quinta-feira, 1 de outubro de 2009

TENTANDO EXPLICAR E TENTANDO AJUDAR SOBRE DEPRESSÃO

Por Manoel Trajano
Desde que me entendo por gente e faz pouco tempo,pois internamente me conheço muito pouco e surpreendo cada vez mais comigo me deparo com algumas coisas que o ser humano gosta de dar título a elas como se fossem modismos ou situações passageiras,quando na verdade sempre existiram.
Falamos em Crise Mundial,Epidemias,Violência,Ondas Gigantes,Enchentes,Stress entre outros males da humanidade ou naturais,isso quando um não potencializa o outro face às nossas misérias,mazelas ou como quiser que chame.
Falamos em Síndrome do Pânico,Depressão,Transtorno Bipolar(antigo PMD até onde minha ignorância conhece), Esquizofrenia e outras manifestações que ocorrem no nosso íntimo e são exteriorizadas sob a forma de comportamentos que requerem auxílio,ajuda da família e amigos,compreensão e paciência. Tratamos nossa matéria com remédios,com terapias de toda ordem e vez ou outras nos pegamos apreensivos,ansiosos,inseguros e inquietos,mas ainda relutamos em aceitar que a cura está em nós e que não basta esforço físico,renúncias que aumentam o sofrimento e choques bruscos e fortes que muitas vezes não tem eficácia.
Precisamos nos conhecer melhor,nos aceitar,nos perdoar,nos escutar e saber nossos limites,partindo da premissa de que a felicidade depende exclusivamente de nós e não do mundo externo e que sabemos todos que é difícil,mas um passo de cada dia. Devemos orar mais de coração e sinceridade,não necessariamente falado mas principalmente pensado e sentido.Isso se chama Fé e é bem diferente de bitolação e pensamento compulsivo-obsessivo.
Passei por uma experiência há quase 20 anos atrás que eu não queria sair de casa.Parece que o mundo se agigantava ao meu redor.Tudo era enorme e me assustava.Achava que não tinha mais jeito em alguns momentos mas não perdia a Fé em Deus,o diálogo com meu Anjo da Guarda e meus amigos espirituais. Não sabia nada sobre Mediunidade,nem de Espiritismo(hoje sei bem pouco) mas sentia o apoio necessário para levantar a cabeça e repetir para mim mesmo "eu sou feliz,sou alegria de viver".Quando comecei ouvir as visualizações terapêuticas de Divaldo Franco/Joana de Angelis "Saúde" e "Viagem interior" entendia que mais do que palavras era necessário assimilar a paciência conosco mesmo e a serenidade na caminhada.
A palavra "Depressão" para mim lembra descida,declive,ladeira abaixo. Partindo da premissa de Isaac Newton de que tudo que sobe desce,devemos entender que a recíproca é verdadeira,pois se a gravidade nos puxa para baixo,cabe a nós colocarmos os combustíveis da vida em nossos foguetes e subirmos superando as adversidades da vida,perdoando,amando,seguindo. A cura está em nós,sim,porque a Natureza como parte do Universo,nos traz as doenças para nos alertarmos que estamos indo contra a felicidade verdadeira,do que é melhor para nós,através dos sinais divinos.Ele mostra o que é necessário para nosso desenvolvimento e evolução espiritual e relutamos em seguir condutas e caminhos diferentes.Precisamos aprender a aceitar que é diferente de se acomodar.
Olhemos mais para dentro de nós,rememos a favor da maré superando as ondas do caminho que vem de lado,de frente,transversal,subindo e descendo. A vida opera em ciclos,em altos e baixos,em cumes e baixadas.
So, don´t give up! Cest la vie! Carpe Diem! Go ahead!! Se existe Depressão,está na hora de subir o cume,na escalada que poderá haver tempestades de vento,de areia ou pedras que rolaram dificultando nossa caminhada,por mais íngresse que seja. Você verá que quando chegar no cume verá o céu maravilhoso e estrelado e o horizonte chamando para novas montanhas mas intercalado de paraisos e momentos de alegria e felicidade,como ha os momentos de tristeza e dificuldade. Por que nos abatermos quando vem a tempestade se a bonança vem logo em seguida?
O assunto é complexo,profundo e vasto,portanto vou me recolher a condição de tentar clarear um pouco seu caminho cheio de nuvenzinhas que só estão a nível dos olhos físicos,pois seu coração vislumbra um caminho de luz e paz com os olhos da alma. Como só percebemos 8% do que realmente está acontecendo ao nosso redor,tenha certeza que nos dentro dos outros 92% tem tantos amigos seus torcendo,estimulando,vibrando para que você supere essa fase. Você não está só e eles querem que voce siga buscando ser feliz porque somente Deus pode lhe chamar o retorno,nunca você,pois nossa vida não começou nessa encarnação e não vai terminar agora e a oportunidade desta vida terrena,tão disputada,tão requerida por bilhões de espiritos e poucos conseguem essa chance,é hora de agarra-la e dizer a partir desse segundo serei cada vez mais feliz,amoroso,perdoando-me e amando a mim e o semelhante,inclusive os "inimgos",que para mim são amigos endurecidos e não esclarecidos.
Muita paz.

Nenhum comentário: