quarta-feira, 10 de novembro de 2010

TERRA AMBIENTAL&IRMÃOS DE LUZ : Pode a Medicina caminhar com a espiritualidade?


Data de publicação : 4 Novembro 2010 - 3:49pm | Por Daniela Stefano (Foto: DS)
Assuntos relacionados:

Seis pesquisadores brasileiros e um alemão foram os palestrantes do 1º Congresso Holandês sobre saúde e espiritualidade, que aconteceu em 29 e 30 de outubro na Universidade Livre de Amsterdã. O evento foi organizado pelo Conselho Holandês para o espiritismo e a Associação Médico-Espírita Internacional.

Descarregar

Marlene Nobre é ginecologista aposentada e presidente da Associação Médico-Espírita Brasileira. De acordo com ela, a visão espírita da medicina engloba corpo e alma: "A gente não está olhando para o ser humano como um monte de ossos e de carne, mas como um ser imortal. Muitas vezes ele não consegue se exprimir porque não há receptividade no pessoal da saúde. A nossa intenção é justamente trazer à tona que essa alma está sofrendo e procurar resolver dentro do que a terapêutica tem para oferecer."

Nobre explica os objetivos do encontro: "Nós viemos com o coração aberto para vermos se existem colegas nossos ou pessoal da área de saúde que se sintam tocados por esse modo de pensar. Devem existir médicos que não estão satisfeito com o tipo de medicina que é feito até o momento. Queremos saber quantos colegas existem que queiram ouvir mais sobre os assuntos que temos a dizer, fazer pesquisas conosco e nós também escutarmos o que nossos colegas desejam. É simplesmente isso."

Segundo a médica o assunto é praticamente desconhecido na Europa: "Talvez esse desconhecimento esteja ligado a um tipo de padrão de comportamento. As pessoas não se deixam às vezes atravessar por outras idéias porque na verdade se desinteressaram durante toda a sua vida e não é de um momento para o outro que vão estar alertas para esse problema."

Na opinião de Marlene Nobre, os médicos holandeses são mais secularizados, motivo pelo qual eles estejam mais afastados da religiosidade do que os brasileiros ou os estadunidenses.

Uma plateia de pouco mais de 50 pessoas estava presente no primeiro dia do congresso, a maioria deles brasileiros espíritas que vivem na Holanda.

  • Marlene Nobre
    Marlene Nobre
  • Palestrantes respondem perguntas do público
    Palestrantes respondem perguntas do público
  • Plateia composta em sua maioria por brasileiros
    Plateia composta em sua maioria por brasileiros

Fonte: http://www.rnw.nl/portugues/article/pode-a-medicina-caminhar-com-a-espiritualidade


http://terraambiental.blogspot.com
http://irmaosdeluz.blogspot.com
Rede CEIA Ano 3

Nenhum comentário: