segunda-feira, 4 de março de 2013

INFORME: vulnerabilidade juvenil




DO BAHIA TODO DIA | 19/02/13| 18h58

 

 

A Bahia concentra cinco dos dez municípios com os maiores índices de vulnerabilidade juvenil à violência (IVJ-Violência), segundo apuração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Eunápolis está no topo da lista, em primeiro lugar. Também estão estre os mais vulneráveis Porto Seguro, Paulo Afonso, Lauro de Freitas e Teixeira de Freitas. Além da Bahia, os estados de Alagoas, Pará, Paraíba, Rio Grande do Sul e Goiás têm municípios entre os dez mais vulneráveis do país.

 

 

O índice considerou as taxas de violência a que os jovens de 12 a 29 anos de idade estão expostos, considerando homicídios; mortalidade no trânsito; pobreza, desigualdade socioeconômica; frequência dos jovens nas escolas e o acesso ao mercado de trabalho. O levantamento comparou os dados de 2007 e 2010, em 283 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes em 2010.

 

 

Em situação contrária à Bahia, o Rio de Janeiro esbanja bom resultado, sendo a capital brasileira que mais reduziu a vulnerabilidade juvenil à violência. Considerando todas as cidades, o Rio avançou 153 colocações, ocupando agora a posição 193. São Paulo também não fica atrás: é capital onde os jovens são, proporcionalmente, menos vulneráveis à violência. O estado de São Paulo também conta com sete das dez cidades com melhor posição no ranking. A capital com maior IVJ – Violência é Maceió, que ocupa a 12ª posição na classificação geral.

 

 

 

De modo geral, a maior parte das cidades avaliadas reduziu a vulnerabilidade à violência entre 2007 e 2010. Entre os 283 municípios avaliados, apenas 13 se tornaram mais vulneráveis, sendo eles Águas Lindas de Goiás; Araucária (33°), no Paraná; Porto Seguro; Bento Gonçalves (92°), no Rio Grande do Sul; Paulo Afonso; Alvorada; Itapipoca (19°), no Ceará; Parintins (104°), no Amazonas; Guarapuava (60°), no Paraná; Abaetetuba (31°), no Pará; Nossa Senhora do Socorro (99°), em Sergipe; Araras (164°), em São Paulo; e Pinhais (30°), no Paraná.




 

Nenhum comentário:

PARA PARTICIPAR DO GRUPO NO YAHOO GRUPOS:
Assinar irmaosdeluz

Desenvolvido por br.groups.yahoo.com