quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Espiritualidade é a nova tendência do cinema brasileiro




 


 


"FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO"
Caridade: benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas. (LE, 886)


ÚLTIMO SEGUNDO
 
 

12/02 - 13:41 - Augusto Gomes, iG São Paulo

SÃO PAULO - Se existe um responsável pela onda de filmes com temática espírita que estreará no Brasil este ano - além de "Chico Xavier, o Filme", em abril, há "Nosso Lar" e "As Mães de Chico Xavier", no segundo semestre -, é o longa "Bezerra de Menezes". A produção, modesta, foi a maior surpresa do cinema brasileiro em 2008 e teve um público de mais de 500 mil pessoas. No ano passado, o filme foi lançado em DVD e, até o momento, já vendeu mais de 44 mil cópias.

"O público está cansado desses filmes de favela, cheios de violência", afirma Luiz Eduardo Girão, um dos produtores de "Bezerra de Menezes", referindo-se ao filão que dominou o cinema brasileiro depois do sucesso de "Cidade de Deus", em 2002. Segundo ele, a próxima onda será de longas mais ligados à espiritualidade. Ou, como ele prefere denominar, o cinema transcendental. ""Vão vir muitos outros filmes por aí. É a nova tendência do cinema brasileiro", prevê.

O cearense Girão envolveu-se com cinema graças ao que ele chama de "conspirações divinas do universo". Empresário das áreas de hotelaria e segurança, desde 2001 promove uma mostra de "teatro transcendental" - espetáculos com temática espírita - em Fortaleza. Segundo ele, o sucesso foi tão grande - 35 mil pessoas na edição mais recente, em 2009 - que o cinema foi quase uma evolução natural. Assim como o tema do filme, o médico Bezerra dos Menezes, um dos pioneiros do espiritismo no Brasil, ainda no século 19.

Feito com poucos recursos ("A gente sabe que é uma produção modesta", admite), o filme conseguiu chegar aos 500 mil espectadores graças principalmente à propaganda boca a boca. Tanto que teve mais público na segunda e na terceira semanas em cartaz do que na primeira, o que é uma raridade. O próximo passo é transformar a vida de Bezerra de Menezes numa minissérie para a televisao. "Acabamos de fechar uma parceria com a Conspiração Filmes para produzir a minissérie. A opção inicial é a TV Globo, por motivos óbvios. Estamos aguardando", revelou.

Além da minissérie, Girão também está produzindo o filme "As Mães de Chico Xavier". O roteiro é baseado em histórias reais de mães que teriam entrado em contato com os espíritos dos filhos mortos através do médium mineiro. As filmagens começam no próximo dia 15 de março, no Ceará. A direção será dividida entre três cineastas: Glauber Filho e Joe Pimentel, dupla responsável por "Bezerra de Menezes", e o brasileiro radicado nos Estados Unidos Gerson Saginatto. Haverá inclusive uma semana de filmagens em Los Angeles.

Também no segundo semestre, chega aos cinemas a adaptação cinematográfica do livro mais importante de Chico Xavier, "Nosso Lar". A produção, que só estreia em setembro, já vem chamando a atenção pela quantidade de efeitos especiais que promete usar. Segundo os responsáveis pelo filme, cerca de 90% das cenas terão algum tipo de efeito, desde a criação dos prédios, ruas e casas da cidade espiritual até a aparência dos espíritos e formas de viver.

http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/2010/02/12/espiritualidade+e+a+nova+tendencia+do+cinema+brasileiro+diz+produtor+9392769.html
 


MOVIMENTO NACIONAL DA CIDADANIA PELA VIDA - BRASIL SEM ABORTO
 
 
"Assim que é concebido, um homem é um homem".
(Prof. Jerôme Lejeune, Pai da Genética Moderna e um dos fundadores da citogenética humana)
 

"O aborto não é, como dizem, simplesmente um assassinato.

 É um roubo. Nem pode haver roubo maior. Porque, ao malogrado nascituro, rouba-se-lhe este mundo, o céu, as estrelas, o universo, tudo.

 O aborto é o roubo infinito".

(Mário Quintana - poeta gaúcho)

--
Acesse, leia, comente e divulgue entre os amigos.
http://plantaodapaz.blogspot.com/

__._,_.___
Enviado por Jaime Khoury-Plantão da Paz/BA

Nenhum comentário: