sexta-feira, 24 de julho de 2009

TELEVISÃO

Segue reflexão,análise,debate e conhecimento.Renato Russo declarou uma certa vez que a música "Teatro dos Vampiros" foi feita sobre a TV:


Teatro Dos Vampiros
Legião Urbana
Composição: Renato Russo


Sempre precisei
De um pouco de atenção
Acho que não sei quem sou
Só sei do que não gosto...

E nesses dias tão estranhos
Fica a poeira
Se escondendo pelos cantos
Esse é o nosso mundo
O que é demais
Nunca é o bastante
E a primeira vez
É sempre a última chance
Ninguém vê onde chegamos
Os assassinos estão livres
Nós não estamos...

Vamos sair!
Mas não temos mais dinheiro
Os meus amigos todos
Estão procurando emprego...

Voltamos a viver
Como há dez anos atrás
E a cada hora que passa
Envelhecemos dez semanas...

Vamos lá, tudo bem!
Eu só quero me divertir
Esquecer dessa noite
Ter um lugar legal prá ir...

Já entregamos o alvo
E a artilharia
Comparamos nossas vidas
E esperamos que um dia
Nossas vidas
Possam se encontrar...

Quando me vi
Tendo de viver
Comigo apenas
E com o mundo
Você me veio
Como um sonho bom
E me assustei
Não sou perfeito...

Eu não esqueço
A riqueza que nós temos
Ninguém consegue perceber
E de pensar nisso tudo
Eu, homem feito
Tive medo
E não consegui dormir...

Vamos sair!
Mas estamos sem dinheiro
Os meus amigos todos
Estão, procurando emprego...

Voltamos a viver
Como a dez anos atrás
E a cada hora que passa
Envelhecemos dez semanas...

Vamos lá, tudo bem
Eu só quero me divertir
Esquecer dessa noite
Ter um lugar legal prá ir...

Já entregamos o alvo
E a artilharia
Comparamos nossas vidas
E mesmo assim
Não tenho pena de ninguém...

Ou ainda os TITÃS que já cantavam TELEVISÃO:
Televisão
Titãs
Composição: Marcelo Fromes / Tony Belotto / Arnaldo Antunes


A Televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
Oi! Oi! Oi!
Agora todas coisas
Que eu penso
Me parecem iguais
Oi! Oi! Oi!...

O sorvete me deixou gripado
Pelo resto da vida
E agora toda noite
Quando deito
É boa noite, querida....

Oh! Cride, fala prá mãe
Que eu nunca li num livro
Que o espirro
Fosse um vírus sem cura
Vê se me entende
Pelo menas uma vez
Criatura!
Oh! Cride, fala prá mãe!...

A mãe diz prá eu fazer
Alguma coisa
Mas eu não faço nada
Oi! Oi! Oi!
A luz do sol me incomoda
Então deixa
A cortina fechada
Oi! Oi! Oi!

É que a televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
E agora eu vivo
Dentro dessa jaula
Junto dos animais
Oh! Cride, fala prá mãe
Que tudo que a antena captar
Meu coração captura
Vê se me entende
Pelo menos uma vez
Criatura!
Oh! Cride, fala prá mãe!...

A mãe diz prá eu fazer
Alguma coisa
Mas eu não faço nada
Oi! Oi! Oi!
A luz do sol me incomoda
Então deixa
A cortina fechada
Oi! Oi! Oi!...

É que a televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
E agora eu vivo
Dentro dessa jaula
Junto dos animais...

E eu digo:
Oh! Cride, fala prá mãe
Que tudo que a antena captar
Meu coração captura
Vê se me entende
Pelo menos uma vez
Criatura!
Oh! Cride, fala prá mãe...

Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!
Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!
Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!
Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!



Sempre desde pequeno fui criterioso em relação a TV,os abusos da mesma pela mídia brasileira e estrangeira,direcionando seus interesses. Quem não lembra da festa que nossos avós fizeram quando da primeira Geladeira,da primeira enceradeira,nossos pais em relação ao primeiro aparelho de som(Telefunken),a Radiola e nós com o primeiro computador(TK 2000),nossos sobrinhos e filhos o primeiro telefone celular,enfim todas as novidades que o vizinho tinha menos nós. Mas nenhum foi tão contagioso,hipnotizante e recordista quanto a televisão,ou mais precisamente a TV no sentido não apenas do aparelho mas prinicipalmente do estado social e de integração e inclusão que ela proporciona e ao festival de besteiróis que nos contamina e ai de nós dizermos que não assistirmos ao programa tal.Seremos os dinossauros sociais!As novelas vem sempre com o propósito de refletir a realidade,mesmo que fantasie,aumente,invente e corrompa nossos espíritos.Consumismo desenfreado num capitalismo selvagem coloca para trás os valores da família,das brincadeiras sadias e contato humano.Como diz minha colega Nutricionista"quando comemos em frente a TV,nos desconcentramos do processo digestivo que começa na mordida,o mastigar e toda nossa fisiologia fica comprometida". Perdemos o hábito de comer junto aos nossos entes queridos.De orar antes da refeição e agradecer.É a correria que impõe que até restaurantes coloquem TV nos salões.
A TV é pior do que o celular pois estes ja estao vindo com TV e voce comprar por 199,00 e de quebra é I-pod,pendrive,smartphone e tudo mais.Tudo isso é bom como tecnologia mas é preciso moderação!É preciso um freio!Estamos hipnotizados e seduzidos pelo canto da sereia cibernética e que nos trava.Somos zumbis teleguiados pela mídia.Falo nós enquanto sociedade e civilização.E nao posso nem falar em ocidentalidade porque o Japão ja se seduz pelo consumismo que atinge as Cirurgias Plasticas em que eles estao abrindo os olhos,literalmente(Ocidentalização do Oriente)ignorando a natureza adaptativa a qual todos nós estamos inseridos,inclusive Darwinianas submetemo-nos a doenças futuras ou mesmo presentes(tenho uma amiga de Centro Espirita que sente tontura em frente aos monitores e conversamos muito sobre o assunto,nao sei como ela é em relaçao a TV mas de repente é uma proteçao divina para ela que é médium).
O tema é vasto.é longo e portanto só quis dar uma pincelada para quem quiser se se sentir a vontade,comentar neste blog.
Manoel Trajano,23/07/09,14:15 h

Nenhum comentário: