domingo, 4 de julho de 2010

SOCIEDADE NOVA, IDEIAS NOVAS PARA O MOVIMENTO ESPÍRITA



 


Recebi a notícia acima do jornal Momento Espírita (Bauru - no. 7, 2010) , na coluna de Lina Giacheti.

Hoje temos nas cidades de médio e grande porte um grande número de automóveis, inclusive dos frequentadores de casas espíritas. Todos temos que lavá-los e muitos de nós pagamos por este serviço, que costuma consumir o nosso tempo.

Ao mesmo tempo, a integração do jovem no movimento espírita envolve o estudo, a integração na casa, mas também a convivência do jovem com o jovem.

Fiquei pensando sobre a viabilidade de se fazer uma tarefa para os jovens, com base na lavagem dos carros, no espaço das sociedades espíritas, enquanto os trabalhadores e frequentadores fazem suas tarefas e assistem às reuniões.

Se eu fosse dirigente, retiradas as despesas com os custos da tarefa (água, material de limpeza, etc.) direcionaria parte deste recursos para a promoção social e parte dele para a ações culturais (bibliotecas, promoção de eventos, custeio de expositores de outros lugares, etc.) e não o utilizaria para as despesas fixas da sociedade espírita.

Se eu fosse dirigente de grupos de mocidade, aproveitaria para realizar a integração dos jovens, apresentar os novatos, trabalhar com todos a convivência cristã e, cá entre nós, seria um trabalho bem divertido em conjunto. Os jovens precisariam ser treinados para realizar a atividade, para que a limpeza ficasse com boa qualidade. Assim como a campanha do quilo, é uma boa oportunidade para distribuir mensagens aos transeuntes e "clientes".

Não pensei ainda nas implicações legais, mas todos assinariam o termo de voluntariado, os pais dos menores (com 16 anos ou mais) também, e como não há distribuição de lucros, empregados nem patrões, seria uma atividade de arrecadação de fundos para sociedades sem fins lucrativos, de preferência com utilidade pública.

O maior problema é conseguir um espaço adequado à atividade junto às sociedades espíritas.

Gostaria de ouvir pessoas da área de advocacia, juízes e outros profissionais do direito sobre esta ideia, assim como servidores públicos ligados à receita e à fiscalização.

 

Fonte: http://espiritismocomentado.blogspot.com/2010/07/sociedade-nova-ideias-novas-para-o.html

Nenhum comentário:

PARA PARTICIPAR DO GRUPO NO YAHOO GRUPOS:
Assinar irmaosdeluz

Desenvolvido por br.groups.yahoo.com