segunda-feira, 8 de setembro de 2008

COMUNICAÇÃO



Desde os primórdios através de sons e ruídos que o ser humano tenta se fazer ouvir,sentir,expressar,entender,compreender,acasalar e porque não,amar. Ao longo da sua evolução biológica e espiritual a emissão e a recepção de sinais, gestos, sons, atitudes tem tido no meio do caminho algo até então ignorado: a interferência.
A interferência não está necessariamente entre as partes que emitem e recebem a comunicação,ela tem uma influencia muito grande de quem emite e de quem recebe,através do seu campo energético,evolução moral,ligado às nossas “antenas” mentais e estas como se ligam ao coração. A articulação destes mecanismos de emissão e recepção estão ligados a nossa experiência passada,nossas bagagens culturais e ao meio ambiente em que vivemos um dia e agora. Como fazer para melhorar e se fazer entender pelo outro, sem ofender,machucar,quando o que queríamos dizer não era bem assim era outra coisa,pois você entendeu errado? A comunicação entre amigos e conhecidos é mais fácil do que entre namorados,irmãos,pais e filhos,colegas de trabalho,porque nestes últimos está a chave da nossa melhora e crescimento,que Deus uniu para através do amor,do perdão,do resgate sabermos tolerar,ceder,compreender e entender,achando a resposta desta dificuldade através da solução conjunta,pois todos formam uma família,de convívio diário,sujeito a oscilações de humor,paciência,adaptação e respeito mutuo,daí surgir aqueles desgastes com os quais não sabemos lidar e saímos atrás de livros de auto-ajuda e acompanhamento psicológico. A solução está em nós.Eu tenho como me melhorar e descobrir como posso interagir com este outro,pedindo auxilio ao meu Anjo da Guarda,meus guias espirituais,meditando,orando e melhorando meu campo. Não estamos aqui a passeio,embora tenhamos muitos momentos inesquecíveis de alegria,emoção,prazer e aprendizado com todos estes com os quais temos dificuldades de relacionamento,mas que são nossas maiores metas de felicidade e crescimento moral e espiritual,alem de maturidade e experiência de vida.Muito fácil desistir,abrir mão e dizer não dá mais.Olhe a vida com outro ângulo.Diga “ Eu vou entender você e você vai me entender,como podemos fazer isso?”. Nossos somos filhos de Deus,somos irmãos antes de tudo,nos amamos e nos programamos para através destes que amamos e temos dificuldade encontrarmos a solução da nossa química, da nossa física, da nossa simbiose. Tenhamos fé.
Comunicação é uma arte linda e em algum ponto está havendo uma falha,um mal entendido num gesto,num tom,numa atitude,um sinal verbal ou visual. A solução está em nós e através do amor e da inspiração do Alto encontraremos a resposta.Não desistamos porque nossos pais,parceiros e colegas de trabalho refletem através daquilo que menos gostamos justamente o que não aceitamos em nós,daí a dureza da sinceridade que incomoda, daquela palavra não bem-vinda. O que mais reclamamos nos outros é uma projeção do que não aceitamos em nós mesmos,retido e censurado no nosso inconsciente.
Passemos a ver o outro com outros olhos,o que há na historia pessoal e espiritual daquele irmão que amamos que tanto me incomoda e como podemos nos adaptar e contribuir para sua melhora e a nossa melhora. O exercício é diário e não é fácil.Mas é preciso começar. Trazer a tona o passado ou uma passagem de algo expresso numa conversa passada para a comunicação atual só faz nos distanciarmos ainda mais da melhora deste contato e da aplicação do consenso e da harmonização entre aqueles que se amam.

Que Deus nos abençoe e nos ilumine a cada dia, fazendo florescer a luz do amor,do perdão e do esquecimento daquilo que não volta mais,pois como é bem conhecido do pensamento indiano,temos três flechas: uma que já foi atirada(passada), a que está na nossa mão(presente) e outra guardada(futuro). Cabe a você saber o que fará com a palavra ou atitude(flecha) que está em seu poder.

Manoel Trajano
Salvador, Bahia, 17/04/2005, 22:15-22:45 h

Nenhum comentário: