sexta-feira, 13 de março de 2009

FÓRUM DE DEBATE: CASAMENTO ESPÍRTA

"Bem, eu andei "fuçando" na internet para ver se achava algo interessante a respeito... Achei esse material elaborado por Carlos Bernardo Loureiro, Advogado, Delegado da Confederação Espírita Pan-Americana, Membro do Instituto de Cultura Espírita do Brasil, Presidente da Sociedade de Pesquisas e Estudos Espíritas da Bahia - SPEE-BA e do Teatro Espírita Leopoldo Machado - TELMA .
"Pessoal,

Minha visão é a seguinte:

Partindo da premissa que a Casamento no Civil e no Religioso e sendo opciona o segundo a depender da tradição dos noivos, o primeiro se torna uma condiçao que visa preservar os interesses das partes(comunhao de bens,separaçao de bens,etc) entendo que o Casamento Espírita é algo simbólico,que visa celebrar a uniao de dois individuos que se amam e daí ha casamento na praia no estilo havaiano,no estilo grego(vejam a comedia Casamento Grego,muito legal) e antes que alguem gere polemica sobre o tema passado,tambem de uma forma simbolica pode ser celebrada a uniao daqueles que se amam(recentemente passou uma matéria no Bahia Revista onde a uniao foi feita atraves de uma festa em Ubanda,achei bonito)com o registro/testemnunho de uma advogada amiga do casal. Com relaçao a questao formal,de cartorio,entendo que os direitos devam ser preservados a partir do momento em que se tenha comprovada a relaçao estável do casal(anos juntos, vivendo "maritalmente"). Com relaçao ao foco do tema aqui lançado acho perfeitamente aceitável,por ser algo representativo,mas que conforme a legislaçao brasileira,cujo direito feito nos moldes romanos e católicos apostólicos,nao permite a sua oficializaçao,mas que nao exime os direitosindividuais preservados(caso separem) pela uniao,independente de como foi celebrado simbolicamente.

Se alguem tiver conhecimento de Direito e entender que estou errado em algo que disse,por favor se manifeste porque quero aprender tambem."
"Olá Galera!!! FULANO concordo veementemente com você! BELTRANO, lí o artigo do link que você enviou e acrescido de uma matéria postada em http://jorgehessen.net/, no texto de n 07 do ano de 2006, vejo o quanto é intrigante o assunto!!! rs
A bem da verdade é que já está oficializado o casamento espírita com efeitos civis, porém ainda em discussão. Medrado já realiza vários casamentos desde o reconhecimento pela Justiça do primeiro celebrado por ele. Com esta prerrogativo, outras religiões, como a união dos vegetais, tiveram o seu dirteito de casamento reconhecidos. Acho isso positivo. Também não discordo de que devemos ter uma certa cautela quanto aos procedimentos deste ato. Faço minhas as palavras de FULANO."

Nenhum comentário: