A mídia baiana enche a boca para divulgar aos 4 cantos que a Bahia tem o maior Carnaval do Mundo.
A mídia carioca já o faz para o Desfile das Escolas de Samba como maior espetáculo da Terra.
Agora o que ninguem responde ou sequer pergunta é porque os países desenvolvidos e vários em desenvolvimento são tão discretos,contidos neste tipo de evento.Por que no Brasil se investe tanto dinheiro no PÃO E CIRCO de pessoas que não tem a mesma disposição para o voluntariado,para a solidariedade,para a luta pelos direitos civis e contra a injustiça tributária e que acha que tem que viver intensamente como se o mundo fosse acabar e porque a vida é curta e ainda se incomoda com aqueles que tentam rever estas atitudes coletivas exageradas e equivocadas? Por que tanto dinheiro para poucos sem talento,sem sequer estudos e que dificulta o exemplo a nossos filhos de que para se dar bem na vida é só cantar besteira e falar baixaria? Se vivemos num mundo de provas ou expiações,no Brasil ainda estamos mais perto do primitivismo,da algazarra,da banalidade,da futilidade, da sensualidade,da promiscuidade e porque não dizer da hipocrisia.Abaixo alguns textos para reflexão:
O carnaval não é comemorado somente no Brasil, mas em boa parte do planeta.
Veja a seguir as principais comemorações.
Reino Unido
No período do carnaval brasileiro, acontece, no Reino Unido, o Shroveitide (Shrive que significa confessar 'pecados'), que é a comemoração do carnaval britânico.
Estados Unidos
Nos Estados Unidos, o carnaval resume-se basicamente na celebração do Mardi Grass (Terça-Feira Gorda), vários estados celebram o carnaval.
O Estado mais tradicional na comemoração é New Orleans, onde, durante o Mardi Grass, desfilam pelas ruas mais de 50 agremiações. A agremiação mais conhecida é a do Bacchus (que possui gigantescos e originais carros alegóricos).
Alemanha
Na Alemanha a celebração do carnaval acontece tanto nos grandes centros urbanos quanto na Floresta Negra e nos Alpes.
A festa mais tradicional é a da cidade de Bonn, que organiza desfiles com pessoas fantasiadas; o diabo fica solto, por esse motivo as pessoas usam máscaras a fim de esconder seus rostos.
Veneza
Por muito tempo o carnaval veneziano foi um dos mais fortes e alegres do mundo. Durante o período do carnaval eram desenvolvidos bailes e festas nas praças e ruas da cidade. Com o passar do tempo o carnaval de Veneza foi enfraquecendo, chegando a quase extinguir-se.
Fonte: http://www.brasilescola.com/carnaval/carnaval-do-mundo.htm
Como é o carnaval em 10 outros países
Muitos países ao redor do mundo comemoram o carnaval, pra você que achava quefolia e foliões só existiam no Brasil segue a lista dos dez carnavais em outros países.
O carnaval na Suiça tem grande expressão em Basileia. A folia tem início na segunda-feira, antes da quarta de cinzas, aproximadamente às 4h da manhã, com o Morgestraich. Na ocasião, todas as luzes se apagam e várias pessoas desfilam com lanternas pelo centro da cidade ao som de músicas carnavalescas com flautas e tambores.
No Equador o carnaval dura duas semanas e é comemorado com balões de água, flores e frutas. As pessoas festejam indo para as praias jogar balões de água em amigos e também em pessoas desconhecidas. Acontecem desfiles com carros alegóricos feitos por todos os tipos de flores e frutas.
.
.
Conhecido como o maior carnaval de inverno do mundo, a folia na cidade de Quebec, duram três semanas. Durante a festa ocorrem concertos musicais, esculturas de neve, paradas noturnas e atividades esportivas, por exemplo, competição de canoas e pesca no gelo. Mesmo com 10 graus negativos o carnaval do Canadá atrai milhares de pessoas do mundo.
.
No Japão carnaval tem nome, é Asakusa Samba Carnival. O festival têm carros alegóricos, ala das baianas, samba cantado em português e até passistas vestindo roupas importadas do Brasil. Muitas pessoas saem nas ruas para curtir a folia com samba no pé. O interessante é a presença de vários brasileiros, principalmente em lugares de destaque como nos carros alegóricos e puxadores de samba.
Os pontos altos do carnaval na cidade de Nice são os bonecos gigantescos de papel machê, as festas de rua e a célebre Batalha das Flores. A brincadeira acontece da seguinte maneira: flores utilizadas para enfeitar os carros alegóricos são jogadas no público.
.
.
O carnaval esloveno é marcado por ser muito diversificado e rico. O personagem mais popular da folia é o Kurent, que é uma fantasia com uma máscara monstruosa e demoníaca. Acontecem desfiles dessas máscaras numa mistura de celebrações ocidentais e o antigo paganismo eslavo. Na quarta-feira de cinzas ocorre o enterro do pust, um boneco que simboliza todos os males.
.
.
O carnaval dominicano é um verdadeiro show de identidade cultural que abrange muitos aspectos da sociedade dominicana. Os personagens enriquecer as celebrações populares sem limites para o colorido. Mas o mais apreciado em muitas cidades são os demônios espectadores que perseguem as pessoas que se aventuram em seu caminho, essa brincadeira é uma tradição por lá.
.
Na cidade de Bogotá acontecem uma série de eventos típicos e espetáculos, são apresentados danças e ritmos folclóricos, por exemplo, cúmbia, pito, gaita, salsa, fandango, mapalé e merecumbé. A festa que foi considerada pela Unesco como "Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade", tem o clímax com a Batalha das Flores.
.
É na época do carnaval que Veneza recebe o maior número de turistas. A cidade ganha um aspecto de baile de máscaras a "céu aberto", quando ricos e pobres se unem. As festas são celebradas no interior de palácios antiquíssimos e ainda com direito a máscaras e fantasias super requintadas. Além disso, acontecem grandes bailes, concertos, danças e desfiles.
..
Carnaval no Haiti é época de marchar, cantar, dançar, se divertir, relaxar e um momento em que a sociedade aceita qualquer e quase todos os tipos de comportamento. Na ocasião acontecem canções satíricas que é uma tradição antiga, onde haitianos aproveitam para protestar a respeito de algo. Com a abertura política no país, a sátira carnavalesca se tornou mais escancarada.
.
.
Fonte: http://lista10.org/diversos/10-carnavais-em-outros-paises/
UM GIRO PELO CARNAVAL NO MUNDO
As festas de momo não são privilégio do povo brasileiro. Apesar do Carnaval em nosso País ser destaque no mundo todo, de receber milhares de turistas todos os anos, o festejo é comemorado em vários lugares.
Cada país comemora de uma maneira diferente, mantendo suas tradições locais, mas, a criatividade nas fantasias e a alegria, é a mesma nos quatro cantos do mundo. Você poderá ter uma pequena mostra do que acontece nas fotos-legenda abaixo. Divirta-se:
Nenhum comentário:
Postar um comentário