sexta-feira, 19 de setembro de 2008

PRECISA DESABAFAR,LIGUE PARA GENTE!




O GRUPO IRMÃOS DE LUZ APOIA ESTA AMOROSA INICIATIVA CONSOLADORA E EDIFICANTE.

Há 10 anos, funciona em Salvador um serviço salva-vidas por telefone. Trata-se do PLANTÃO DA PAZ, uma instituição espírita, que realiza atendimento fraterno, de segunda a sábado, das 8 às 19h, através do telefone (71) 3322-3580.
O atendente é um amigo-voluntário que profere uma mensagem de conforto e otimismo àquele que, provavelmente, passa por alguma dificuldade no campo das relações afetivas, familiares e existenciais e que, sozinho, tem dificuldade em encontrar uma solução.
A instituição não tem fins lucrativos e atende, em média, 25 pessoas diariamente. Sem se identificar (o trabalho é sigiloso e anônimo) e pagando o valor normal da tarifa telefônica, a pessoa procura o serviço para desabafar e ouvir palavras de reflexão e otimismo.
O PLANTÃO DA PAZ tem por finalidade:
a) prestar atendimento voluntário, anônimo e sigiloso, através do telefone e/ou Internet, às pessoas que o solicitem, sem distinção de classe, sexo, raça, nacionalidade ou religião, oferecendo conforto espiritual e evangélico;
b) conceder apoio espiritual às pessoas com ideação suicida, ouvindo-as com interesse, respeito e atenção, e reconfortando-as em seus conflitos;
c) promover a defesa e preservação da vida em qualquer circunstância, lutando contra o aborto, a pena de morte, a eutanásia e o suicídio;
d) promover a cultura da paz na sociedade, através de ações como cursos, seminários, conferências, encontros e campanhas para a promoção da não-violência
Um dos objetivos do PLANTÃO DA PAZ, como dito anteriormente, é atender pessoas com ideação suicida, pois avançam de forma preocupante as estatísticas sobre suicídios no Brasil e no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.
Para cada suicídio: 5 ou 6 pessoas próximas ao falecido sofrem conseqüências emocionais, sociais e econômicas.

Segundo os técnicos do Ministério da Saúde, o suicídio já é considerado um problema de saúde pública e tem como principal causa a depressão. Essa doença, que atinge pelo menos 8% da população mundial (OMS) — aproximadamente 15 milhões de brasileiros – é de difícil diagnóstico e os medicamentos indicados, os antidepressivos, são caros demais para a maioria da população.
O comportamento suicida resulta de causas complexas: situação de pobreza, desemprego, rompimentos afetivos, discussões, perda de entes queridos e enfermidades que causam deficiência ou que afetam a estabilidade mental do indivíduo como a depressão.
O papel do PLANTÃO DA PAZ é o de ouvir e apoiar as pessoas que se sentem desamparadas em algum momento da vida, levando-lhes palavras de esperança e conforto espiritual, restabelecendo a auto-estima e a paz interior.

Voluntários sempre são bem-vindos!! Os requsitos são: ser maior de 21 anos de idade, ser espírita e o desejo de ajudar o próximo através de uma palavra amiga.

Nenhum comentário: