quinta-feira, 18 de novembro de 2010

[via irmaosdeluz] <> Hospitais Espíritas recebem pacientes do SUS <>



 






 
 
 
 
       Hospital Espírita recebe pacientes do SUS
 
  
                 Hospital Espírita de Porto Alegre

    

                                                                

No Brasil existem em torno de 14 hospitais Médico-Espírita que realizam tratamento psiquiátrico através da medicina tradicional paralela à prática espírita. Um dos hospitais mais conhecidos é o HEPA Hospital Espírita de Porto Alegre, onde recebe paciente do SUS e de planos de saúde. Com base no Código de Doenças Internacional (CDI) os atendimentos são realizados por equipes multi e interdisciplinares nas Áreas Assistencial formadas por Médicos Clínicos e Psiquiatras, Enfermeiras e Técnicos de Enfermagem, Assistentes Sociais, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Educadores Físicos, Farmacêuticos, Nutricionistas e por profissionais diversos nas Áreas Administrativas. Com um estudo profundo sobre a fisiologia da alma, o tratamento dos portadores de doenças psiquiátricas obtém resultados bem melhores. O  paciente que desejar pode receber o passe magnético e a água fluidificada, para renovar suas energias psicofísicas, além do tratamento da desobsessão.

O HEPA tem por objetivo auxiliar o paciente no resgate da sua integridade física, moral e psíquica, com dinâmicas, atividades terapêuticas em grupos e atendimento individualizado. O Departamento de Assistência Espiritual (DAE), possui a finalidade de prestar acolhimento espiritual à assistência técnica do hospital abrangendo além dos pacientes, familiares, funcionários da Instituição. As atividades do DAE são desenvolvidas por voluntários do Movimento Espírita atuante na Instituição, possuindo sua estrutura e diretrizes organizadas em regimento próprio para a Assistência prestada.

 

                                                           

            Hospital Espírita André Luiz

                                                                      

O Hospital Dia, do Hospital Espírita André Luiz (Heal), localizado no Bairro Salgado Filho, em Belo Horizonte, está com as portas abertas para receber pacientes com deficiência mental e dependência química. Diferentemente do Heal, que atua com tratamento por meio de internação, no Hospital Dia o paciente chega ao local às 8 horas, toma café e participa de diversas atividades, como ioga, musicoterapia, arteterapia e educação física. Além dos trabalhos em grupo, a pessoa também almoça no hospital, conversa com psicólogos e é recebida por psiquiatras, quando necessário. Às 17 horas, o paciente volta para sua casa, para que possa desfrutar do fundamental convívio com familiares e amigos.

 

                                  

                                  Hospital Pedro de Alcântara

  

 

O Hospital Pedro de Alcântara (HPA) foi fundado em 30 de dezembro de 1945, com a finalidade de dar assistência médico-hospitalar gratuita na área da Psiquiatria, exclusivamente a mulheres portadoras de transtornos mentais e comportamentais, bem como o atendimento médico-ambulatorial a ambos os sexos.  O Hospital atende em seu ambulatório os serviços de Psiquiatria, Psicologia, Nutrição, Terapia Individual e Terapia em grupo. O atendimento é realizado com hora marcada e a preço popular. O HPA segue a tendência mais atual da psiquiatria. Dessa forma, as pacientes recebem não só o tratamento convencional, realizado pelos Médicos e equipe de enfermagem, como participam de Oficinas Terapêuticas, Grupos Operativos e Informativos, Atividades Culturais e de Lazer.                           

 
                                   
                   Hospital Espírita Caibar Schutel                   

 Fundado em 16 de julho de 1967, o Hospital Cairbar Schutel tem um histórico de acolhimento humanitário e uma trajetória de profundas mudanças baseadas na necessidade de seus usuários e dos municípios para os quais é referência em Saúde Mental. Iniciando seu trabalho ambulatorial em 1970, enquanto que com doações da comunidade construía suas instalações hospitalares, atendia pacientes de Araraquara e região, tratando com os recursos que dispunha e tirando para internação em outras instituições do Estado de São Paulo. Com o advento da Portaria MS 224/92 institui-se a atenção multiprofissional e os projetos terapêuticos individuais de cada uma das três unidades de internação. Iniciou-se assim um novo ciclo de transformações técnicas e organizacionais na instituição, que em 1.995 conceberia a primeira Moradia Abrigada.

 A partir de 1997, a instituição adere ao processo conhecido no Brasil como Reforma Psiquiátrica, repensando seus objetivos, métodos e estratégias, fortalecendo a autonomia das equipes de trabalho e iniciando novos serviços como os Lares Abrigados, as Pensões Protegidas, as Oficinas Terapêuticas e, em 2001, o serviço de Internação-Dia. Hoje a CASA conta com 98 leitos para internação psiquiátrica; 30 vagas para acolhimento de pacientes de longa permanência, 80 vagas de oficinas terapêuticas, 40 vagas para tratamento ambulatorial da dependência química; 10 vagas em residências terapêuticas e atuação nas equipes de saúde da família de Gavião Peixoto e Rincão. Importante ressaltar nossa busca de parcerias para os novos projetos do centro de convivência e das oficinas de gastronomia e jardinagem ecológica juntos às empresas socialmente responsáveis da região, que proporcionará outras formas de atendimento adequado à parcela mais necessitada da população.

 
                  
                       Se desejar conhecer outros hospitais espíritas acesse o link abaixo

http://www.amebrasil.org.br/portal/?q=node/30

 
 
 
Enviado por Marluce Faustino/RJ






Nenhum comentário: