sexta-feira, 16 de julho de 2010

KARDEC E A RELIGIÃO NATURAL

 


No livro Obras Póstumas, encontra-se uma comunicação de um médium de Marseille (Jorge Genouillat) que trata do futuro do Espiritismo. É uma mensagem de abril de 1860 e define um papel ao Espiritismo junto ao cristianismo.

"O Espiritismo é chamado a desempenhar imenso papel na Terra. Ele reformará a legislação ainda tão frequentemente contrária às leis divinas; retificará os erros da História; restaurará a religião do Cristo, que se tornou, nas mãos dos padres, objeto de comércio e de tráfico vil; instituirá a verdadeira religião, a religião natural, a que parte do coração e vai diretamente a Deus, sem se deter nas franjas de uma sotaina, ou nos degraus de um altar. Extinguirá para sempre o ateísmo e o materialismo, aos quais alguns homens foram levados pelos incessantes abusos dos que se dizem ministros de Deus, pregam a caridade com uma espada em cada mão, sacrificam às suas ambições e ao espírito de dominação os mais sagrados direitos da Humanidade." Um Espírito

É um discurso forte, diria até mesmo revoltado, contra os abusos cometidos por alguns membros do catolicismo passado. Ele reflete bem o espírito francês que moveu a sociedade na direção da revolução francesa, marcada pelo Iluminismo.

Desconheço como foi feita a organização do livro Obras Póstumas, e não encontrei na pesquisa que fiz este texto na Revista Espírita. De qualquer forma, ele se acha ligado a Kardec e atribui ao Espiritismo o papel de revisão do cristianismo.

Fonte: http://espiritismocomentado.blogspot.com/2010/07/kardec-e-religiao-natural.html



Nenhum comentário: