quarta-feira, 7 de abril de 2010

Seminário reúne médicos espíritas

INFORME DE EVENTO JÁ OCORRIDO
 

 

2/4/2010

Os 100 anos do médium Chico Xavier são lembrados em evento que discute saúde e espiritualidade

Juazeiro do Norte. Começa, hoje, o IV Seminário Médico Espírita do Cariri, no Memorial Padre Cícero, a partir das 20 horas. Médicos de vários Estados do Brasil estarão participando das palestras, em que serão abordados temas relacionados à ciência, espiritualidade e saúde. O seminário será aberto com apresentação artística do cantor Nando Cordel. Em seguida, o presidente da Associação Médico Espírita (AME) de Pernambuco, Sílvio Romero, fará conferência magna de abertura, com o tema "Chico Xavier, a prédica de amor ao próximo".

O Seminário lembra médium Chico Xavier, "100 anos de amor, um exemplo a ser seguido". As palestras estarão abertas ao público em geral e vão acontecer, a partir de amanhã, na Faculdade Leão Sampaio. Segundo o presidente da AME do Cariri, Fernando Sousa, médico neurologista, a função principal da entidade é estudar a espiritualidade no contexto da Medicina e da finitude da matéria. A entidade iniciou seus trabalhos na região em 2003. No Brasil foi criada há 42 anos, presente internacionalmente em19 países.

Fernando Sousa afirma que vários estudos já estão sendo formulados em torno da Medicina e espiritualidade, em nível da Física Quântica. A AME atualmente possui em seu quadro de presidentes e vice-presidentes médicos espíritas, que, conforme ele, vêm auxiliando no trabalho de mostrar que há a vida além da morte. Ele destaca que em cursos de pós-graduação na Universidade de Oxford, nos Estados Unidos, já estão sendo estudados livros com temas relacionados à espiritualidade.

Segundo ele, no Brasil, a entidade também está presente no âmbito universitário, como nas universidades de São Paulo, Alagoas, Campina Grande e Pernambuco. No Instituto de Psiquiatria da USP, conforme o médico, existem teses de doutorado sobre estados alucinatórios, a integralidade do córtex, fenômeno mediúnico, entre outros estudos. "Não é só a contextualização científica, mas filosófica e pedagógica que melhoram muito a criatura humana", diz ele.

Participam do evento dez palestrantes, cinco deles de outros Estados. A perspectiva de participação é de cerca de 350 pessoas. Conforme o médico, a logística do evento envolve, pelo menos, 50 pessoas. A programação privilegia o centenário de Chico Xavier.

MAIS INFORMAÇÕES:
IV Seminário Médico
Espírita do Cariri
(88) 3511.3682
(88) 3572.2088
 

Nenhum comentário: