoas fantasiadas; o diabo fica solto, por esse motivo as pessoas usam máscaras a fim de esconder seus rostos.

Veneza

Por muito tempo o carnaval veneziano foi um dos mais fortes e alegres do mundo. Durante o período do carnaval eram desenvolvidos bailes e festas nas praças e ruas da cidade. Com o passar do tempo o carnaval de Veneza foi enfraquecendo, chegando a quase extinguir-se.

Fonte: http://www.brasilescola.com/carnaval/carnaval-do-mundo.htm


Como é o carnaval em 10 outros países

Muitos países ao redor do mundo comemoram o carnaval, pra você que achava quefolia e foliões só existiam no Brasil segue a lista dos dez carnavais em outros países.


avatarO carnaval na Suiça tem grande expressão em Basileia. A folia tem início na segunda-feira, antes da quarta de cinzas, aproximadamente às 4h da manhã, com o Morgestraich. Na ocasião, todas as luzes se apagam e várias pessoas desfilam com lanternas pelo centro da cidade ao som de músicas carnavalescas com flautas e tambores.


avatarNo Equador o carnaval dura duas semanas e é comemorado com balões de água, flores e frutas. As pessoas festejam indo para as praias jogar balões de água em amigos e também em pessoas desconhecidas. Acontecem desfiles com carros alegóricos feitos por todos os tipos de flores e frutas.
.
.


avatarConhecido como o maior carnaval de inverno do mundo, a folia na cidade de Quebec, duram três semanas. Durante a festa ocorrem concertos musicais, esculturas de neve, paradas noturnas e atividades esportivas, por exemplo, competição de canoas e pesca no gelo. Mesmo com 10 graus negativos o carnaval do Canadá atrai milhares de pessoas do mundo.
.

avatarNo Japão carnaval tem nome, é Asakusa Samba Carnival. O festival têm carros alegóricos, ala das baianas, samba cantado em português e até passistas vestindo roupas importadas do Brasil. Muitas pessoas saem nas ruas para curtir a folia com samba no pé. O interessante é a presença de vários brasileiros, principalmente em lugares de destaque como nos carros alegóricos e puxadores de samba.


avatarOs pontos altos do carnaval na cidade de Nice são os bonecos gigantescos de papel machê, as festas de rua e a célebre Batalha das Flores. A brincadeira acontece da seguinte maneira: flores utilizadas para enfeitar os carros alegóricos são jogadas no público.
.
.


avatarO carnaval esloveno é marcado por ser muito diversificado e rico. O personagem mais popular da folia é o Kurent, que é uma fantasia com uma máscara monstruosa e demoníaca. Acontecem desfiles dessas máscaras numa mistura de celebrações ocidentais e o antigo paganismo eslavo.  Na quarta-feira de cinzas ocorre o enterro do pust, um boneco que simboliza todos os males.
.
.
avatarO carnaval dominicano é um verdadeiro show de identidade cultural que abrange muitos aspectos da sociedade dominicana. Os personagens enriquecer as celebrações populares sem limites para o colorido. Mas o mais apreciado em muitas cidades são os demônios espectadores que perseguem as pessoas que se aventuram em seu caminho, essa brincadeira é uma tradição por lá.
.


avatarNa cidade de Bogotá acontecem uma série de eventos típicos e espetáculos, são apresentados danças e ritmos folclóricos, por exemplo, cúmbia, pito, gaita, salsa, fandango, mapalé e merecumbé. A festa que foi considerada pela Unesco como "Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade", tem o clímax com a Batalha das Flores.
.


avatarÉ na época do carnaval que Veneza recebe o maior número de turistas. A cidade ganha um aspecto de baile de máscaras a "céu aberto", quando ricos e pobres se unem. As festas são celebradas no interior de palácios antiquíssimos e ainda com direito a máscaras e fantasias super requintadas. Além disso, acontecem grandes bailes, concertos, danças e desfiles.
..


avatarCarnaval no Haiti é época de marchar, cantar, dançar, se divertir, relaxar e um momento em que a sociedade aceita qualquer e quase todos os tipos de comportamento. Na ocasião acontecem canções satíricas que é uma tradição antiga, onde haitianos aproveitam para protestar a respeito de algo. Com a abertura política no país, a sátira carnavalesca se tornou mais escancarada.
.
.



Fonte: http://lista10.org/diversos/10-carnavais-em-outros-paises/


UM GIRO PELO CARNAVAL NO MUNDO

As festas de momo não são privilégio do povo brasileiro. Apesar do Carnaval em nosso País ser destaque no mundo todo, de receber milhares de turistas todos os anos, o festejo é comemorado em vários lugares.

Cada país comemora de uma maneira diferente, mantendo suas tradições locais, mas, a criatividade nas fantasias e a alegria, é a mesma nos quatro cantos do mundo. Você poderá ter uma pequena mostra do que acontece nas fotos-legenda abaixo. Divirta-se:

Participantes esperam para o início de um desfile durante as comemorações do Carnaval em Jacmel, no Haiti, no domingo (03/02) (Foto: Dieu Nalio Chery/AP).

Estátua de papel machê do ator francês Gerard Depardieu, vestido como Obelix, e do presidente da Rússia, Vladimir Putin, com a mensagem "Free Pussy Riot", em referência às integrantes da banda russa presas, são preparadas para o Carnaval de Colônia, na Alemanha, no dia 05/02 (Foto: Ina Fassbender/Reuters).

Homens fantasiados de girafa participam de desfile de Carnaval, no dia 07/02, na cidade de Lucerna (Suíça).

Fantasiadas de 'Smurfs', mulheres alemãs participam de desfile de Carnaval, no dia 07/02), em Colônia (Foto: Ina Fassbender/Reuters).

Folião fantasiado carrega uma boneca inflável durante desfile de Carnaval, em Lucerna (Suíça) (Foto: Sigi Tischler/Efe).

Homem fantasiado é visto sentado em calçada de Litija, na Eslovênia. Durante o Carnaval no país, é tradição fantasiar-se de uma criatura que anuncia, com danças, o fim do inverno e a chegada da primavera (Foto: Srdjan Zivulovic/Reuters).

Foliões mascarados desfilam no Carnaval, nas ruas da vila de Wiler, no vale Loetschental, na Suiça, no sábado (09/02) (Foto: Olivier Maire/AP).

Membros de uma companhia de teatro realizam performance durante festa carnavalesca, em Veneza, na Itália (Foto: Andrea Merola/EFE).

Membros de grupo de dança San Caporales Simon realizam coreografia no Carnaval de Oruro, a cerca de 200 km de La Paz, na Bolívia. A tradicional celebração reúne milhares de pessoas e foi declarada "obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade" pela Unesco, em 2008 (Foto: Aizar Raldes/AFP).

Foliãs posam para foto durante festas de Carnaval no centro de Venlo, no sul da Holanda (Foto: Robin Utrecht/EFE).

Nenhum comentário:

PARA PARTICIPAR DO GRUPO NO YAHOO GRUPOS:
Assinar irmaosdeluz

Desenvolvido por br.groups.yahoo.com