quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

FILA




Por Manoel Trajano


Por que brasileiro adora uma fila? Mesmo em tempos de praticidade e tecnologia, somos desconfiados de tudo (e não é para menos devido à existência de tantos trambiqueiros, ladrões virtuais, trapaceiros, hakers em geral, entre outros). O gostar aqui não é só das pessoas que já não se incomodam que os bancos não cumprem o que a lei os obriga a atender o cidadão em 15 minutos no máximo, exceto vésperas e pós feriados e finais de semana que o movimento naturalmente aumenta. Brasileiro é malandro e prefere furar a fila, dar uma de "João sem braço", entrar na maior cara de pau e ainda dizer" eu estava aqui,não me viu não?"ou ainda se aproveitar de desculpas do tipo"sou lactante" e ir direto ao caixa sem apresentar nada(e ele não cobra o atestado médico).



Pior do que ainda gostar de fila é não se organizar nela. A despeito daquela faixa delimitadora adesiva AMARELA em forma de Z, para evitar desorganização e ainda tem aqueles que impedem sua passagem, pois temos que pedir licença, somos incapazes de respeitar a sinalização. Eu pergunto: se nós não conseguimos sequer nos organizar numa fila, podemos nos organizar em mais alguma coisa, inclusive lutarmos por nossos direitos. Fazemos fila para banco, teatro, cinema, estádio, emprego, para ver um acidente, para pedir autógrafo, no engarrafamento, no ferry boat, para trocar cupons para ir ao show, para fazer lanche. Acho que o Brasil é o país que mais se faz fila e mais comprimento se tem em tudo, deveríamos ir para o Guiness Book, o Livro dos Recordes.



Mas afinal, porque tanta fila? Temos por um lado um sistema público falido, quebrado que não contrata, não abre concurso e melhor ainda não pago dignamente, daí o desinteresse e estressa o cidadão pela letargia, por outro lado empresários que só querem lucrar e não contratam gente para trabalhar e só fazem reclamar dos Governos e dos impostos, por outro lado ainda o cidadão que não procura os meios mais eficazes e práticos, não se planeja, não se organiza para evitar filas e bota culpa nos dois anteriores.





Fila é algo zen, para testar nossa paciência, nossa calma e ficar atento aos que furam, pois o jeitinho brasileiro é aquele que sempre impera. Vemos muito no trânsito uma faixa destinada a um viaduto, a uma afluência a esquerda ou à direita, sempre vai ter aquele que vai lhe cortar ignorando os demais que estavam esperando. E um mesmo cara desses quer exigir um país justo para todos, reclama dos políticos que ele ajudou a colocar lá.



Em todo lugar a filas. Graças a Deus inventaram a fila única, que não depende de um caixa só e sim do trabalho em equipe, mas os bancos ainda desrespeitam o cidadão, o cliente a despeito de lucros recordes e desorbitantes a cada ano que passa.


Vá gostar de fila assim lá na última curva depois do último quarteirão...





Nenhum comentário: