sábado, 13 de setembro de 2008

VIGILANCIA AOS MÉDIUNS II

Por Manoel Trajano

De uns tempos para cá tem-se observado como anda o comportamento ou a conduta espírita, cristã e eticamente amorosa,tolerante e solidária para com o próximo nos Centro Espíritas e o que tenho observado, escutado e testemunhado tem feito em mim uma necessidade de uma reflexão urgente e que me sinto na obrigação de compartilhar com meus colegas e amigos desta seara maravilhosa e educadora.
Não estamos,não pudemos e não devemos exigir de ninguém certas posturas, mudanças de atitude, mudanças de comportamento,nem alegar e nem se deixar influenciar por achar que a espiritualidade maior o assim está fazendo porque não é. Cada um a seu tempo, procurando internalizar a Disciplina necessária, o equilíbrio necessário e processo educativo mediúnico necessário deve ter seu caminho a passadas firmes, porem regulares e não apressadas e muito menos ações intimidadas,questionadas,julgadas e agressivas por semelhantes encarnados dentro do mesmo objetivo. Não vamos admitir colegas que se propõe a crescer faltarem com o respeito para com o irmão mais próximo principalmente onde devemos dar o exemplo. Quem tiver a oportunidade de ler “ Aconteceu na Casa Espírita” entenderá melhor o que estou me referindo. Há ainda muita vaidade, orgulho, narcisismo, intolerância,falta de compostura,falta de caridade moral e paciência entre os dirigentes espíritas e seus coordenadores, que ao meu ver estão tratando alguns Centros como empresas,so que sem o lucro(quando não o fazem também) que é diferente de ter saldo para os compromissos e despesas de manutenção do ambiente físico. Hoje,estou me permitindo com a graça de Deus,ser convidado para conhecer outras casas e não há um padrão,nem queremos isso a não ser que tenham em comum o propósito do Evangelho segundo o Espiritismo,da Caridade e do Amor. Fora isso são livres para ter sua identidade própria e aí entra a vigilância dos médiuns que somos todos nós,cada qual na sua tarefa sem hierarquia, sem poderes a não ser os divinos. A Doutrina Espírita tem crescido e evoluído muito através dos homens de bem, humildes, simples,amorosos e desapegados, crescido para esta nova fase que vivemos de transição cujo objetivo é tolerância religiosa no mundo, respeito nas diferenças,num horizonte que contemplará uma religião única, a de Deus e para tanto temos que acabar com essas limitações dentro da ciência de nossas imperfeições. O processo terrestre está complicado, aquela faixa intermediaria dentro da Terceira Ordem está cada vez aumentando,ou seja vemos espíritos encarnados lindos e vem no outro extremos barbaridades de toda ordem.
Vamos ser o exemplo cada vez mais de união,harmonia,força, luz para aqueles que nos procuram, sejam encarnados e desencarnados.Porque somos tão respeitosos quando um deserncarnado pede ajuda e somos tão intolerantes para com aqueles trabalhando ao nosso lado em objetivo comum? Sabemos que são casos isolados, que é uma minoria de colegas que assim age no cotidiano, como em todos os grupos sociais organizados,mas nossa responsabilidade é muito grande para perdermos tempo com essas pequenas desarmonias que podem trazer prejuízos grandes para os envolvidos e principalmente para a Casa Espirita, a nossa moradia e nosso Lar Verdadeiro,o teto administrado por Deus.

Um comentário:

Unknown disse...

Não conhecia esse espaço. Muito bom mesmo! Velho, beleza de participação a sua lá no blog. Volte sempre!

Um abraço.