Há 3 anos venho numa caminhada de recuperação de um acidente esportivo ocorrido em Agosto/2006 com colegas de trabalho num Clube de Salvador e quão foi válido este aprendizado até aqui que implicou em paciência,tolerância,força de vontade em que alternaram-se momentos de acomodação psicológica e física e que muitas vezes levava a ganhos de quilogramas a mais mas sempre que o despertar da consciência batia a academia estava lá a espera. Não faltaram histórias desde o primeiro médico ortopedista que relatava os casos que lá chegavam na Urgência de uma forma fria e calculista,carniceiro que deixa minhas histórias de acidente de trabalho virarem contos de carochinha(imaginem aquelas pessoas que me chamam de insensível e frio diante de meu profissionalismo,eu sinto tambem mas tenho que administrar,não sufocar). Aparelhos de ressonância fizeram parte de minha vida e me fizeram chorar em momentos que meu grande amor por jogar futebol,no gol fosse encerrar ali.
Estou falando de meu joelho esquerdo que sofreu uma entorse com principio de ruptura no ligamento lateral(ainda bem que não foi no ligamento cruzado,diziam os médicos...ufa disse eu).De lá para cá foram sessões de fisioterapia com tens e gelo e minhas paradas com acomodação,relaxamento e quando me dediquei de volta para valer,mas sem controlar o peso,tão importante nesse processo,veio a alegria de saber que estava apto,pronto dois anos após o fato,assim liberado pelo médico que me acompanhava,profissional conceituado na área.E fui na minha reestréia depois de 15 anos,duas vezes por semana e mais 2,parado. Fiquei feliz da vida,joguei duas horas e nada senti,que alegria,que felicidade,agradeci tanto a Deus,pois havia superado a condromalácia,congênita que estava comigo. Estava?Claro que não,ela ainda estava lá.Uma semana depois eu me animei e saí do campo de barro para a quadra de salão.Ah a velha quadra que me conhecia tão bem e eu a ela.Eu parado,sem movimento durante a partida senti aquela dor de novo,estalando e sentei para tentar aliviar.Tome-lhe gelo e minha caminhada de recuperação recomeçou.
Tudo isso tem me ensinado que o amor pelo que fazemos implica as vezes em renúncia mesmo que momentânea,disciplina,dedicação,superação,paciência,humildade e resignação em aceitar que Deus sabe o que faz que é melhor para cada um de nós. Não esqueço as palavras do novo médico que procurei que disse que eu nao precisaria de Cirurgia mas sim de Fisioterapia,tem crescido minha admiração por esta área cuja amplitude,leque,diversiade de atuação tem me surpreendido. Volta e meia conheço uma fisiioterapeuta e atualmente Deus me agraciou com uma fantástica,bem humorada,motivada que tem me ajudado dando,mesmo nos dolorosos exercícios que são culpa da minha acomodação e fora de forma,mas me estmula tanto a continuar e ja tracei metas de ao final do ano estar de volta fazendo o que gosto,se for da vontade de Deus.
Mas porque será que estou falando de Joelho e qual sua relação com a Bola e o Gol?Todos sabem que Futebol é paixão nacional,no meu caso é amor e em especial o Futebol de Salão,mais do que o Society e Campo Oficial.Aliás ela me informou que o Society é o pior de todos em termos de absorção,impacto e lesões.Aprendi a lição. Foi no society que me lenhei(me ferrei,bem baiano essa...) Mas,sem traumas.Superação e Esperança. Joelho é equilíbrio,sustentação,articulação e no meu caso o esquerdo é apoio,pois sou Destro.Gosto de brincar que minha esquerda é cega e a direita,caolha(risos).Pode rir tambem.Todos riem(risos). Mas desempenho bem minha posição. Como a propaganda de um cartão que está veiculando na TV atualmente é bem feita a frase de que "o futebol é bem mais que a bola" e é mesmo.É torcida,é vibração,é a camisa que vestimos,é a pipoca que comemos de nervoso no estádio,ou o amendoin que jogamos na nossa boca.Eu vôo junto com o goleiro.Amo isso. A bola na sua forma esférica quer dizer centralização.Raio igual para todos os lados,bem diferente da "bola" do futebol americano cuja violência,virilidade e impacto salta aos olhos.Coloquei aspas porque não é esférica e sim oval,elíptica(elipse é uma figura geométrica plana cuja distância horizontal é diferente da vertical,a partir do centro,lembre do Ovo). É um elipsóide.Pronto!
Com relação ao Gol que pessoas como eu defendemos,chamados nós de arqueiros cuja escola formadora é a antiga União Soviética(pelo amor de Deus esqueçam do Comunismo,não tô falando disso aqui) em que aos meus 9 anos ja admirava Dasayev(URSS) e Zoffi(Itália),depois vieram Prooudhome(Holanda),Shilton(Inglaterra),Rodolfo Rodriguez(Bahia,Uruguai) entre outros estrangeiros. Como aqui no Brasil começou-se o destaque com Taffarel,por coincidencia veio a ser meu apelido que até hoje me encontram na rua e assustam aqueles que atendem o telefone lá em casa(minha mãe que o diga"não é aqui não,ligou errado sr..."risos). Dida(o E.C.Vitória nos deu algo que preste...brincadeira tricolor), Julio Cesar, Sidmar(os tricolor vão lembrar dele),nosso gato Félix,Raul,Benitez e outros tantos. Infelizmente brasileiro adora fazer humor ou marcar quem não merece pagar o preço de nossa incompetência coletiva ou falta de merecimento divino.Detesto quando fazem bodes expiatórios e assim massacraram o pobre Barbosa,mesmo antes e depois de morto(chegou-se ao ponto do presidente atual da CBF não permitir a visita,ja do goleiro velhinho de visitarTeresópolis sob o pretexto de dar azar,às vésperas da Copa do Mundo.Ridículo). Tomo as dores mesmo! Ah,bom! Devem ter as traves ou "3 paus" e não 4 como dizem é pura arte. Arte de fazer ponte,se esticar,defender,liderar organizando a defesa e as vezes meio campo e ataque. Nunca joguei oficialmente para ter uma braçadeira de capitão.Modéstia a parte me dariam(risos).Brincadeira!Sempre briguei muito,defendendo minha esquipe e cobrando o melhor deles conhecendo seus potenciais.Sempre dei sangue (literalmente) quando me ralava todo. "Agarrava" em garagem de prédio,piso de azulejo em play-ground,asfalto quente,areia de praia,barro,salão,campão,society até baba porrada jogava no colégio.Sempre no Gol.Mas nao havia violencia,briga física.Era brincadeira que acabava depois no refrigerante,na cerveja gelada e nas gozações. Depois do trabalho era uma delicia,descia direto para la de busu ou carro.Na Graça,meu cantinho,minha familia de marmanjos.Mulher não ia!(risos).
A música "É uma partida de futebol" do Skank é a maior declaração de amor que já fiz sobre o que é viver o futebol seja na torcida ou jogando(veja em http://letrasquemarcam.blogspot.com) ao contrario do que homens(poucos) que não gostam dizem que nem mulheres"22 homens atrás de uma bola". Atrás só nao,do lado,na frente,por cima.É o sexo de quem ama a gorduchinha,a redondinha que dá amor e prazer,paixão e saudade,que se torna inesquecível. Pegar na bola,acariciá-la,conhecer o tempo de bola no ar,sua física,sua química,sua mecânica,sua filosofia é muito mais do que somente jogar bola,é levitar e pairar no ar e recomeçar a nova tentativa de fazer um gol. Gol de goleiro já fiz.A emoção é dobrada. Defender uma bola "indefensável" parece uma contradição mas é o que chamamos de milagre,"fazer chover". 10 defesas espetaculares não pagam um "frango". Numa terra de artilheiros como Pelé,Zico,Sócrates,ser goleiro é raridade mas não esqueço de um garotinho que me perguntou" você nao joga na linha não?"(jogar na linha é correr em campo,exceto goleiro),ao que respondi "não". Na semana seguinte o menino estava lá todo vestido de Goleiro do São Paulo,com luva e tudo e assistiu meu baba. Fiquei tão emocionado com aquilo que me motivou e me ensinou que somos exemplos para muitas crianças e adultos que precisam de inspiração,contra tabus e preconceitos do tipo"goleiro é coisa de maluco","ficar parado e não sua". Mentira. Goleiro vive de movimentos rápidos,inteligentes,decisivos,de "explosão",bruscos e firmes. É de extrema responsabilidade,tal qual um trabalho intelectual. No Brasil se valoriza que tem trabalho físico,braçal e nao se valoriza trabalhos mentais,responsáveis e criativos sob alegação equivocada de que se "ganha sem trabalhar". É uma lição que me enche a alma poder passar tudo isso para vocês que me leem e deem valor as escolhas dos seus filhos,irmaos,amigos,colegas. Minha familia sempre me apoiou,embora eu tivesse com parâmetro meu irmão Zé(terceiro de quatro,eu sou o caçula) que até hoje aos 44 anos com corpo de jovem em forma corre,joga futvolei,corre e é craque. Jogava contra ele e adorava porque era mais difícil,aprendia tanto e sou grato a Deus e a ele por tudo nessa area de minha vida).Ele é meu oposto,é caladão(risos).
Estou aqui na minha caminhada louco para voltar a jogar,acreditando em dias melhores,perder uns 10 quilogramas,ganhar massa muscular,fortalecer o joelho que é meu apoio,meu sustento e hoje estou muito mais amadurecido,mais sereno e menos ansioso em relação ao tempo de minha volta.Ainda vou ensinar tudo isso a muitas crianças,sejam elas minhas ou de outros.
Vale a pena acreditar no que você gosta,adora,ama e tem prazer.As adversidades da vida estão aí para isso.As pausas são necessárias. Nada é finito.Nada é para sempre.Nem as paradas nem a nossa vida aqui encarnados. Pensei varias vezes em contar um pouco de minha história por uma questão de exposiçao como alguns me falam,mas tenho sempre o objetivo de ajudar,inspirar coisas boas,motivar,acreditar. Somos todos Irmãos de Luz,iluminados pela luz de Jesus Cristo,nosso Pai e Mestre.
Manoel Trajano,31/07/09, 15:20 h
Nenhum comentário:
Postar um comentário